Educação inclusiva : desafios e perspectivas com a geografia escolar no ensino fundamental II na EMEF Dolores Alcaraz Caldas (porto Alegre)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Witt Filho, Claudiomiro de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/232918
Resumo: Hoje o Brasil possui muitas leis que asseguram a matrícula e a permanência de alunos em instituições regulares da rede pública, tendo como pressuposto a inclusiva e a garantia do acesso de todos à educação. Entretanto, entre recebê-los e atendê-los, preservando sua integridade física, mental e emocional, existe um distanciamento bastante acentuado. Sendo assim, atrelado aos enfrentamentos no cotidiano nos espaços escolares, o objeto de estudo desta pesquisa constitui-se na análise e reflexões dos desafios e das perspectivas com a Geografia escolar no que tange a inclusão escolar na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dolores Alcaraz Caldas, localizada no Bairro Restinga, em Porto Alegre (RS). De maneira mais específica, pretendeu-se: a) verificar as possíveis tensões que decorrem dos processos de inclusão a partir da análise do ensino de Geografia no Ensino Fundamental II; b) analisar os principais desafios da Geografia para a efetivação da inclusão escolar; c) investigar quais as perspectivas dos professores de Geografia no que tange a inclusão escolar; d) quais as ações e propostas da escola para promover a inclusão de forma plena; e)contribuir para a pesquisa científica no campo do ensino de Geografia. Na pesquisa, foi utilizada a metodologia de abordagem qualitativa, em que se utilizou entrevistas semiestruturadas que foram propostas a professores e outros profissionais que atuam na referida escola. Buscou-se, como referencial teórico relacionado com a educação inclusiva as contribuições de Maria Teresa Eglér Mantoan (2008), Ruth Emilia Nogueira (2016), Maria Angela Monteiro Correa (1999), Leny Mrech Magalhães (1998), Maria Odete Emygdio da Silva (2021), entre outros, Devido a pandemia provocada pelo coronavírus SARS-CoV 2, as entrevistas semiestruturadas foram realizadas utilizando a plataforma Google Formulários, assim facilitando o envio para professores de Geografia, professores do atendimento educacional especializado e direção da escola. Entre os resultados, notou-se grandes barreiras que permeiam o trabalho pedagógico desenvolvido na escola. A conduta da equipe que atua na escola mostrou-se inclusiva, porém com muitos desafios. Foram observadas barreiras na troca de experiências entre professores de Geografia e professores especializados, bem como na formação dos professores. A Geografia pode e tem autonomia para participar de forma significativa no processo inclusivo, prática essa que fortalece o ensino de Geografia e contribui para o desenvolvimento de quem aprende e de quem ensina e? com essa afirmação eu perguntaria: porquê não é feito?
id UFRGS-2_adadba2e8101eb4606d5867a41099faf
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232918
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Witt Filho, Claudiomiro deTheves, Denise Wildner2021-12-14T04:27:53Z2021http://hdl.handle.net/10183/232918001134868Hoje o Brasil possui muitas leis que asseguram a matrícula e a permanência de alunos em instituições regulares da rede pública, tendo como pressuposto a inclusiva e a garantia do acesso de todos à educação. Entretanto, entre recebê-los e atendê-los, preservando sua integridade física, mental e emocional, existe um distanciamento bastante acentuado. Sendo assim, atrelado aos enfrentamentos no cotidiano nos espaços escolares, o objeto de estudo desta pesquisa constitui-se na análise e reflexões dos desafios e das perspectivas com a Geografia escolar no que tange a inclusão escolar na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dolores Alcaraz Caldas, localizada no Bairro Restinga, em Porto Alegre (RS). De maneira mais específica, pretendeu-se: a) verificar as possíveis tensões que decorrem dos processos de inclusão a partir da análise do ensino de Geografia no Ensino Fundamental II; b) analisar os principais desafios da Geografia para a efetivação da inclusão escolar; c) investigar quais as perspectivas dos professores de Geografia no que tange a inclusão escolar; d) quais as ações e propostas da escola para promover a inclusão de forma plena; e)contribuir para a pesquisa científica no campo do ensino de Geografia. Na pesquisa, foi utilizada a metodologia de abordagem qualitativa, em que se utilizou entrevistas semiestruturadas que foram propostas a professores e outros profissionais que atuam na referida escola. Buscou-se, como referencial teórico relacionado com a educação inclusiva as contribuições de Maria Teresa Eglér Mantoan (2008), Ruth Emilia Nogueira (2016), Maria Angela Monteiro Correa (1999), Leny Mrech Magalhães (1998), Maria Odete Emygdio da Silva (2021), entre outros, Devido a pandemia provocada pelo coronavírus SARS-CoV 2, as entrevistas semiestruturadas foram realizadas utilizando a plataforma Google Formulários, assim facilitando o envio para professores de Geografia, professores do atendimento educacional especializado e direção da escola. Entre os resultados, notou-se grandes barreiras que permeiam o trabalho pedagógico desenvolvido na escola. A conduta da equipe que atua na escola mostrou-se inclusiva, porém com muitos desafios. Foram observadas barreiras na troca de experiências entre professores de Geografia e professores especializados, bem como na formação dos professores. A Geografia pode e tem autonomia para participar de forma significativa no processo inclusivo, prática essa que fortalece o ensino de Geografia e contribui para o desenvolvimento de quem aprende e de quem ensina e? com essa afirmação eu perguntaria: porquê não é feito?Today, Brazil has many laws that ensure the enrollment and permanence of students in regular public institutions, based on inclusiveness and guaranteeing access to education for all. However, between receiving them and serving them, preserving their physical, mental and emotional integrity, there is a marked gap. Thus, linked to daily confrontations in school spaces, the object of study of this research is the analysis and reflections of the challenges and perspectives with school geography regarding school inclusion in the Municipal Elementary School Dolores Alcaraz Caldas, located in Bairro Restinga, in Porto Alegre (RS). More specifically, it was intended: a) to verify the possible tensions arising from the inclusion processes from the analysis of the teaching of Geography in Elementary School II; b) analyze the main challenges of geography for the realization of school inclusion; c) investigate the perspectives of Geography teachers regarding school inclusion; d) what are the actions and proposals of the school to fully promote inclusion; e) contribute to scientific research in the field of teaching Geography. In the research, a qualitative approach methodology was used, in which semi-structured interviews were used, which were proposed to teachers and other professionals who work in that school. The contributions of Maria Teresa Eglér Mantoan (2008), Ruth Emilia Nogueira (2016), Maria Angela Monteiro Correa (1999), Leny Mrech Magalhães (1998), Maria Odete Emygdio da Silva were sought as a theoretical framework related to inclusive education. (2021), among others, Due to the pandemic caused by the SARS-CoV 2 coronavirus, the semi-structured interviews were carried out using the Google Forms platform, thus facilitating the submission to Geography teachers, teachers of specialized educational services and school management. Among the results, there were great barriers that permeate the pedagogical work developed at the school. The conduct of the team working at the school proved to be inclusive, but with many challenges. Barriers were observed in the exchange of experiences between Geography professors and specialized professors, as well as in the formation of professors. Geography can and does it have autonomy to participate significantly in the inclusive process, a practice that strengthens the teaching of Geography and contributes to the development of those who learn and those who teach and? with that statement I would ask: why is it not done?application/pdfporGeografia escolarEnsino fundamentalEscola públicaEnsino de geografiaInclusive educationElementary schoolTeaching of GeographyPublic schoolEducação inclusiva : desafios e perspectivas com a geografia escolar no ensino fundamental II na EMEF Dolores Alcaraz Caldas (porto Alegre)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2021Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001134868.pdf.txt001134868.pdf.txtExtracted Texttext/plain100936http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232918/2/001134868.pdf.txt2ea578a573f01748519bfdd6e2a94d1bMD52ORIGINAL001134868.pdfTexto completoapplication/pdf5819106http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232918/1/001134868.pdfb9f5a927b205e7fff8fee1a473590efaMD5110183/2329182021-12-20 05:31:01.784599oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232918Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-20T07:31:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação inclusiva : desafios e perspectivas com a geografia escolar no ensino fundamental II na EMEF Dolores Alcaraz Caldas (porto Alegre)
title Educação inclusiva : desafios e perspectivas com a geografia escolar no ensino fundamental II na EMEF Dolores Alcaraz Caldas (porto Alegre)
spellingShingle Educação inclusiva : desafios e perspectivas com a geografia escolar no ensino fundamental II na EMEF Dolores Alcaraz Caldas (porto Alegre)
