Projeto Educacional Alternativa Cidadã - PEAC : reflexões sobre uma experiência de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, José Humberto Martins
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/25999
Resumo: Este trabalho apresenta o relato de uma prática de ensino que visa a refletir sobre o Ensino de Língua Portuguesa e alguns princípios metodológicos para o seu ensino/aprendizagem. O trabalho é baseado em uma experiência de quase seis anos como professor de Língua Portuguesa no Projeto Educacional Alternativa Cidadã (pré-vestibular popular para alunos de baixa renda). A leitura deste não se destina, no entanto, a sugerir um modelo, mas comprovar a importância da prática na formação do professor. O relato busca evidenciar, sobretudo, a necessidade de o professor sempre refletir sobre sua prática de ensino, e aplicar sua metodologia levando em consideração a sua clientela e o seu contexto de trabalho. Serão apresentadas algumas redações de alunos evidenciando seus progressos. No primeiro capítulo, são discutidos alguns princípios teóricos com base em Paulo Freire e Vigotsky; no segundo capítulo, será relatada a prática ao longo desses quase seis anos e a gradual mudança de postura à medida que o professor ia tendo mais contato com teorias sobre educação e ensino de Língua Portuguesa e, ainda, maior contato com a realidade dos alunos; nas considerações finais, o trabalho apresenta uma reflexão sobre a forma como essa experiência contribuiu para a construção de uma nova postura e metodologia do professor.
id UFRGS-2_ae9c8144492f152b644658bfe3064578
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25999
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Borges, José Humberto MartinsFavero, Teresinha Oliveira2010-09-28T04:19:26Z2010http://hdl.handle.net/10183/25999000755358Este trabalho apresenta o relato de uma prática de ensino que visa a refletir sobre o Ensino de Língua Portuguesa e alguns princípios metodológicos para o seu ensino/aprendizagem. O trabalho é baseado em uma experiência de quase seis anos como professor de Língua Portuguesa no Projeto Educacional Alternativa Cidadã (pré-vestibular popular para alunos de baixa renda). A leitura deste não se destina, no entanto, a sugerir um modelo, mas comprovar a importância da prática na formação do professor. O relato busca evidenciar, sobretudo, a necessidade de o professor sempre refletir sobre sua prática de ensino, e aplicar sua metodologia levando em consideração a sua clientela e o seu contexto de trabalho. Serão apresentadas algumas redações de alunos evidenciando seus progressos. No primeiro capítulo, são discutidos alguns princípios teóricos com base em Paulo Freire e Vigotsky; no segundo capítulo, será relatada a prática ao longo desses quase seis anos e a gradual mudança de postura à medida que o professor ia tendo mais contato com teorias sobre educação e ensino de Língua Portuguesa e, ainda, maior contato com a realidade dos alunos; nas considerações finais, o trabalho apresenta uma reflexão sobre a forma como essa experiência contribuiu para a construção de uma nova postura e metodologia do professor.This essay contains the report of my teaching practicum which aims to think about Portuguese language teaching and some methodological tenets for its teaching/learning. The study is based on an almost six year experience as a Portuguese teacher at Projeto Educacional Alternativa Cidadã (a popular pré-vestibular course for low class students). This report does not mean to suggest a model, but to prove the importance of a practicum activity in teacher education. The report endeavors to evince the teacher's necessity of pondering on his actions and applying a methodology considering his public and his context. Some essays written by students are presented in order to prove their progress. In the first chapter some theory tenets based on Paulo Freire and Vigotsky are discussed. In the second chapter this six year practice will be reported, as well as the gradual stance changing while the teacher developed a better contact with students' reality. In conclusion, a pondering on how this experience contributed for the development of a new teacher posture and methodology.application/pdfporLíngua portuguesaEnsino de línguasEducação popularPortuguese language teachingPopular educationTeacher educationProjeto Educacional Alternativa Cidadã - PEAC : reflexões sobre uma experiência de ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2010Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000755358.pdf000755358.pdfTexto completoapplication/pdf628618http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25999/1/000755358.pdf4c0b6da4cf1b2ff0a70e9c33ae16cec5MD51TEXT000755358.pdf.txt000755358.pdf.txtExtracted Texttext/plain143735http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25999/2/000755358.pdf.txt7d3a80760707b29a72d8c09a5dc7fa52MD52THUMBNAIL000755358.pdf.jpg000755358.