O YouTube como ferramenta pedagógica no ensino de Geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmitt, Cleumara Maria
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133982
Resumo: A globalização trouxe mudanças significativas em todas as áreas da sociedade. As mídias e TIC têm contribuído especialmente para uma nova forma de viver, se comunicar, e de aprender. As linguagens multimídias invadiram o cotidiano de nossos alunos e isso leva-nos em busca da compreensão como esses recursos podem repercutir no ambiente escolar. Esse trabalho busca explorar o uso das mídias no cotidiano escolar a partir de uma investigação sobre as múltiplas possibilidades de utilização do site YouTube, principalmente pelo uso de seus vídeos, como ferramenta pedagógica no ensino da Geografia. O site pode ser utilizado como uma ferramenta para auxiliar na sala de aula, já que faz parte das vivências do aluno. Neste sentido, discutimos as dimensões do uso YouTube em sala de aula e suas possibilidades como ferramenta pedagógica no ensino da Geografia, e que foram abordados e compreendidos através da pesquisa quanti-qualitativa. Considerando experiências vivenciadas em sala de aula e através da revisão da literatura, mais um questionário semiaberto aplicado a uma amostra de alunos do ensino médio com a finalidade de obter dados foi possível verificar e compreender a importância e as vantagens do uso deste na sala de aula. As considerações finais do trabalho, apontam para a importância e a necessidade de se explorar mais o YouTube em sala de aula. Esta experiência através do uso de vídeos foi positiva, pois os dados revelam que a grande maioria dos alunos presta atenção nas aulas, entende bem os conteúdos, gosta e considera importante para a sua aprendizagem e no desenvolvimento das aulas. Possuem um grande interesse na produção de vídeos já que se sentem mais atuantes em sala de aula e ao compartilhar suas experiências através dos vídeos educativos. Portanto, este site interativo é muito útil, uma vez que, permite a visualização e a postagem de diversos vídeos importantes na prática escolar, contribuindo para uma prática pedagógica no Ensino da Geografia e para a Educação.
id UFRGS-2_d34d10ee82dcb81ee72559499a934e90
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133982
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Schmitt, Cleumara MariaAmaral, Érico Marcelo Hoff do2016-03-19T02:04:28Z2015http://hdl.handle.net/10183/133982000978838A globalização trouxe mudanças significativas em todas as áreas da sociedade. As mídias e TIC têm contribuído especialmente para uma nova forma de viver, se comunicar, e de aprender. As linguagens multimídias invadiram o cotidiano de nossos alunos e isso leva-nos em busca da compreensão como esses recursos podem repercutir no ambiente escolar. Esse trabalho busca explorar o uso das mídias no cotidiano escolar a partir de uma investigação sobre as múltiplas possibilidades de utilização do site YouTube, principalmente pelo uso de seus vídeos, como ferramenta pedagógica no ensino da Geografia. O site pode ser utilizado como uma ferramenta para auxiliar na sala de aula, já que faz parte das vivências do aluno. Neste sentido, discutimos as dimensões do uso YouTube em sala de aula e suas possibilidades como ferramenta pedagógica no ensino da Geografia, e que foram abordados e compreendidos através da pesquisa quanti-qualitativa. Considerando experiências vivenciadas em sala de aula e através da revisão da literatura, mais um questionário semiaberto aplicado a uma amostra de alunos do ensino médio com a finalidade de obter dados foi possível verificar e compreender a importância e as vantagens do uso deste na sala de aula. As considerações finais do trabalho, apontam para a importância e a necessidade de se explorar mais o YouTube em sala de aula. Esta experiência através do uso de vídeos foi positiva, pois os dados revelam que a grande maioria dos alunos presta atenção nas aulas, entende bem os conteúdos, gosta e considera importante para a sua aprendizagem e no desenvolvimento das aulas. Possuem um grande interesse na produção de vídeos já que se sentem mais atuantes em sala de aula e ao compartilhar suas experiências através dos vídeos educativos. Portanto, este site interativo é muito útil, uma vez que, permite a visualização e a postagem de diversos vídeos importantes na prática escolar, contribuindo para uma prática pedagógica no Ensino da Geografia e para a Educação.Globalization brought significant changes to all areas of society. Media and ICT have contributed specially for new ways of life, communicate and learn. Multimedia languages invade the everyday life of our students, and took us in a search to understand how these resources impact on the school environment. This work seeks to explore the use of Media in the school environment, based upon research of the multiple possibilities provided by the use of YouTube website, mainly by the use of its videos as learning tools for the teaching of Geography. The website can be used as a support tool, as it is already part of the student experiences. In this sense, we converse on the ways the use of YouTube in the classroom and its potential as a teaching tool for Geography; we address and understand them through quantitative and qualitative research. Considering experiences lived in the classroom through literature review, plus a semi-open questionnaire administered to a sample of high school students in order to obtain data, it was possible to understand the importance and advantages of its use in the classroom. The final considerations, point to the importance and the need to explore YouTube more in the classroom. This experience through the use of videos has been positive as data as shown that the vast majority of students pay attention in class, understand the contents, like and consider them important for their learning and the development of the classes. They have a great interest in video production since they feel more active in class and share their experiences through educational videos. Therefore, this interactive site is very useful as it enables viewing and posting several important videos in schooling, contributing to a pedagogical practice in teaching Geography and in Education.