Ações de educação de usuários desenvolvidas em bibliotecas de escolas particulares de Porto Alegre : estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/27832 |
Resumo: | Apresenta as ações de educação de usuários desenvolvidas pelas bibliotecas de cinco escolas particulares de Porto Alegre que obtiveram as melhores médias no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no ano de 2009. Identifica os critérios de seleção dessas ações, descreve como são realizadas, bem como os meios utilizados para serem divulgadas na comunidade escolar. Também verifica o processo de avaliação das ações de educação de usuários e como os resultados obtidos são divulgados. Aponta a importância da qualificação continuada do bibliotecário, para que este possa desenvolver ações de forma eficiente e eficaz. Destaca que, em bibliotecas com profissionais mais qualificados, as ações têm uma característica pró-ativa e que há a necessidade da ação conjunta entre a biblioteca, os professores e a coordenação pedagógica da instituição de ensino. Conclui que, independentemente das bibliotecas estarem vinculadas a instituições de ensino particulares, as ações propostas são semelhantes as que são realizadas em outras bibliotecas e poucos recursos financeiros não impedem a elaboração de ações que alcancem resultados positivos, pois o principal elemento para tal é a criatividade. Sugere a troca de experiências entre os bibliotecários como meio de obter informações sobre ações de educação de usuários. Propõe o convívio entre os pares, na qual instituições associativas que representam o bibliotecário promovam espaços de compartilhamento de informações, inclusive com a criação de um prêmio que contemple as melhores práticas dos bibliotecários, a fim de estimular o desenvolvimento de novas ações de educação de usuários. |
id |
UFRGS-2_ac93bbae4c743c56fa0b64140394340d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27832 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Batista, Lisiane UlguimNeves, Iara Conceição Bitencourt2011-02-15T05:59:15Z2010http://hdl.handle.net/10183/27832000766916Apresenta as ações de educação de usuários desenvolvidas pelas bibliotecas de cinco escolas particulares de Porto Alegre que obtiveram as melhores médias no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no ano de 2009. Identifica os critérios de seleção dessas ações, descreve como são realizadas, bem como os meios utilizados para serem divulgadas na comunidade escolar. Também verifica o processo de avaliação das ações de educação de usuários e como os resultados obtidos são divulgados. Aponta a importância da qualificação continuada do bibliotecário, para que este possa desenvolver ações de forma eficiente e eficaz. Destaca que, em bibliotecas com profissionais mais qualificados, as ações têm uma característica pró-ativa e que há a necessidade da ação conjunta entre a biblioteca, os professores e a coordenação pedagógica da instituição de ensino. Conclui que, independentemente das bibliotecas estarem vinculadas a instituições de ensino particulares, as ações propostas são semelhantes as que são realizadas em outras bibliotecas e poucos recursos financeiros não impedem a elaboração de ações que alcancem resultados positivos, pois o principal elemento para tal é a criatividade. Sugere a troca de experiências entre os bibliotecários como meio de obter informações sobre ações de educação de usuários. Propõe o convívio entre os pares, na qual instituições associativas que representam o bibliotecário promovam espaços de compartilhamento de informações, inclusive com a criação de um prêmio que contemple as melhores práticas dos bibliotecários, a fim de estimular o desenvolvimento de novas ações de educação de usuários.Presenta las acciones de educación de usuários desarrolladas por las bibliotecas de cinco escuelas privadas en Porto Alegre que obtuvieron los mejores promedios en el Exámen Nacional de Enseñanza Média (ENEM) en el año de 2009. Identifica los critérios para la selección de estas acciones, describe como son realizadas, así como los médios utilizados para divulgación en la comunidad escolar. También, verifica el proceso de evaluación de las acciones de educación de usuários y como sus resultados se divulgan. Apunta la importância de la educación continuada del bibliotecário, para que pueda desarrollar acciones de manera eficiente y eficaz. En bibliotecas con profesionales más calificados, las acciones tienen un carácter próactiva. Resalta la necessidad de acciones conjuntas entre la biblioteca, los professores y la coordinación pedagógica de la institución educativa. Concluye que, independientemente de las bibliotecas estar vinculadas a instituciones de enseñanza privada, las acciones propuestas son semejantes a las que son realizadas en otras bibliotecas. Pocos recursos financieros no impiden el desarrollo de acciones que permitan alcanzar resultados positivos, pues el principal elemento es la creatividad. Propone el intercambio de experiencias entre los bibliotecarios como um medio para obtener información sobre las acciones de educación de usuarios. Inspirada en otras organizaciones, que valorizam la innovación en sus respectivas áreas, propone la interacción entre los pares, en los que las instituciones asociativas que representan el bibliotecário promuevan el intercambio de informaciones. Por último, comenta sobre la oportunidad de crear un premio que