O ensino de gêneros orais públicos : o que o teatro tem a ver com isso?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/39340 |
Resumo: | Este trabalho discute as práticas de sala de aula de um curso de teatro do Programa de Português para Estrangeiros da UFRGS, no qual foi criada, ensaiada e apresentada uma peça baseada em uma lenda selecionada pelos alunos e adaptada por eles para a encenação. O objetivo do trabalho é descrever as atividades desenvolvidas ao longo do curso focalizando quais aspectos da língua oral foram trabalhados e de que maneira. Inicio a discussão, discorrendo sobre as características dos gêneros orais e seu ensino na língua materna e adicional, problematizando o fato de que, geralmente, no ensino de línguas trabalha-se muito com o gênero oral “discussão sobre o tema da aula” com o colega, não se abordando outros interlocutores e outros gêneros orais. Em seguida, apresento o contexto da pesquisa, descrevendo os objetivos do curso e explicitando os procedimentos metodológicos adotados. Foram observadas quinze aulas de quatro horas (total de 60 horas), e os dados foram registrados em um diário de campo e de gravações audiovisuais de jogos e exercícios que exploravam o trabalho corpóreo-vocal dos integrantes. Através da análise das atividades desenvolvidas em sala de aula, pude constatar que além do dito, trabalhava-se com as formas do dizer para expressar as intenções projetadas e construir a relação entre as personagens, lidando-se, além da linguagem verbal, com outras linguagens significativas para o gênero peça teatral, tais como as linguagens visual, musical, corporal e gestual. Os resultados podem contribuir para a formação de professores que queiram refletir sobre atividades de sala de aula relevantes para o ensino de gêneros orais públicos. |
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Conceição, Janaína Vianna daSchlatter, Margarete2012-04-20T01:22:11Z2011http://hdl.handle.net/10183/39340000824235Este trabalho discute as práticas de sala de aula de um curso de teatro do Programa de Português para Estrangeiros da UFRGS, no qual foi criada, ensaiada e apresentada uma peça baseada em uma lenda selecionada pelos alunos e adaptada por eles para a encenação. O objetivo do trabalho é descrever as atividades desenvolvidas ao longo do curso focalizando quais aspectos da língua oral foram trabalhados e de que maneira. Inicio a discussão, discorrendo sobre as características dos gêneros orais e seu ensino na língua materna e adicional, problematizando o fato de que, geralmente, no ensino de línguas trabalha-se muito com o gênero oral “discussão sobre o tema da aula” com o colega, não se abordando outros interlocutores e outros gêneros orais. Em seguida, apresento o contexto da pesquisa, descrevendo os objetivos do curso e explicitando os procedimentos metodológicos adotados. Foram observadas quinze aulas de quatro horas (total de 60 horas), e os dados foram registrados em um diário de campo e de gravações audiovisuais de jogos e exercícios que exploravam o trabalho corpóreo-vocal dos integrantes. Através da análise das atividades desenvolvidas em sala de aula, pude constatar que além do dito, trabalhava-se com as formas do dizer para expressar as intenções projetadas e construir a relação entre as personagens, lidando-se, além da linguagem verbal, com outras linguagens significativas para o gênero peça teatral, tais como as linguagens visual, musical, corporal e gestual. Os resultados podem contribuir para a formação de professores que queiram refletir sobre atividades de sala de aula relevantes para o ensino de gêneros orais públicos.This work discusses the teaching practices of a theater course offered by the Program of Portuguese for Speakers of Other Languages, UFRGS. In the course observed a play was written, rehearsed and presented to an audience. The play was based on a legend which was selected by the students and adapted by them into a script. The aim of this paper is to describe the activities developed throughout the course, analyzing which aspects of oral language were taught and how they were practiced in class. First, the characteristics of oral genres and their teaching in mother and additional language classes are discussed. It is noted that, in most language classes, students work with the oral genre "discussion about the topic of the class" with classmates, and rarely do they engage in other oral genres with different interlocutors. In order to contextualize the study, the course objectives and the methodological procedures are presented. Fifteen four-hour classes (60 hours altogether) were observed, and the data were registered in field diaries and audio-visual recording of games and exercises that focused on the participants’ body language and vocal performance. The analysis of the activities developed in class shows that the work developed in class focused not only on what the participants said, but also on the way they said it in order to express certain intentions and build the characters’ relationship. Therefore, besides practicing their verbal abilities, students practiced other languages that are significant to the genre “theater performance”. The results of this study can help language teachers to plan classes and activities to develop their students’ performance in public oral genres.application/pdfporLingua portuguesa (lingua estrangeira)OralidadeTeatroPortuguese as an additional languageOral genresPlaysSpeakingO ensino de gêneros orais públicos : o que o teatro tem a ver com isso?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2011Letras: Língua Moderna: Inglês: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000824235.pdf.txt000824235.pdf.txtExtracted Texttext/plain124532http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39340/2/000824235.pdf.txt35812b70c18cbda559030517ed7be039MD52ORIGINAL000824235.pdf000824235.pdfTexto completoapplication/pdf331935http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39340/1/000824235.pdf7263a3e55bd6ca9be355796a25b18770MD51THUMBNAIL000824235.pdf.jpg000824235.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1133http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39340/3/000824235.pdf.jpgfd5575ece9f2e756fd8fadf861ee6c49MD5310183/393402022-08-06 04:46:10.088172oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39340Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:46:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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