Gêneros orais nas aulas de PLA : princípios e práticas de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Janaína Vianna da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157916
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo propor princípios para orientar o trabalho de seleção, adaptação, modificação e elaboração de materiais didáticos ele PLA que tenham como foco a oralidade e os gêneros orais públicos. Discuto possíveis maneiras de se explorar aspectos linguístico-discursivos e multimoclais em textos orais autênticos e em textos escritos que apresentam uma relação com a modalidade oral. Organizo e sistematizo um conjunto de aspectos considerados relevantes para o ensino ela oralidade, com base em análises ele livros didáticos voltados para o ensino ele gêneros orais, em parâmetros de proficiência de produção oral em PLA, em aportes teóricos que discon·em sobre uso da linguagem, gêneros do discurso, letramento, oralidade, relações entre o oral e a escrita e em pesquisas que tratam ela elaboração de materiais didáticos. A partir desse repertório levantado e ela literah1ra sobre esses temas, constmo uma síntese ele orientações para o ensino de gêneros orais públicos, destacando conteúdos que dizem respeito à compreensão oral, produção oral e relações entre oraVescrita e a características ele diferentes túveis que constituem os textos orais: nível cliscmsivo, lexical, morfossintático, fonético-fonológico, prosódico e múltiplas modalidades. Por fim, sintetizo essas orientações em nove princípios para o ensino de gêneros orais em aulas de PLA. A pesquisa traz contribuições para a fonnaçào inicial ele professores que queiram sistematizar a literatura que trata sobre aspectos relevantes para o ensino ela oralidade e ele gêneros orais públicos como também que busquem parâmetros para a elaboração ele materiais didáticos para esse fim. O trabalho também contribui para a fonnação continuada de professores, que poderão revisitar e aprofundar seus conhecimentos sobre o ensino da oralidade desde uma perspectiva de uso da linguagem e gêneros discursivos.
id URGS_8efdd4ec05fd6a703c6dd1ba1338c739
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157916
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Conceição, Janaína Vianna daSchlatter, Margarete2017-05-13T02:26:28Z2016http://hdl.handle.net/10183/157916001019219Esta dissertação tem como objetivo propor princípios para orientar o trabalho de seleção, adaptação, modificação e elaboração de materiais didáticos ele PLA que tenham como foco a oralidade e os gêneros orais públicos. Discuto possíveis maneiras de se explorar aspectos linguístico-discursivos e multimoclais em textos orais autênticos e em textos escritos que apresentam uma relação com a modalidade oral. Organizo e sistematizo um conjunto de aspectos considerados relevantes para o ensino ela oralidade, com base em análises ele livros didáticos voltados para o ensino ele gêneros orais, em parâmetros de proficiência de produção oral em PLA, em aportes teóricos que discon·em sobre uso da linguagem, gêneros do discurso, letramento, oralidade, relações entre o oral e a escrita e em pesquisas que tratam ela elaboração de materiais didáticos. A partir desse repertório levantado e ela literah1ra sobre esses temas, constmo uma síntese ele orientações para o ensino de gêneros orais públicos, destacando conteúdos que dizem respeito à compreensão oral, produção oral e relações entre oraVescrita e a características ele diferentes túveis que constituem os textos orais: nível cliscmsivo, lexical, morfossintático, fonético-fonológico, prosódico e múltiplas modalidades. Por fim, sintetizo essas orientações em nove princípios para o ensino de gêneros orais em aulas de PLA. A pesquisa traz contribuições para a fonnaçào inicial ele professores que queiram sistematizar a literatura que trata sobre aspectos relevantes para o ensino ela oralidade e ele gêneros orais públicos como também que busquem parâmetros para a elaboração ele materiais didáticos para esse fim. O trabalho também contribui para a fonnação continuada de professores, que poderão revisitar e aprofundar seus conhecimentos sobre o ensino da oralidade desde uma perspectiva de uso da linguagem e gêneros discursivos.This study a uns at proposing prii1ciples to guide the selection, aelaptation, alteration and elesign of Portuguese as an Aelelitional Language (P AL) teaching materiais focused on speaking and public oral gemes. Possibilities to explore linguistic, discoursive and multimodal aspects in authentic orai texts as well as in written texts that are CO!Ulecteel to orallanguage are discussed. Based on criteria for the design o f textbooks to develop speaking, PAL speaking proficiency standards, theoretical perspectives about language use, discom·se genres, literacy, speech anel com1ections between oral anel written texts, and also on research concemii1g the design of teaching materiais, a set of elements considered relevant in the teaching of speaking are organized and systematized. Anchored in the repertoire constructeel and in the literature about these topics, a framework of guidelines conceming the teaching of public oral gemes is proposed, emphasizirg contents relateel to the teachii1g o f listening, speaking, the relationship between oral anel written texts and characteristics of different leveis that constimte oral texts: discoursive, lexical, morphosyntactic, phonological and phonetic, prosoelic and multiple modalities. Lastly, these guidelines are systematized in nine principies for the teachii1g o f public oral genres in PAL classes. This stuely may contribute to stuelent-teachers who wish to leam about contents relevant for the teaching o f speaking anel public oral gemes and who look for guidance to