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)GeografiaMídiaVídeoGeography educationMediaICTEducationYouTubeO YouTube como ferramenta pedagógica no ensino de GeografiaYouTube as an educational tool in Geography teaching info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000978838.pdf000978838.pdfTexto completoapplication/pdf1181991http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133982/1/000978838.pdf57a3a7e1822e08a6692afe39154e6ee2MD51TEXT000978838.pdf.txt000978838.pdf.txtExtracted Texttext/plain123135http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133982/2/000978838.pdf.txtec3068c8bdb1650d474b961a330a86d2MD52THUMBNAIL000978838.pdf.jpg000978838.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1089http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133982/3/000978838.pdf.jpg979ed3bdf8b8cf68d1d55ce536de05ebMD5310183/1339822018-10-29 07:44:38.561oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133982Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:44:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O YouTube como ferramenta pedagógica no ensino de Geografia
dc.title.alternative.en.fl_str_mv YouTube as an educational tool in Geography teaching
title O YouTube como ferramenta pedagógica no ensino de Geografia
spellingShingle O YouTube como ferramenta pedagógica no ensino de Geografia
Schmitt, Cleumara Maria
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Geografia
Mídia
Vídeo
Geography education
Media
ICT
Education
YouTube
title_short O YouTube como ferramenta pedagógica no ensino de Geografia
title_full O YouTube como ferramenta pedagógica no ensino de Geografia
title_fullStr O YouTube como ferramenta pedagógica no ensino de Geografia
title_full_unstemmed O YouTube como ferramenta pedagógica no ensino de Geografia
title_sort O YouTube como ferramenta pedagógica no ensino de Geografia
author Schmitt, Cleumara Maria
author_facet Schmitt, Cleumara Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schmitt, Cleumara Maria
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Amaral, Érico Marcelo Hoff do
contributor_str_mv Amaral, Érico Marcelo Hoff do
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Geografia
Mídia
Vídeo
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Geografia
Mídia
Vídeo
Geography education
Media
ICT
Education
YouTube
dc.subject.eng.fl_str_mv Geography education
Media
ICT
Education
YouTube
description A globalização trouxe mudanças significativas em todas as áreas da sociedade. As mídias e TIC têm contribuído especialmente para uma nova forma de viver, se comunicar, e de aprender. As linguagens multimídias invadiram o cotidiano de nossos alunos e isso leva-nos em busca da compreensão como esses recursos podem repercutir no ambiente escolar. Esse trabalho busca explorar o uso das mídias no cotidiano escolar a partir de uma investigação sobre as múltiplas possibilidades de utilização do site YouTube, principalmente pelo uso de seus vídeos, como ferramenta pedagógica no ensino da Geografia. O site pode ser utilizado como uma ferramenta para auxiliar na sala de aula, já que faz parte das vivências do aluno. Neste sentido, discutimos as dimensões do uso YouTube em sala de aula e suas possibilidades como ferramenta pedagógica no ensino da Geografia, e que foram abordados e compreendidos através da pesquisa quanti-qualitativa. Considerando experiências vivenciadas em sala de aula e através da revisão da literatura, mais um questionário semiaberto aplicado a uma amostra de alunos do ensino médio com a finalidade de obter dados foi possível verificar e compreender a importância e as vantagens do uso deste na sala de aula. As considerações finais do trabalho, apontam para a importância e a necessidade de se explorar mais o YouTube em sala de aula. Esta experiência através do uso de vídeos foi positiva, pois os dados revelam que a grande maioria dos alunos presta atenção nas aulas, entende bem os conteúdos, gosta e considera importante para a sua aprendizagem e no desenvolvimento das aulas. Possuem um grande interesse na produção de vídeos já que se sentem mais atuantes em sala de aula e ao compartilhar suas experiências através dos vídeos educativos. Portanto, este site interativo é muito útil, uma vez que, permite a visualização e a postagem de diversos vídeos importantes na prática escolar, contribuindo para uma prática pedagógica no Ensino da Geografia e para a Educação.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-19T02:04:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/133982
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000978838
url http://hdl.handle.net/10183/133982
identifier_str_mv 000978838
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133982/1/000978838.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133982/2/000978838.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133982/3/000978838.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 57a3a7e1822e08a6692afe39154e6ee2
ec3068c8bdb1650d474b961a330a86d2
979ed3bdf8b8cf68d1d55ce536de05eb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224500762640384