Gêneros orais nas aulas de PLA : princípios e práticas de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/157916 |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo propor princípios para orientar o trabalho de seleção, adaptação, modificação e elaboração de materiais didáticos ele PLA que tenham como foco a oralidade e os gêneros orais públicos. Discuto possíveis maneiras de se explorar aspectos linguístico-discursivos e multimoclais em textos orais autênticos e em textos escritos que apresentam uma relação com a modalidade oral. Organizo e sistematizo um conjunto de aspectos considerados relevantes para o ensino ela oralidade, com base em análises ele livros didáticos voltados para o ensino ele gêneros orais, em parâmetros de proficiência de produção oral em PLA, em aportes teóricos que discon·em sobre uso da linguagem, gêneros do discurso, letramento, oralidade, relações entre o oral e a escrita e em pesquisas que tratam ela elaboração de materiais didáticos. A partir desse repertório levantado e ela literah1ra sobre esses temas, constmo uma síntese ele orientações para o ensino de gêneros orais públicos, destacando conteúdos que dizem respeito à compreensão oral, produção oral e relações entre oraVescrita e a características ele diferentes túveis que constituem os textos orais: nível cliscmsivo, lexical, morfossintático, fonético-fonológico, prosódico e múltiplas modalidades. Por fim, sintetizo essas orientações em nove princípios para o ensino de gêneros orais em aulas de PLA. A pesquisa traz contribuições para a fonnaçào inicial ele professores que queiram sistematizar a literatura que trata sobre aspectos relevantes para o ensino ela oralidade e ele gêneros orais públicos como também que busquem parâmetros para a elaboração ele materiais didáticos para esse fim. O trabalho também contribui para a fonnação continuada de professores, que poderão revisitar e aprofundar seus conhecimentos sobre o ensino da oralidade desde uma perspectiva de uso da linguagem e gêneros discursivos. |
id |
URGS_8efdd4ec05fd6a703c6dd1ba1338c739 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157916 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Conceição, Janaína Vianna daSchlatter, Margarete2017-05-13T02:26:28Z2016http://hdl.handle.net/10183/157916001019219Esta dissertação tem como objetivo propor princípios para orientar o trabalho de seleção, adaptação, modificação e elaboração de materiais didáticos ele PLA que tenham como foco a oralidade e os gêneros orais públicos. Discuto possíveis maneiras de se explorar aspectos linguístico-discursivos e multimoclais em textos orais autênticos e em textos escritos que apresentam uma relação com a modalidade oral. Organizo e sistematizo um conjunto de aspectos considerados relevantes para o ensino ela oralidade, com base em análises ele livros didáticos voltados para o ensino ele gêneros orais, em parâmetros de proficiência de produção oral em PLA, em aportes teóricos que discon·em sobre uso da linguagem, gêneros do discurso, letramento, oralidade, relações entre o oral e a escrita e em pesquisas que tratam ela elaboração de materiais didáticos. A partir desse repertório levantado e ela literah1ra sobre esses temas, constmo uma síntese ele orientações para o ensino de gêneros orais públicos, destacando conteúdos que dizem respeito à compreensão oral, produção oral e relações entre oraVescrita e a características ele diferentes túveis que constituem os textos orais: nível cliscmsivo, lexical, morfossintático, fonético-fonológico, prosódico e múltiplas modalidades. Por fim, sintetizo essas orientações em nove princípios para o ensino de gêneros orais em aulas de PLA. A pesquisa traz contribuições para a fonnaçào inicial ele professores que queiram sistematizar a literatura que trata sobre aspectos relevantes para o ensino ela oralidade e ele gêneros orais públicos como também que busquem parâmetros para a elaboração ele materiais didáticos para esse fim. O trabalho também contribui para a fonnação continuada de professores, que poderão revisitar e aprofundar seus conhecimentos sobre o ensino da oralidade desde uma perspectiva de uso da linguagem e gêneros discursivos.This study a uns at proposing prii1ciples to guide the selection, aelaptation, alteration and elesign of Portuguese as an Aelelitional Language (P AL) teaching materiais focused on speaking and public oral gemes. Possibilities to explore linguistic, discoursive and multimodal aspects in authentic orai texts as well as in written texts that are CO!Ulecteel to orallanguage are discussed. Based on criteria for the design o f textbooks to develop speaking, PAL speaking proficiency standards, theoretical perspectives about language use, discom·se genres, literacy, speech anel com1ections between oral anel written texts, and also on research concemii1g the design of teaching materiais, a set of elements considered relevant in the teaching of speaking are organized and systematized. Anchored in the repertoire constructeel and in the literature about these topics, a framework of guidelines conceming the teaching of public oral gemes is proposed, emphasizirg contents relateel to the teachii1g o f listening, speaking, the relationship between oral anel written texts and characteristics of different leveis that constimte oral texts: discoursive, lexical, morphosyntactic, phonological and phonetic, prosoelic and multiple modalities. Lastly, these guidelines are systematized in nine principies for the teachii1g o f public oral genres in PAL classes. This stuely may contribute to stuelent-teachers who wish to leam about contents relevant for the teaching o f speaking anel public oral gemes and who look for guidance to design speaking teaching materiais. It may also help in-service teachers who wish to review and