Ações de educação de usuários desenvolvidas em bibliotecas de escolas particulares de Porto Alegre : estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Lisiane Ulguim
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/27832
Resumo: Apresenta as ações de educação de usuários desenvolvidas pelas bibliotecas de cinco escolas particulares de Porto Alegre que obtiveram as melhores médias no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no ano de 2009. Identifica os critérios de seleção dessas ações, descreve como são realizadas, bem como os meios utilizados para serem divulgadas na comunidade escolar. Também verifica o processo de avaliação das ações de educação de usuários e como os resultados obtidos são divulgados. Aponta a importância da qualificação continuada do bibliotecário, para que este possa desenvolver ações de forma eficiente e eficaz. Destaca que, em bibliotecas com profissionais mais qualificados, as ações têm uma característica pró-ativa e que há a necessidade da ação conjunta entre a biblioteca, os professores e a coordenação pedagógica da instituição de ensino. Conclui que, independentemente das bibliotecas estarem vinculadas a instituições de ensino particulares, as ações propostas são semelhantes as que são realizadas em outras bibliotecas e poucos recursos financeiros não impedem a elaboração de ações que alcancem resultados positivos, pois o principal elemento para tal é a criatividade. Sugere a troca de experiências entre os bibliotecários como meio de obter informações sobre ações de educação de usuários. Propõe o convívio entre os pares, na qual instituições associativas que representam o bibliotecário promovam espaços de compartilhamento de informações, inclusive com a criação de um prêmio que contemple as melhores práticas dos bibliotecários, a fim de estimular o desenvolvimento de novas ações de educação de usuários.
id UFRGS-2_ac93bbae4c743c56fa0b64140394340d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27832
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Batista, Lisiane UlguimNeves, Iara Conceição Bitencourt2011-02-15T05:59:15Z2010http://hdl.handle.net/10183/27832000766916Apresenta as ações de educação de usuários desenvolvidas pelas bibliotecas de cinco escolas particulares de Porto Alegre que obtiveram as melhores médias no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no ano de 2009. Identifica os critérios de seleção dessas ações, descreve como são realizadas, bem como os meios utilizados para serem divulgadas na comunidade escolar. Também verifica o processo de avaliação das ações de educação de usuários e como os resultados obtidos são divulgados. Aponta a importância da qualificação continuada do bibliotecário, para que este possa desenvolver ações de forma eficiente e eficaz. Destaca que, em bibliotecas com profissionais mais qualificados, as ações têm uma característica pró-ativa e que há a necessidade da ação conjunta entre a biblioteca, os professores e a coordenação pedagógica da instituição de ensino. Conclui que, independentemente das bibliotecas estarem vinculadas a instituições de ensino particulares, as ações propostas são semelhantes as que são realizadas em outras bibliotecas e poucos recursos financeiros não impedem a elaboração de ações que alcancem resultados positivos, pois o principal elemento para tal é a criatividade. Sugere a troca de experiências entre os bibliotecários como meio de obter informações sobre ações de educação de usuários. Propõe o convívio entre os pares, na qual instituições associativas que representam o bibliotecário promovam espaços de compartilhamento de informações, inclusive com a criação de um prêmio que contemple as melhores práticas dos bibliotecários, a fim de estimular o desenvolvimento de novas ações de educação de usuários.Presenta las acciones de educación de usuários desarrolladas por las bibliotecas de cinco escuelas privadas en Porto Alegre que obtuvieron los mejores promedios en el Exámen Nacional de Enseñanza Média (ENEM) en el año de 2009. Identifica los critérios para la selección de estas acciones, describe como son realizadas, así como los médios utilizados para divulgación en la comunidad escolar. También, verifica el proceso de evaluación de las acciones de educación de usuários y como sus resultados se divulgan. Apunta la importância de la educación continuada del bibliotecário, para que pueda desarrollar acciones de manera eficiente y eficaz. En bibliotecas con profesionales más calificados, las acciones tienen un carácter próactiva. Resalta la necessidad de acciones conjuntas entre la biblioteca, los professores y la coordinación pedagógica de la institución educativa. Concluye que, independientemente de las bibliotecas estar vinculadas a instituciones de enseñanza privada, las acciones propuestas son semejantes a las que son realizadas en otras bibliotecas. Pocos recursos financieros no impiden el desarrollo de acciones que permitan alcanzar resultados positivos, pues el principal elemento es la creatividad. Propone el intercambio de experiencias entre los bibliotecarios como um medio para obtener información sobre las acciones de educación de usuarios. Inspirada en otras organizaciones, que valorizam la innovación en sus respectivas áreas, propone la interacción entre los pares, en los que las instituciones asociativas que representan el bibliotecário promuevan el