design speaking teaching materiais. It may also help in-service teachers who wish to review and expand their knowledge about the teachii1g of orallanguage from a perspective oflanguage use anel discoursive genres.application/pdfporEnsino e aprendizagemPrática de ensinoFormação de professoresMaterial didáticoLíngua portuguesaEnsino de língua portuguesaLíngua adicionalGênero discursivoGêneros oraisOralidadePrincipiesTeachingPublic oral GenresPortuguese as an additional languageGêneros orais nas aulas de PLA : princípios e práticas de ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2016mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001019219.pdf001019219.pdfTexto completoapplication/pdf12234011http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157916/1/001019219.pdf4c06c9d7b1cb2e715c659590ba94419fMD51TEXT001019219.pdf.txt001019219.pdf.txtExtracted Texttext/plain845http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157916/2/001019219.pdf.txt86c2957975465de0254164ef2537ec53MD52THUMBNAIL001019219.pdf.jpg001019219.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1041http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157916/3/001019219.pdf.jpga2872a460c1849341f3b617970fd127eMD5310183/1579162018-10-29 09:28:27.609oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157916Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-29T12:28:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gêneros orais nas aulas de PLA : princípios e práticas de ensino
title Gêneros orais nas aulas de PLA : princípios e práticas de ensino
spellingShingle Gêneros orais nas aulas de PLA : princípios e práticas de ensino
Conceição, Janaína Vianna da
Ensino e aprendizagem
Prática de ensino
Formação de professores
Material didático
Língua portuguesa
Ensino de língua portuguesa
Língua adicional
Gênero discursivo
Gêneros orais
Oralidade
Principies
Teaching
Public oral Genres
Portuguese as an additional language
title_short Gêneros orais nas aulas de PLA : princípios e práticas de ensino
title_full Gêneros orais nas aulas de PLA : princípios e práticas de ensino
title_fullStr Gêneros orais nas aulas de PLA : princípios e práticas de ensino
title_full_unstemmed Gêneros orais nas aulas de PLA : princípios e práticas de ensino
title_sort Gêneros orais nas aulas de PLA : princípios e práticas de ensino
author Conceição, Janaína Vianna da
author_facet Conceição, Janaína Vianna da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Conceição, Janaína Vianna da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schlatter, Margarete
contributor_str_mv Schlatter, Margarete
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem
Prática de ensino
Formação de professores
Material didático
Língua portuguesa
Ensino de língua portuguesa
Língua adicional
Gênero discursivo
Gêneros orais
Oralidade
topic Ensino e aprendizagem
Prática de ensino
Formação de professores
Material didático
Língua portuguesa
Ensino de língua portuguesa
Língua adicional
Gênero discursivo
Gêneros orais
Oralidade
Principies
Teaching
Public oral Genres
Portuguese as an additional language
dc.subject.eng.fl_str_mv Principies
Teaching
Public oral Genres
Portuguese as an additional language
description Esta dissertação tem como objetivo propor princípios para orientar o trabalho de seleção, adaptação, modificação e elaboração de materiais didáticos ele PLA que tenham como foco a oralidade e os gêneros orais públicos. Discuto possíveis maneiras de se explorar aspectos linguístico-discursivos e multimoclais em textos orais autênticos e em textos escritos que apresentam uma relação com a modalidade oral. Organizo e sistematizo um conjunto de aspectos considerados relevantes para o ensino ela oralidade, com base em análises ele livros didáticos voltados para o ensino ele gêneros orais, em parâmetros de proficiência de produção oral em PLA, em aportes teóricos que discon·em sobre uso da linguagem, gêneros do discurso, letramento, oralidade, relações entre o oral e a escrita e em pesquisas que tratam ela elaboração de materiais didáticos. A partir desse repertório levantado e ela literah1ra sobre esses temas, constmo uma síntese ele orientações para o ensino de gêneros orais públicos, destacando conteúdos que dizem respeito à compreensão oral, produção oral e relações entre oraVescrita e a características ele diferentes túveis que constituem os textos orais: nível cliscmsivo, lexical, morfossintático, fonético-fonológico, prosódico e múltiplas modalidades. Por fim, sintetizo essas orientações em nove princípios para o ensino de gêneros orais em aulas de PLA. A pesquisa traz contribuições para a fonnaçào inicial ele professores que queiram sistematizar a literatura que trata sobre aspectos relevantes para o ensino ela oralidade e ele gêneros orais públicos como também que busquem parâmetros para a elaboração ele materiais didáticos para esse fim. O trabalho também contribui para a fonnação continuada de professores, que poderão revisitar e aprofundar seus conhecimentos sobre o ensino da oralidade desde uma perspectiva de uso da linguagem e gêneros discursivos.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-13T02:26:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/157916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001019219
url http://hdl.handle.net/10183/157916
identifier_str_mv 001019219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157916/1/001019219.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157916/2/001019219.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157916/3/001019219.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4c06c9d7b1cb2e715c659590ba94419f
86c2957975465de0254164ef2537ec53
a2872a460c1849341f3b617970fd127e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085402830176256