Witt Filho, Claudiomiro de
Geografia escolar
Ensino fundamental
Escola pública
Ensino de geografia
Inclusive education
Elementary school
Teaching of Geography
Public school
title_short Educação inclusiva : desafios e perspectivas com a geografia escolar no ensino fundamental II na EMEF Dolores Alcaraz Caldas (porto Alegre)
title_full Educação inclusiva : desafios e perspectivas com a geografia escolar no ensino fundamental II na EMEF Dolores Alcaraz Caldas (porto Alegre)
title_fullStr Educação inclusiva : desafios e perspectivas com a geografia escolar no ensino fundamental II na EMEF Dolores Alcaraz Caldas (porto Alegre)
title_full_unstemmed Educação inclusiva : desafios e perspectivas com a geografia escolar no ensino fundamental II na EMEF Dolores Alcaraz Caldas (porto Alegre)
title_sort Educação inclusiva : desafios e perspectivas com a geografia escolar no ensino fundamental II na EMEF Dolores Alcaraz Caldas (porto Alegre)
author Witt Filho, Claudiomiro de
author_facet Witt Filho, Claudiomiro de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Witt Filho, Claudiomiro de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Theves, Denise Wildner
contributor_str_mv Theves, Denise Wildner
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia escolar
Ensino fundamental
Escola pública
Ensino de geografia
topic Geografia escolar
Ensino fundamental
Escola pública
Ensino de geografia
Inclusive education
Elementary school
Teaching of Geography
Public school
dc.subject.eng.fl_str_mv Inclusive education
Elementary school
Teaching of Geography
Public school
description Hoje o Brasil possui muitas leis que asseguram a matrícula e a permanência de alunos em instituições regulares da rede pública, tendo como pressuposto a inclusiva e a garantia do acesso de todos à educação. Entretanto, entre recebê-los e atendê-los, preservando sua integridade física, mental e emocional, existe um distanciamento bastante acentuado. Sendo assim, atrelado aos enfrentamentos no cotidiano nos espaços escolares, o objeto de estudo desta pesquisa constitui-se na análise e reflexões dos desafios e das perspectivas com a Geografia escolar no que tange a inclusão escolar na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dolores Alcaraz Caldas, localizada no Bairro Restinga, em Porto Alegre (RS). De maneira mais específica, pretendeu-se: a) verificar as possíveis tensões que decorrem dos processos de inclusão a partir da análise do ensino de Geografia no Ensino Fundamental II; b) analisar os principais desafios da Geografia para a efetivação da inclusão escolar; c) investigar quais as perspectivas dos professores de Geografia no que tange a inclusão escolar; d) quais as ações e propostas da escola para promover a inclusão de forma plena; e)contribuir para a pesquisa científica no campo do ensino de Geografia. Na pesquisa, foi utilizada a metodologia de abordagem qualitativa, em que se utilizou entrevistas semiestruturadas que foram propostas a professores e outros profissionais que atuam na referida escola. Buscou-se, como referencial teórico relacionado com a educação inclusiva as contribuições de Maria Teresa Eglér Mantoan (2008), Ruth Emilia Nogueira (2016), Maria Angela Monteiro Correa (1999), Leny Mrech Magalhães (1998), Maria Odete Emygdio da Silva (2021), entre outros, Devido a pandemia provocada pelo coronavírus SARS-CoV 2, as entrevistas semiestruturadas foram realizadas utilizando a plataforma Google Formulários, assim facilitando o envio para professores de Geografia, professores do atendimento educacional especializado e direção da escola. Entre os resultados, notou-se grandes barreiras que permeiam o trabalho pedagógico desenvolvido na escola. A conduta da equipe que atua na escola mostrou-se inclusiva, porém com muitos desafios. Foram observadas barreiras na troca de experiências entre professores de Geografia e professores especializados, bem como na formação dos professores. A Geografia pode e tem autonomia para participar de forma significativa no processo inclusivo, prática essa que fortalece o ensino de Geografia e contribui para o desenvolvimento de quem aprende e de quem ensina e? com essa afirmação eu perguntaria: porquê não é feito?
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-14T04:27:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/232918
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001134868
url http://hdl.handle.net/10183/232918
identifier_str_mv 001134868
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232918/2/001134868.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232918/1/001134868.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2ea578a573f01748519bfdd6e2a94d1b
b9f5a927b205e7fff8fee1a473590efa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224616314667008