A construção solidária de conhecimento filosófico através do Google Classroom : é possível superar o Homo Googlens?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Marco Antonio
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/201352
Resumo: Na presente monografia, desenvolveu-se uma análise ética, pedagógica e sociológica do atual padrão de acesso e utilização dos dispositivos móveis em sala de aula, a fim de apontar a necessidade de se assumir um comportamento livre, responsável e solidário na construção do raciocínio/conhecimento filosófico. Para atender a esse objetivo, investigou-se como a utilização dos dispositivos móveis nas aulas de Filosofia, através do Google Classroom, pode contribuir na consolidação autônoma e, também, solidária de alunos do Ensino Médio, sendo um elemento dinamizador do fazer pedagógico e da construção do conhecimento filosófico. Uma análise das características, contradições e padrões da sociedade hipermoderna contemporânea, especificamente na juventude, pretende indicar reflexões e soluções para as manifestações hedonistas e individualistas que transformam o ser humano em mero repetidor do conhecimento filosófico historicamente construído. Não há dúvida de que a Filosofia pode contribuir, e muito, nesse processo reflexivo e na sua capacidade transformadora. Esta ação de pensar crítica e eticamente perpassa por uma educação mediada por Tecnologias Digitais como um indicativo transformador desta sociedade hipermoderna.
id UFRGS-2_ae31a33a9747639b3405598670179660
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201352
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gonçalves, Marco AntonioFuck, Rafael Schilling2019-11-05T03:49:41Z2018http://hdl.handle.net/10183/201352001105930Na presente monografia, desenvolveu-se uma análise ética, pedagógica e sociológica do atual padrão de acesso e utilização dos dispositivos móveis em sala de aula, a fim de apontar a necessidade de se assumir um comportamento livre, responsável e solidário na construção do raciocínio/conhecimento filosófico. Para atender a esse objetivo, investigou-se como a utilização dos dispositivos móveis nas aulas de Filosofia, através do Google Classroom, pode contribuir na consolidação autônoma e, também, solidária de alunos do Ensino Médio, sendo um elemento dinamizador do fazer pedagógico e da construção do conhecimento filosófico. Uma análise das características, contradições e padrões da sociedade hipermoderna contemporânea, especificamente na juventude, pretende indicar reflexões e soluções para as manifestações hedonistas e individualistas que transformam o ser humano em mero repetidor do conhecimento filosófico historicamente construído. Não há dúvida de que a Filosofia pode contribuir, e muito, nesse processo reflexivo e na sua capacidade transformadora. Esta ação de pensar crítica e eticamente perpassa por uma educação mediada por Tecnologias Digitais como um indicativo transformador desta sociedade hipermoderna.In this monograph, developed an ethical analysis, pedagogical and sociological of the current access standard and use of mobile devices in the classroom, in order to point out the need to take on a free behavior, responsible and supportive in the construction of philosophical reasoning/knowledge. To meet this objective was investigated how the use of mobile devices in the classes of Philosophy, through Google Classroom, can contribute to the autonomous consolidation and, also, being a dynamic element of doing pedagogical and the construction of philosofical knowledge. An analysis of the characteristics, contradictions and patterns of society hypermodern contemporary, specifically in youth, intended to indicate reflections and solutions for demonstrations hedonists and individualists that transform the human being in mere repetition of the philosophical knowledge historically constructed. There is no doubt that Philosophy can contribute, and more, in this reflexive process and in its transformative capacity. This critical thinking action and ethically through a mediated education by Digital Technologies as an indicative transformer of this hipermodern society.application/pdfporEnsino de FilosofiaDispositivos móveisTecnologia digitalPhilosophy TeachingGoogle ClassroomMobile DevicesDigital TechnologiesHypermodernityA construção solidária de conhecimento filosófico através do Google Classroom : é possível superar o Homo Googlens?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001105930.pdf.txt001105930.pdf.txtExtracted Texttext/plain104758http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201352/2/001105930.pdf.txt74dc33ae47e95411bc49b54abd70cdf6MD52ORIGINAL001105930.pdfTexto completoapplication/pdf922011http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201352/1/001105930.pdf88c202161efe6e8b1563ecfaef3f382bMD5110183/2013522019-11-06 04:48:15.004764oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201352Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-06T06:48:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção solidária de conhecimento filosófico através do Google Classroom : é possível superar o Homo Googlens?
title A construção solidária de conhecimento filosófico através do Google Classroom : é possível superar o Homo Googlens?
spellingShingle A construção solidária de conhecimento filosófico através do Google Classroom : é possível superar o Homo Googlens?
Gonçalves, Marco Antonio
Ensino de Filosofia
Dispositivos móveis
Tecnologia digital
Philosophy Teaching
Google Classroom
Mobile Devices
Digital Technologies
Hypermodernity
title_short A construção solidária de conhecimento filosófico através do Google Classroom : é possível superar o Homo Googlens?
title_full A construção solidária de conhecimento filosófico através do Google Classroom : é possível superar o Homo Googlens?
title_fullStr A construção solidária de conhecimento filosófico através do Google Classroom : é possível superar o Homo Googlens?
title_full_unstemmed A construção solidária de conhecimento filosófico através do Google Classroom : é possível superar o Homo Googlens?
title_sort A construção solidária de conhecimento filosófico através do Google Classroom : é possível superar o Homo Googlens?
author Gonçalves, Marco Antonio
author_facet Gonçalves, Marco Antonio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Marco Antonio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fuck, Rafael Schilling
contributor_str_mv Fuck, Rafael Schilling
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Filosofia
Dispositivos móveis
Tecnologia digital
topic Ensino de Filosofia
Dispositivos móveis
Tecnologia digital
Philosophy Teaching
Google Classroom
Mobile Devices
Digital Technologies
Hypermodernity
dc.subject.eng.fl_str_mv Philosophy Teaching
Google Classroom
Mobile Devices
Digital Technologies
Hypermodernity
description Na presente monografia, desenvolveu-se uma análise ética, pedagógica e sociológica do atual padrão de acesso e utilização dos dispositivos móveis em sala de aula, a fim de apontar a necessidade de se assumir um comportamento livre, responsável e solidário na construção do raciocínio/conhecimento filosófico. Para atender a esse objetivo, investigou-se como a utilização dos dispositivos móveis nas aulas de Filosofia, através do Google Classroom, pode contribuir na consolidação autônoma e, também, solidária de alunos do Ensino Médio, sendo um elemento dinamizador do fazer pedagógico e da construção do conhecimento filosófico. Uma análise das características, contradições e padrões da sociedade hipermoderna contemporânea, especificamente na juventude, pretende indicar reflexões e soluções para as manifestações hedonistas e individualistas que transformam o ser humano em mero repetidor do conhecimento filosófico historicamente construído. Não há dúvida de que a Filosofia pode contribuir, e muito, nesse processo reflexivo e na sua capacidade transformadora. Esta ação de pensar crítica e eticamente perpassa por uma educação mediada por Tecnologias Digitais como um indicativo transformador desta sociedade hipermoderna.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-05T03:49:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/201352
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001105930
url http://hdl.handle.net/10183/201352
identifier_str_mv 001105930
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201352/2/001105930.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201352/1/001105930.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 74dc33ae47e95411bc49b54abd70cdf6
88c202161efe6e8b1563ecfaef3f382b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224586275061760