O YouTube como ferramenta pedagógica no ensino de Geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/133982 |
Resumo: | A globalização trouxe mudanças significativas em todas as áreas da sociedade. As mídias e TIC têm contribuído especialmente para uma nova forma de viver, se comunicar, e de aprender. As linguagens multimídias invadiram o cotidiano de nossos alunos e isso leva-nos em busca da compreensão como esses recursos podem repercutir no ambiente escolar. Esse trabalho busca explorar o uso das mídias no cotidiano escolar a partir de uma investigação sobre as múltiplas possibilidades de utilização do site YouTube, principalmente pelo uso de seus vídeos, como ferramenta pedagógica no ensino da Geografia. O site pode ser utilizado como uma ferramenta para auxiliar na sala de aula, já que faz parte das vivências do aluno. Neste sentido, discutimos as dimensões do uso YouTube em sala de aula e suas possibilidades como ferramenta pedagógica no ensino da Geografia, e que foram abordados e compreendidos através da pesquisa quanti-qualitativa. Considerando experiências vivenciadas em sala de aula e através da revisão da literatura, mais um questionário semiaberto aplicado a uma amostra de alunos do ensino médio com a finalidade de obter dados foi possível verificar e compreender a importância e as vantagens do uso deste na sala de aula. As considerações finais do trabalho, apontam para a importância e a necessidade de se explorar mais o YouTube em sala de aula. Esta experiência através do uso de vídeos foi positiva, pois os dados revelam que a grande maioria dos alunos presta atenção nas aulas, entende bem os conteúdos, gosta e considera importante para a sua aprendizagem e no desenvolvimento das aulas. Possuem um grande interesse na produção de vídeos já que se sentem mais atuantes em sala de aula e ao compartilhar suas experiências através dos vídeos educativos. Portanto, este site interativo é muito útil, uma vez que, permite a visualização e a postagem de diversos vídeos importantes na prática escolar, contribuindo para uma prática pedagógica no Ensino da Geografia e para a Educação. |
id |
UFRGS-2_d34d10ee82dcb81ee72559499a934e90 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133982 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Schmitt, Cleumara MariaAmaral, Érico Marcelo Hoff do2016-03-19T02:04:28Z2015http://hdl.handle.net/10183/133982000978838A globalização trouxe mudanças significativas em todas as áreas da sociedade. As mídias e TIC têm contribuído especialmente para uma nova forma de viver, se comunicar, e de aprender. As linguagens multimídias invadiram o cotidiano de nossos alunos e isso leva-nos em busca da compreensão como esses recursos podem repercutir no ambiente escolar. Esse trabalho busca explorar o uso das mídias no cotidiano escolar a partir de uma investigação sobre as múltiplas possibilidades de utilização do site YouTube, principalmente pelo uso de seus vídeos, como ferramenta pedagógica no ensino da Geografia. O site pode ser utilizado como uma ferramenta para auxiliar na sala de aula, já que faz parte das vivências do aluno. Neste sentido, discutimos as dimensões do uso YouTube em sala de aula e suas possibilidades como ferramenta pedagógica no ensino da Geografia, e que foram abordados e compreendidos através da pesquisa quanti-qualitativa. Considerando experiências vivenciadas em sala de aula e através da revisão da literatura, mais um questionário semiaberto aplicado a uma amostra de alunos do ensino médio com a finalidade de obter dados foi possível verificar e compreender a importância e as vantagens do uso deste na sala de aula. As considerações finais do trabalho, apontam para a importância e a necessidade de se explorar mais o YouTube em sala de aula. Esta experiência através do uso de vídeos foi positiva, pois os dados revelam que a grande maioria dos alunos presta atenção nas aulas, entende bem os conteúdos, gosta e considera importante para a sua aprendizagem e no desenvolvimento das aulas. Possuem um grande interesse na produção de vídeos já que se sentem mais atuantes em sala de aula e ao compartilhar suas experiências através dos vídeos educativos. Portanto, este site interativo é muito útil, uma vez que, permite a visualização e a postagem de diversos vídeos importantes na prática escolar, contribuindo para uma prática pedagógica no Ensino da Geografia e para a Educação.Globalization brought significant changes to all areas of society. Media and ICT have contributed specially for new ways of life, communicate and learn. Multimedia languages invade the everyday life of our students, and took us in a search to understand how these resources impact on the school environment. This work seeks to explore the use of Media in the school environment, based upon research of the multiple possibilities provided by the use of YouTube website, mainly by the use of its videos as learning tools for the teaching of Geography. The website can be used as a support tool, as it is already part of the student experiences. In this sense, we converse on the ways the use of YouTube in the classroom and its potential as a teaching tool for Geography; we address and understand them through quantitative and qualitative research. Considering experiences lived in the classroom through literature review, plus a semi-open questionnaire administered to a sample of high school students in order to obtain data, it was possible to understand the importance and advantages of its use in the classroom. The final considerations, point to the importance and the need to explore YouTube more in the classroom. This experience through the use of videos has been positive as data as shown that the vast majority of students pay attention in class, understand the contents, like and consider them important for their learning and the development of the classes. They have a great interest in video production since they feel more active in class and share their experiences through educational videos. Therefore, this interactive site is very useful as it enables viewing and posting several important videos in schooling, contributing to a pedagogical practice in teaching Geography and in Education.