intercambio de informaciones. Por último, comenta sobre la oportunidad de crear un premio que contemple las mejores prácticas de la bibliotecologia com el fin de estimular el desarrollo de nuevas acciones de educación de usuários.application/pdfporBiblioteca escolarEducação de usuárioBiblioteca escolarEducación de usuáriosBusca de informaciónUso de la informaciónAções de educação de usuários desenvolvidas em bibliotecas de escolas particulares de Porto Alegre : estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000766916.pdf.txt000766916.pdf.txtExtracted Texttext/plain120662http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27832/2/000766916.pdf.txtb62188e77fce8066fcf18c47e7a60352MD52ORIGINAL000766916.pdf000766916.pdfTexto completoapplication/pdf307234http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27832/1/000766916.pdf7fb7de19b120f80a53680673a54b27e4MD51THUMBNAIL000766916.pdf.jpg000766916.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1159http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27832/3/000766916.pdf.jpgce8b6fd103af7e981e58a48c5b0791f0MD5310183/278322018-10-09 08:25:03.544oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27832Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:25:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ações de educação de usuários desenvolvidas em bibliotecas de escolas particulares de Porto Alegre : estudo de caso
title Ações de educação de usuários desenvolvidas em bibliotecas de escolas particulares de Porto Alegre : estudo de caso
spellingShingle Ações de educação de usuários desenvolvidas em bibliotecas de escolas particulares de Porto Alegre : estudo de caso
Batista, Lisiane Ulguim
Biblioteca escolar
Educação de usuário
Biblioteca escolar
Educación de usuários
Busca de información
Uso de la información
title_short Ações de educação de usuários desenvolvidas em bibliotecas de escolas particulares de Porto Alegre : estudo de caso
title_full Ações de educação de usuários desenvolvidas em bibliotecas de escolas particulares de Porto Alegre : estudo de caso
title_fullStr Ações de educação de usuários desenvolvidas em bibliotecas de escolas particulares de Porto Alegre : estudo de caso
title_full_unstemmed Ações de educação de usuários desenvolvidas em bibliotecas de escolas particulares de Porto Alegre : estudo de caso
title_sort Ações de educação de usuários desenvolvidas em bibliotecas de escolas particulares de Porto Alegre : estudo de caso
author Batista, Lisiane Ulguim
author_facet Batista, Lisiane Ulguim
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Lisiane Ulguim
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Neves, Iara Conceição Bitencourt
contributor_str_mv Neves, Iara Conceição Bitencourt
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca escolar
Educação de usuário
topic Biblioteca escolar
Educação de usuário
Biblioteca escolar
Educación de usuários
Busca de información
Uso de la información
dc.subject.eng.fl_str_mv Biblioteca escolar
Educación de usuários
Busca de información
Uso de la información
description Apresenta as ações de educação de usuários desenvolvidas pelas bibliotecas de cinco escolas particulares de Porto Alegre que obtiveram as melhores médias no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no ano de 2009. Identifica os critérios de seleção dessas ações, descreve como são realizadas, bem como os meios utilizados para serem divulgadas na comunidade escolar. Também verifica o processo de avaliação das ações de educação de usuários e como os resultados obtidos são divulgados. Aponta a importância da qualificação continuada do bibliotecário, para que este possa desenvolver ações de forma eficiente e eficaz. Destaca que, em bibliotecas com profissionais mais qualificados, as ações têm uma característica pró-ativa e que há a necessidade da ação conjunta entre a biblioteca, os professores e a coordenação pedagógica da instituição de ensino. Conclui que, independentemente das bibliotecas estarem vinculadas a instituições de ensino particulares, as ações propostas são semelhantes as que são realizadas em outras bibliotecas e poucos recursos financeiros não impedem a elaboração de ações que alcancem resultados positivos, pois o principal elemento para tal é a criatividade. Sugere a troca de experiências entre os bibliotecários como meio de obter informações sobre ações de educação de usuários. Propõe o convívio entre os pares, na qual instituições associativas que representam o bibliotecário promovam espaços de compartilhamento de informações, inclusive com a criação de um prêmio que contemple as melhores práticas dos bibliotecários, a fim de estimular o desenvolvimento de novas ações de educação de usuários.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-02-15T05:59:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/27832
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000766916
url http://hdl.handle.net/10183/27832
identifier_str_mv 000766916
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27832/2/000766916.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27832/1/000766916.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27832/3/000766916.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b62188e77fce8066fcf18c47e7a60352
7fb7de19b120f80a53680673a54b27e4
ce8b6fd103af7e981e58a48c5b0791f0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447053410500608