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1162http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25999/3/000755358.pdf.jpgf6af9d49d37ea57b91486c123a59f1ecMD5310183/259992022-08-06 04:43:55.548601oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25999Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:43:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Projeto Educacional Alternativa Cidadã - PEAC : reflexões sobre uma experiência de ensino
title Projeto Educacional Alternativa Cidadã - PEAC : reflexões sobre uma experiência de ensino
spellingShingle Projeto Educacional Alternativa Cidadã - PEAC : reflexões sobre uma experiência de ensino
Borges, José Humberto Martins
Língua portuguesa
Ensino de línguas
Educação popular
Portuguese language teaching
Popular education
Teacher education
title_short Projeto Educacional Alternativa Cidadã - PEAC : reflexões sobre uma experiência de ensino
title_full Projeto Educacional Alternativa Cidadã - PEAC : reflexões sobre uma experiência de ensino
title_fullStr Projeto Educacional Alternativa Cidadã - PEAC : reflexões sobre uma experiência de ensino
title_full_unstemmed Projeto Educacional Alternativa Cidadã - PEAC : reflexões sobre uma experiência de ensino
title_sort Projeto Educacional Alternativa Cidadã - PEAC : reflexões sobre uma experiência de ensino
author Borges, José Humberto Martins
author_facet Borges, José Humberto Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, José Humberto Martins
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Favero, Teresinha Oliveira
contributor_str_mv Favero, Teresinha Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa
Ensino de línguas
Educação popular
topic Língua portuguesa
Ensino de línguas
Educação popular
Portuguese language teaching
Popular education
Teacher education
dc.subject.eng.fl_str_mv Portuguese language teaching
Popular education
Teacher education
description Este trabalho apresenta o relato de uma prática de ensino que visa a refletir sobre o Ensino de Língua Portuguesa e alguns princípios metodológicos para o seu ensino/aprendizagem. O trabalho é baseado em uma experiência de quase seis anos como professor de Língua Portuguesa no Projeto Educacional Alternativa Cidadã (pré-vestibular popular para alunos de baixa renda). A leitura deste não se destina, no entanto, a sugerir um modelo, mas comprovar a importância da prática na formação do professor. O relato busca evidenciar, sobretudo, a necessidade de o professor sempre refletir sobre sua prática de ensino, e aplicar sua metodologia levando em consideração a sua clientela e o seu contexto de trabalho. Serão apresentadas algumas redações de alunos evidenciando seus progressos. No primeiro capítulo, são discutidos alguns princípios teóricos com base em Paulo Freire e Vigotsky; no segundo capítulo, será relatada a prática ao longo desses quase seis anos e a gradual mudança de postura à medida que o professor ia tendo mais contato com teorias sobre educação e ensino de Língua Portuguesa e, ainda, maior contato com a realidade dos alunos; nas considerações finais, o trabalho apresenta uma reflexão sobre a forma como essa experiência contribuiu para a construção de uma nova postura e metodologia do professor.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-09-28T04:19:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/25999
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000755358
url http://hdl.handle.net/10183/25999
identifier_str_mv 000755358
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25999/1/000755358.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25999/2/000755358.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25999/3/000755358.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4c0b6da4cf1b2ff0a70e9c33ae16cec5
7d3a80760707b29a72d8c09a5dc7fa52
f6af9d49d37ea57b91486c123a59f1ec
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224400026992640