Sistemas Tutores Inteligentes voltados ao apoio da escrita acadêmica : uma revisão sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastiani, Ederson
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Mazzuco, Alex Eder da Rocha, Reategui, Eliseo Berni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/237136
Resumo: As habilidades de escrita representam uma parte crítica da comunicação durante a trajetória acadêmica dos estudantes, uma vez que trata de uma competência imprescindível aos estudantes, pois é por meio dela que ocorre a socialização e o reconhecimento dos discentes em suas áreas. Sabe-se, no entanto, que a produção da escrita acadêmica não é uma tarefa fácil. Neste sentido, este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura que busca identificar os estudos relevantes no que tange à utilização da tecnologia conhecida como sistema tutor inteligente como forma de apoio à escrita acadêmica. Esta revisão foi fundamentada nas diretrizes propostas por Kitchenham, contemplando buscas em repositórios científicos relevantes. Foram encontradas lacunas capazes de representar um campo fértil de pesquisa e desenvolvimento, como a ausência de aplicação de sistemas tutores inteligentes para auxiliar a escrita de projetos de pesquisa.
id UFRGS-2_adabccbdbad4b176d54529f0979e997e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237136
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bastiani, EdersonMazzuco, Alex Eder da RochaReategui, Eliseo Berni2022-04-13T04:51:21Z20201516-084Xhttp://hdl.handle.net/10183/237136001137880As habilidades de escrita representam uma parte crítica da comunicação durante a trajetória acadêmica dos estudantes, uma vez que trata de uma competência imprescindível aos estudantes, pois é por meio dela que ocorre a socialização e o reconhecimento dos discentes em suas áreas. Sabe-se, no entanto, que a produção da escrita acadêmica não é uma tarefa fácil. Neste sentido, este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura que busca identificar os estudos relevantes no que tange à utilização da tecnologia conhecida como sistema tutor inteligente como forma de apoio à escrita acadêmica. Esta revisão foi fundamentada nas diretrizes propostas por Kitchenham, contemplando buscas em repositórios científicos relevantes. Foram encontradas lacunas capazes de representar um campo fértil de pesquisa e desenvolvimento, como a ausência de aplicação de sistemas tutores inteligentes para auxiliar a escrita de projetos de pesquisa.Writing skills represent a critical part of communication during the students' academic trajectory, since it is an essential competence for students, as it is through it that socialization and recognition of students in their areas. It is known, however, that the production of academic writing is not an easy task. In this sense, this article presents a systematic review of the literature that seeks to identify the relevant studies regarding the use of technology known as the intelligent tutoring system as a way of supporting academic writing. This review, which was based on the guidelines proposed by Kitchenham and carried out with searches in relevant scientific repositories. We found gaps that may represent a fertile field of research and development, such as the absence of the application of intelligent tutoring systems to assist the writing of research projects.application/pdfporInformática na educação : teoria & prática [recurso eletrônico]. Porto Alegre : UFRGS, Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologia na Educação, Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação. Vol. 23, n. 3 (2020), p. 85-99Tecnologia educacionalAcademic writingIntelligent tutoring systemsSystematic literature reviewSistemas Tutores Inteligentes voltados ao apoio da escrita acadêmica : uma revisão sistemáticaIntelligent Tutoring Systems applied to academic writing : a systematic reviewinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001137880.pdf.txt001137880.pdf.txtExtracted Texttext/plain48328http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237136/2/001137880.pdf.txt491fe58a529d174b80510d2428733dbfMD52ORIGINAL001137880.pdfTexto completoapplication/pdf594681http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237136/1/001137880.pdfdf7554871d00b28bf325a2816c815e0fMD5110183/2371362022-04-20 04:51:01.851346oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237136Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:51:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sistemas Tutores Inteligentes voltados ao apoio da escrita acadêmica : uma revisão sistemática
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Intelligent Tutoring Systems applied to academic writing : a systematic review
title Sistemas Tutores Inteligentes voltados ao apoio da escrita acadêmica : uma revisão sistemática
spellingShingle Sistemas Tutores Inteligentes voltados ao apoio da escrita acadêmica : uma revisão sistemática
Bastiani, Ederson
Tecnologia educacional
Academic writing
Intelligent tutoring systems
Systematic literature review
title_short Sistemas Tutores Inteligentes voltados ao apoio da escrita acadêmica : uma revisão sistemática
title_full Sistemas Tutores Inteligentes voltados ao apoio da escrita acadêmica : uma revisão sistemática
title_fullStr Sistemas Tutores Inteligentes voltados ao apoio da escrita acadêmica : uma revisão sistemática
title_full_unstemmed Sistemas Tutores Inteligentes voltados ao apoio da escrita acadêmica : uma revisão sistemática
title_sort Sistemas Tutores Inteligentes voltados ao apoio da escrita acadêmica : uma revisão sistemática
author Bastiani, Ederson
author_facet Bastiani, Ederson
Mazzuco, Alex Eder da Rocha
Reategui, Eliseo Berni
author_role author
author2 Mazzuco, Alex Eder da Rocha
Reategui, Eliseo Berni
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastiani, Ederson
Mazzuco, Alex Eder da Rocha
Reategui, Eliseo Berni
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
topic Tecnologia educacional
Academic writing
Intelligent tutoring systems
Systematic literature review
dc.subject.eng.fl_str_mv Academic writing
Intelligent tutoring systems
Systematic literature review
description As habilidades de escrita representam uma parte crítica da comunicação durante a trajetória acadêmica dos estudantes, uma vez que trata de uma competência imprescindível aos estudantes, pois é por meio dela que ocorre a socialização e o reconhecimento dos discentes em suas áreas. Sabe-se, no entanto, que a produção da escrita acadêmica não é uma tarefa fácil. Neste sentido, este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura que busca identificar os estudos relevantes no que tange à utilização da tecnologia conhecida como sistema tutor inteligente como forma de apoio à escrita acadêmica. Esta revisão foi fundamentada nas diretrizes propostas por Kitchenham, contemplando buscas em repositórios científicos relevantes. Foram encontradas lacunas capazes de representar um campo fértil de pesquisa e desenvolvimento, como a ausência de aplicação de sistemas tutores inteligentes para auxiliar a escrita de projetos de pesquisa.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-13T04:51:21Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/237136
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1516-084X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001137880
identifier_str_mv 1516-084X
001137880
url http://hdl.handle.net/10183/237136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Informática na educação : teoria & prática [recurso eletrônico]. Porto Alegre : UFRGS, Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologia na Educação, Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação. Vol. 23, n. 3 (2020), p. 85-99
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237136/2/001137880.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237136/1/001137880.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 491fe58a529d174b80510d2428733dbf
df7554871d00b28bf325a2816c815e0f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225053968269312