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)GeografiaMídiaVídeoGeography educationMediaICTEducationYouTubeO YouTube como ferramenta pedagógica no ensino de GeografiaYouTube as an educational tool in Geography teaching info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000978838.pdf000978838.pdfTexto completoapplication/pdf1181991http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133982/1/000978838.pdf57a3a7e1822e08a6692afe39154e6ee2MD51TEXT000978838.pdf.txt000978838.pdf.txtExtracted Texttext/plain123135http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133982/2/000978838.pdf.txtec3068c8bdb1650d474b961a330a86d2MD52THUMBNAIL000978838.pdf.jpg000978838.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1089http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133982/3/000978838.pdf.jpg979ed3bdf8b8cf68d1d55ce536de05ebMD5310183/1339822018-10-29 07:44:38.561oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133982Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:44:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O YouTube como ferramenta pedagógica no ensino de Geografia |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
YouTube as an educational tool in Geography teaching |
title |
O YouTube como ferramenta pedagógica no ensino de Geografia |
spellingShingle |
O YouTube como ferramenta pedagógica no ensino de Geografia Schmitt, Cleumara Maria Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Geografia Mídia Vídeo Geography education Media ICT Education YouTube |
title_short |
O YouTube como ferramenta pedagógica no ensino de Geografia |
title_full |
O YouTube como ferramenta pedagógica no ensino de Geografia |
title_fullStr |
O YouTube como ferramenta pedagógica no ensino de Geografia |
title_full_unstemmed |
O YouTube como ferramenta pedagógica no ensino de Geografia |
title_sort |
O YouTube como ferramenta pedagógica no ensino de Geografia |
author |
Schmitt, Cleumara Maria |
author_facet |
Schmitt, Cleumara Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schmitt, Cleumara Maria |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Amaral, Érico Marcelo Hoff do |
contributor_str_mv |
Amaral, Érico Marcelo Hoff do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Geografia Mídia Vídeo |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Geografia Mídia Vídeo Geography education Media ICT Education YouTube |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Geography education Media ICT Education YouTube |
description |
A globalização trouxe mudanças significativas em todas as áreas da sociedade. As mídias e TIC têm contribuído especialmente para uma nova forma de viver, se comunicar, e de aprender. As linguagens multimídias invadiram o cotidiano de nossos alunos e isso leva-nos em busca da compreensão como esses recursos podem repercutir no ambiente escolar. Esse trabalho busca explorar o uso das mídias no cotidiano escolar a partir de uma investigação sobre as múltiplas possibilidades de utilização do site YouTube, principalmente pelo uso de seus vídeos, como ferramenta pedagógica no ensino da Geografia. O site pode ser utilizado como uma ferramenta para auxiliar na sala de aula, já que faz parte das vivências do aluno. Neste sentido, discutimos as dimensões do uso YouTube em sala de aula e suas possibilidades como ferramenta pedagógica no ensino da Geografia, e que foram abordados e compreendidos através da pesquisa quanti-qualitativa. Considerando experiências vivenciadas em sala de aula e através da revisão da literatura, mais um questionário semiaberto aplicado a uma amostra de alunos do ensino médio com a finalidade de obter dados foi possível verificar e compreender a importância e as vantagens do uso deste na sala de aula. As considerações finais do trabalho, apontam para a importância e a necessidade de se explorar mais o YouTube em sala de aula. Esta experiência através do uso de vídeos foi positiva, pois os dados revelam que a grande maioria dos alunos presta atenção nas aulas, entende bem os conteúdos, gosta e considera importante para a sua aprendizagem e no desenvolvimento das aulas. Possuem um grande interesse na produção de vídeos já que se sentem mais atuantes em sala de aula e ao compartilhar suas experiências através dos vídeos educativos. Portanto, este site interativo é muito útil, uma vez que, permite a visualização e a postagem de diversos vídeos importantes na prática escolar, contribuindo para uma prática pedagógica no Ensino da Geografia e para a Educação. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-19T02:04:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/133982 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000978838 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/133982 |
identifier_str_mv |
000978838 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133982/1/000978838.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133982/2/000978838.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133982/3/000978838.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
57a3a7e1822e08a6692afe39154e6ee2 ec3068c8bdb1650d474b961a330a86d2 979ed3bdf8b8cf68d1d55ce536de05eb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224500762640384 |