O ensino de gêneros orais públicos : o que o teatro tem a ver com isso?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Janaína Vianna da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/39340
Resumo: Este trabalho discute as práticas de sala de aula de um curso de teatro do Programa de Português para Estrangeiros da UFRGS, no qual foi criada, ensaiada e apresentada uma peça baseada em uma lenda selecionada pelos alunos e adaptada por eles para a encenação. O objetivo do trabalho é descrever as atividades desenvolvidas ao longo do curso focalizando quais aspectos da língua oral foram trabalhados e de que maneira. Inicio a discussão, discorrendo sobre as características dos gêneros orais e seu ensino na língua materna e adicional, problematizando o fato de que, geralmente, no ensino de línguas trabalha-se muito com o gênero oral “discussão sobre o tema da aula” com o colega, não se abordando outros interlocutores e outros gêneros orais. Em seguida, apresento o contexto da pesquisa, descrevendo os objetivos do curso e explicitando os procedimentos metodológicos adotados. Foram observadas quinze aulas de quatro horas (total de 60 horas), e os dados foram registrados em um diário de campo e de gravações audiovisuais de jogos e exercícios que exploravam o trabalho corpóreo-vocal dos integrantes. Através da análise das atividades desenvolvidas em sala de aula, pude constatar que além do dito, trabalhava-se com as formas do dizer para expressar as intenções projetadas e construir a relação entre as personagens, lidando-se, além da linguagem verbal, com outras linguagens significativas para o gênero peça teatral, tais como as linguagens visual, musical, corporal e gestual. Os resultados podem contribuir para a formação de professores que queiram refletir sobre atividades de sala de aula relevantes para o ensino de gêneros orais públicos.
id UFRGS-2_ac585641203da972507b3ab7dc315c21
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39340
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Conceição, Janaína Vianna daSchlatter, Margarete2012-04-20T01:22:11Z2011http://hdl.handle.net/10183/39340000824235Este trabalho discute as práticas de sala de aula de um curso de teatro do Programa de Português para Estrangeiros da UFRGS, no qual foi criada, ensaiada e apresentada uma peça baseada em uma lenda selecionada pelos alunos e adaptada por eles para a encenação. O objetivo do trabalho é descrever as atividades desenvolvidas ao longo do curso focalizando quais aspectos da língua oral foram trabalhados e de que maneira. Inicio a discussão, discorrendo sobre as características dos gêneros orais e seu ensino na língua materna e adicional, problematizando o fato de que, geralmente, no ensino de línguas trabalha-se muito com o gênero oral “discussão sobre o tema da aula” com o colega, não se abordando outros interlocutores e outros gêneros orais. Em seguida, apresento o contexto da pesquisa, descrevendo os objetivos do curso e explicitando os procedimentos metodológicos adotados. Foram observadas quinze aulas de quatro horas (total de 60 horas), e os dados foram registrados em um diário de campo e de gravações audiovisuais de jogos e exercícios que exploravam o trabalho corpóreo-vocal dos integrantes. Através da análise das atividades desenvolvidas em sala de aula, pude constatar que além do dito, trabalhava-se com as formas do dizer para expressar as intenções projetadas e construir a relação entre as personagens, lidando-se, além da linguagem verbal, com outras linguagens significativas para o gênero peça teatral, tais como as linguagens visual, musical, corporal e gestual. Os resultados podem contribuir para a formação de professores que queiram refletir sobre atividades de sala de aula relevantes para o ensino de gêneros orais públicos.This work discusses the teaching practices of a theater course offered by the Program of Portuguese for Speakers of Other Languages, UFRGS. In the course observed a play was written, rehearsed and presented to an audience. The play was based on a legend which was selected by the students and adapted by them into a script. The aim of this paper is to describe the activities developed throughout the course, analyzing which aspects of oral language were taught and how they were practiced in class. First, the characteristics of oral genres and their teaching in mother and additional language classes are discussed. It is noted that, in most language classes, students work with the oral genre "discussion about the topic of the class" with classmates, and rarely do they engage in other oral genres with different interlocutors. In order to contextualize the study, the course objectives and the methodological procedures are presented. Fifteen four-hour classes (60 hours altogether) were observed, and the data were registered in field diaries and audio-visual recording of games and exercises that focused on the participants’ body language and vocal performance. The analysis of the activities developed in class shows that the work developed in class focused not only on what the participants said, but also on the way they said it in order to express certain intentions and build the characters’ relationship. Therefore, besides practicing their verbal abilities, students practiced other languages that are significant to the genre “theater performance”. The results of this study can help language teachers to plan classes and activities to develop their students’ performance in public oral genres.application/pdfporLingua portuguesa (lingua estrangeira)OralidadeTeatroPortuguese as an additional languageOral genresPlaysSpeakingO ensino de gêneros orais públicos : o que o teatro tem a ver com isso?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2011Letras: Língua Moderna: Inglês: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000824235.pdf.txt000824235.pdf.txtExtracted Texttext/plain124532http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39340/2/000824235.pdf.txt35812b70c18cbda559030517ed7be039MD52ORIGINAL000824235.pdf000824235.pdfTexto completoapplication/pdf331935http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39340/1/000824235.pdf7263a3e55bd6ca9be355796a25b18770MD51THUMBNAIL000824235.pdf.jpg000824235.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1133http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39340/3/000824235.pdf.jpgfd5575ece9f2e756fd8fadf861ee6c49MD5310183/393402022-08-06 04:46:10.088172oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39340Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:46:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de gêneros orais públicos : o que o teatro tem a ver com isso?
