Itaú e os Emojis: discussões a partir da comunicação mobile dos jovens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmitt, Carolina
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/135406
Resumo: Essa monografia busca entender quais as leituras os jovens de Porto Alegre fazem sobre a campanha “Seu banco digital” do Itaú que utilizou elementos da comunicação móvel, em especial os emojis. Para embasar o trabalho, utilizaremos no referencial teórico conceitos como juventude (PAIS, 2009; BOURDIEU, 1990; JACKS E TOALDO, 2014) consumo e consumo midiático (BAUDRILLARD, 2007; CANCLINI, 1997; BAUMAN, 2008), comunicação mobile e emojis (LEMOS, 2009; LEVINSON, 2004; WINOCUR, 2009; CASTELLS, 2009; POMPEU E SATO, 2015). Com base na discussão em grupo com seis jovens, moradores de Porto Alegre e que possuem experiências profissionais, constatamos que, ao utilizar elementos da comunicação presente em dispositivos móveis, o Itaú tentou cativá-los pelo uso de emojis e da melodia dos comerciais. Os jovens participantes afirmaram que, apesar do Itaú vender a imagem de um banco digital e fácil de usar, ainda é um banco com burocracias. Assim, a maioria dos participantes afirmou que somente os comerciais, por mais que sejam voltados para a juventude, não seriam o suficiente para que trocassem seus bancos pelo Itaú.
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