expand their knowledge about the teachii1g of orallanguage from a perspective oflanguage use anel discoursive genres.application/pdfporEnsino e aprendizagemPrática de ensinoFormação de professoresMaterial didáticoLíngua portuguesaEnsino de língua portuguesaLíngua adicionalGênero discursivoGêneros oraisOralidadePrincipiesTeachingPublic oral GenresPortuguese as an additional languageGêneros orais nas aulas de PLA : princípios e práticas de ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2016mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001019219.pdf001019219.pdfTexto completoapplication/pdf12234011http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157916/1/001019219.pdf4c06c9d7b1cb2e715c659590ba94419fMD51TEXT001019219.pdf.txt001019219.pdf.txtExtracted Texttext/plain845http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157916/2/001019219.pdf.txt86c2957975465de0254164ef2537ec53MD52THUMBNAIL001019219.pdf.jpg001019219.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1041http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157916/3/001019219.pdf.jpga2872a460c1849341f3b617970fd127eMD5310183/1579162018-10-29 09:28:27.609oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157916Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-29T12:28:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gêneros orais nas aulas de PLA : princípios e práticas de ensino |
title |
Gêneros orais nas aulas de PLA : princípios e práticas de ensino |
spellingShingle |
Gêneros orais nas aulas de PLA : princípios e práticas de ensino Conceição, Janaína Vianna da Ensino e aprendizagem Prática de ensino Formação de professores Material didático Língua portuguesa Ensino de língua portuguesa Língua adicional Gênero discursivo Gêneros orais Oralidade Principies Teaching Public oral Genres Portuguese as an additional language |
title_short |
Gêneros orais nas aulas de PLA : princípios e práticas de ensino |
title_full |
Gêneros orais nas aulas de PLA : princípios e práticas de ensino |
title_fullStr |
Gêneros orais nas aulas de PLA : princípios e práticas de ensino |
title_full_unstemmed |
Gêneros orais nas aulas de PLA : princípios e práticas de ensino |
title_sort |
Gêneros orais nas aulas de PLA : princípios e práticas de ensino |
author |
Conceição, Janaína Vianna da |
author_facet |
Conceição, Janaína Vianna da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Conceição, Janaína Vianna da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schlatter, Margarete |
contributor_str_mv |
Schlatter, Margarete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino e aprendizagem Prática de ensino Formação de professores Material didático Língua portuguesa Ensino de língua portuguesa Língua adicional Gênero discursivo Gêneros orais Oralidade |
topic |
Ensino e aprendizagem Prática de ensino Formação de professores Material didático Língua portuguesa Ensino de língua portuguesa Língua adicional Gênero discursivo Gêneros orais Oralidade Principies Teaching Public oral Genres Portuguese as an additional language |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Principies Teaching Public oral Genres Portuguese as an additional language |
description |
Esta dissertação tem como objetivo propor princípios para orientar o trabalho de seleção, adaptação, modificação e elaboração de materiais didáticos ele PLA que tenham como foco a oralidade e os gêneros orais públicos. Discuto possíveis maneiras de se explorar aspectos linguístico-discursivos e multimoclais em textos orais autênticos e em textos escritos que apresentam uma relação com a modalidade oral. Organizo e sistematizo um conjunto de aspectos considerados relevantes para o ensino ela oralidade, com base em análises ele livros didáticos voltados para o ensino ele gêneros orais, em parâmetros de proficiência de produção oral em PLA, em aportes teóricos que discon·em sobre uso da linguagem, gêneros do discurso, letramento, oralidade, relações entre o oral e a escrita e em pesquisas que tratam ela elaboração de materiais didáticos. A partir desse repertório levantado e ela literah1ra sobre esses temas, constmo uma síntese ele orientações para o ensino de gêneros orais públicos, destacando conteúdos que dizem respeito à compreensão oral, produção oral e relações entre oraVescrita e a características ele diferentes túveis que constituem os textos orais: nível cliscmsivo, lexical, morfossintático, fonético-fonológico, prosódico e múltiplas modalidades. Por fim, sintetizo essas orientações em nove princípios para o ensino de gêneros orais em aulas de PLA. A pesquisa traz contribuições para a fonnaçào inicial ele professores que queiram sistematizar a literatura que trata sobre aspectos relevantes para o ensino ela oralidade e ele gêneros orais públicos como também que busquem parâmetros para a elaboração ele materiais didáticos para esse fim. O trabalho também contribui para a fonnação continuada de professores, que poderão revisitar e aprofundar seus conhecimentos sobre o ensino da oralidade desde uma perspectiva de uso da linguagem e gêneros discursivos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-13T02:26:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/157916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001019219 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/157916 |
identifier_str_mv |
001019219 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157916/1/001019219.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157916/2/001019219.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157916/3/001019219.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4c06c9d7b1cb2e715c659590ba94419f 86c2957975465de0254164ef2537ec53 a2872a460c1849341f3b617970fd127e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085402830176256 |