title O ensino de gêneros orais públicos : o que o teatro tem a ver com isso?
spellingShingle O ensino de gêneros orais públicos : o que o teatro tem a ver com isso?
Conceição, Janaína Vianna da
Lingua portuguesa (lingua estrangeira)
Oralidade
Teatro
Portuguese as an additional language
Oral genres
Plays
Speaking
title_short O ensino de gêneros orais públicos : o que o teatro tem a ver com isso?
title_full O ensino de gêneros orais públicos : o que o teatro tem a ver com isso?
title_fullStr O ensino de gêneros orais públicos : o que o teatro tem a ver com isso?
title_full_unstemmed O ensino de gêneros orais públicos : o que o teatro tem a ver com isso?
title_sort O ensino de gêneros orais públicos : o que o teatro tem a ver com isso?
author Conceição, Janaína Vianna da
author_facet Conceição, Janaína Vianna da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Conceição, Janaína Vianna da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schlatter, Margarete
contributor_str_mv Schlatter, Margarete
dc.subject.por.fl_str_mv Lingua portuguesa (lingua estrangeira)
Oralidade
Teatro
topic Lingua portuguesa (lingua estrangeira)
Oralidade
Teatro
Portuguese as an additional language
Oral genres
Plays
Speaking
dc.subject.eng.fl_str_mv Portuguese as an additional language
Oral genres
Plays
Speaking
description Este trabalho discute as práticas de sala de aula de um curso de teatro do Programa de Português para Estrangeiros da UFRGS, no qual foi criada, ensaiada e apresentada uma peça baseada em uma lenda selecionada pelos alunos e adaptada por eles para a encenação. O objetivo do trabalho é descrever as atividades desenvolvidas ao longo do curso focalizando quais aspectos da língua oral foram trabalhados e de que maneira. Inicio a discussão, discorrendo sobre as características dos gêneros orais e seu ensino na língua materna e adicional, problematizando o fato de que, geralmente, no ensino de línguas trabalha-se muito com o gênero oral “discussão sobre o tema da aula” com o colega, não se abordando outros interlocutores e outros gêneros orais. Em seguida, apresento o contexto da pesquisa, descrevendo os objetivos do curso e explicitando os procedimentos metodológicos adotados. Foram observadas quinze aulas de quatro horas (total de 60 horas), e os dados foram registrados em um diário de campo e de gravações audiovisuais de jogos e exercícios que exploravam o trabalho corpóreo-vocal dos integrantes. Através da análise das atividades desenvolvidas em sala de aula, pude constatar que além do dito, trabalhava-se com as formas do dizer para expressar as intenções projetadas e construir a relação entre as personagens, lidando-se, além da linguagem verbal, com outras linguagens significativas para o gênero peça teatral, tais como as linguagens visual, musical, corporal e gestual. Os resultados podem contribuir para a formação de professores que queiram refletir sobre atividades de sala de aula relevantes para o ensino de gêneros orais públicos.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-04-20T01:22:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/39340
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000824235
url http://hdl.handle.net/10183/39340
identifier_str_mv 000824235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39340/2/000824235.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39340/1/000824235.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39340/3/000824235.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 35812b70c18cbda559030517ed7be039
7263a3e55bd6ca9be355796a25b18770
fd5575ece9f2e756fd8fadf861ee6c49
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447077807718400