contemple las mejores prácticas de la bibliotecologia com el fin de estimular el desarrollo de nuevas acciones de educación de usuários.application/pdfporBiblioteca escolarEducação de usuárioBiblioteca escolarEducación de usuáriosBusca de informaciónUso de la informaciónAções de educação de usuários desenvolvidas em bibliotecas de escolas particulares de Porto Alegre : estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000766916.pdf.txt000766916.pdf.txtExtracted Texttext/plain120662http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27832/2/000766916.pdf.txtb62188e77fce8066fcf18c47e7a60352MD52ORIGINAL000766916.pdf000766916.pdfTexto completoapplication/pdf307234http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27832/1/000766916.pdf7fb7de19b120f80a53680673a54b27e4MD51THUMBNAIL000766916.pdf.jpg000766916.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1159http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27832/3/000766916.pdf.jpgce8b6fd103af7e981e58a48c5b0791f0MD5310183/278322018-10-09 08:25:03.544oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27832Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:25:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ações de educação de usuários desenvolvidas em bibliotecas de escolas particulares de Porto Alegre : estudo de caso |
title |
Ações de educação de usuários desenvolvidas em bibliotecas de escolas particulares de Porto Alegre : estudo de caso |
spellingShingle |
Ações de educação de usuários desenvolvidas em bibliotecas de escolas particulares de Porto Alegre : estudo de caso Batista, Lisiane Ulguim Biblioteca escolar Educação de usuário Biblioteca escolar Educación de usuários Busca de información Uso de la información |
title_short |
Ações de educação de usuários desenvolvidas em bibliotecas de escolas particulares de Porto Alegre : estudo de caso |
title_full |
Ações de educação de usuários desenvolvidas em bibliotecas de escolas particulares de Porto Alegre : estudo de caso |
title_fullStr |
Ações de educação de usuários desenvolvidas em bibliotecas de escolas particulares de Porto Alegre : estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Ações de educação de usuários desenvolvidas em bibliotecas de escolas particulares de Porto Alegre : estudo de caso |
title_sort |
Ações de educação de usuários desenvolvidas em bibliotecas de escolas particulares de Porto Alegre : estudo de caso |
author |
Batista, Lisiane Ulguim |
author_facet |
Batista, Lisiane Ulguim |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Lisiane Ulguim |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Neves, Iara Conceição Bitencourt |
contributor_str_mv |
Neves, Iara Conceição Bitencourt |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteca escolar Educação de usuário |
topic |
Biblioteca escolar Educação de usuário Biblioteca escolar Educación de usuários Busca de información Uso de la información |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Biblioteca escolar Educación de usuários Busca de información Uso de la información |
description |
Apresenta as ações de educação de usuários desenvolvidas pelas bibliotecas de cinco escolas particulares de Porto Alegre que obtiveram as melhores médias no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no ano de 2009. Identifica os critérios de seleção dessas ações, descreve como são realizadas, bem como os meios utilizados para serem divulgadas na comunidade escolar. Também verifica o processo de avaliação das ações de educação de usuários e como os resultados obtidos são divulgados. Aponta a importância da qualificação continuada do bibliotecário, para que este possa desenvolver ações de forma eficiente e eficaz. Destaca que, em bibliotecas com profissionais mais qualificados, as ações têm uma característica pró-ativa e que há a necessidade da ação conjunta entre a biblioteca, os professores e a coordenação pedagógica da instituição de ensino. Conclui que, independentemente das bibliotecas estarem vinculadas a instituições de ensino particulares, as ações propostas são semelhantes as que são realizadas em outras bibliotecas e poucos recursos financeiros não impedem a elaboração de ações que alcancem resultados positivos, pois o principal elemento para tal é a criatividade. Sugere a troca de experiências entre os bibliotecários como meio de obter informações sobre ações de educação de usuários. Propõe o convívio entre os pares, na qual instituições associativas que representam o bibliotecário promovam espaços de compartilhamento de informações, inclusive com a criação de um prêmio que contemple as melhores práticas dos bibliotecários, a fim de estimular o desenvolvimento de novas ações de educação de usuários. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-02-15T05:59:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/27832 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000766916 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/27832 |
identifier_str_mv |
000766916 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27832/2/000766916.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27832/1/000766916.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27832/3/000766916.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b62188e77fce8066fcf18c47e7a60352 7fb7de19b120f80a53680673a54b27e4 ce8b6fd103af7e981e58a48c5b0791f0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447053410500608 |