Projeto Educacional Alternativa Cidadã - PEAC : reflexões sobre uma experiência de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/25999 |
Resumo: | Este trabalho apresenta o relato de uma prática de ensino que visa a refletir sobre o Ensino de Língua Portuguesa e alguns princípios metodológicos para o seu ensino/aprendizagem. O trabalho é baseado em uma experiência de quase seis anos como professor de Língua Portuguesa no Projeto Educacional Alternativa Cidadã (pré-vestibular popular para alunos de baixa renda). A leitura deste não se destina, no entanto, a sugerir um modelo, mas comprovar a importância da prática na formação do professor. O relato busca evidenciar, sobretudo, a necessidade de o professor sempre refletir sobre sua prática de ensino, e aplicar sua metodologia levando em consideração a sua clientela e o seu contexto de trabalho. Serão apresentadas algumas redações de alunos evidenciando seus progressos. No primeiro capítulo, são discutidos alguns princípios teóricos com base em Paulo Freire e Vigotsky; no segundo capítulo, será relatada a prática ao longo desses quase seis anos e a gradual mudança de postura à medida que o professor ia tendo mais contato com teorias sobre educação e ensino de Língua Portuguesa e, ainda, maior contato com a realidade dos alunos; nas considerações finais, o trabalho apresenta uma reflexão sobre a forma como essa experiência contribuiu para a construção de uma nova postura e metodologia do professor. |
id |
UFRGS-2_ae9c8144492f152b644658bfe3064578 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25999 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Borges, José Humberto MartinsFavero, Teresinha Oliveira2010-09-28T04:19:26Z2010http://hdl.handle.net/10183/25999000755358Este trabalho apresenta o relato de uma prática de ensino que visa a refletir sobre o Ensino de Língua Portuguesa e alguns princípios metodológicos para o seu ensino/aprendizagem. O trabalho é baseado em uma experiência de quase seis anos como professor de Língua Portuguesa no Projeto Educacional Alternativa Cidadã (pré-vestibular popular para alunos de baixa renda). A leitura deste não se destina, no entanto, a sugerir um modelo, mas comprovar a importância da prática na formação do professor. O relato busca evidenciar, sobretudo, a necessidade de o professor sempre refletir sobre sua prática de ensino, e aplicar sua metodologia levando em consideração a sua clientela e o seu contexto de trabalho. Serão apresentadas algumas redações de alunos evidenciando seus progressos. No primeiro capítulo, são discutidos alguns princípios teóricos com base em Paulo Freire e Vigotsky; no segundo capítulo, será relatada a prática ao longo desses quase seis anos e a gradual mudança de postura à medida que o professor ia tendo mais contato com teorias sobre educação e ensino de Língua Portuguesa e, ainda, maior contato com a realidade dos alunos; nas considerações finais, o trabalho apresenta uma reflexão sobre a forma como essa experiência contribuiu para a construção de uma nova postura e metodologia do professor.This essay contains the report of my teaching practicum which aims to think about Portuguese language teaching and some methodological tenets for its teaching/learning. The study is based on an almost six year experience as a Portuguese teacher at Projeto Educacional Alternativa Cidadã (a popular pré-vestibular course for low class students). This report does not mean to suggest a model, but to prove the importance of a practicum activity in teacher education. The report endeavors to evince the teacher's necessity of pondering on his actions and applying a methodology considering his public and his context. Some essays written by students are presented in order to prove their progress. In the first chapter some theory tenets based on Paulo Freire and Vigotsky are discussed. In the second chapter this six year practice will be reported, as well as the gradual stance changing while the teacher developed a better contact with students' reality. In conclusion, a pondering on how this experience contributed for the development of a new teacher posture and methodology.application/pdfporLíngua portuguesaEnsino de línguasEducação popularPortuguese language teachingPopular educationTeacher educationProjeto Educacional Alternativa Cidadã - PEAC : reflexões sobre uma experiência de ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2010Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000755358.pdf000755358.pdfTexto completoapplication/pdf628618http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25999/1/000755358.pdf4c0b6da4cf1b2ff0a70e9c33ae16cec5MD51TEXT000755358.pdf.txt000755358.pdf.txtExtracted Texttext/plain143735http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25999/2/000755358.pdf.txt7d3a80760707b29a72d8c09a5dc7fa52MD52THUMBNAIL000755358.pdf.jpg000755358.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1162http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25999/3/000755358.pdf.jpgf6af9d49d37ea57b91486c123a59f1ecMD5310183/259992022-08-06 04:43:55.548601oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25999Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:43:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Projeto Educacional Alternativa Cidadã - PEAC : reflexões sobre uma experiência de ensino |
title |
Projeto Educacional Alternativa Cidadã - PEAC : reflexões sobre uma experiência de ensino |
spellingShingle |
Projeto Educacional Alternativa Cidadã - PEAC : reflexões sobre uma experiência de ensino Borges, José Humberto Martins Língua portuguesa Ensino de línguas Educação popular Portuguese language teaching Popular education Teacher education |
title_short |
Projeto Educacional Alternativa Cidadã - PEAC : reflexões sobre uma experiência de ensino |
title_full |
Projeto Educacional Alternativa Cidadã - PEAC : reflexões sobre uma experiência de ensino |
title_fullStr |
Projeto Educacional Alternativa Cidadã - PEAC : reflexões sobre uma experiência de ensino |
title_full_unstemmed |
Projeto Educacional Alternativa Cidadã - PEAC : reflexões sobre uma experiência de ensino |
title_sort |
Projeto Educacional Alternativa Cidadã - PEAC : reflexões sobre uma experiência de ensino |
author |
Borges, José Humberto Martins |
author_facet |
Borges, José Humberto Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, José Humberto Martins |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Favero, Teresinha Oliveira |
contributor_str_mv |
Favero, Teresinha Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua portuguesa Ensino de línguas Educação popular |
topic |
Língua portuguesa Ensino de línguas Educação popular Portuguese language teaching Popular education Teacher education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Portuguese language teaching Popular education Teacher education |
description |
Este trabalho apresenta o relato de uma prática de ensino que visa a refletir sobre o Ensino de Língua Portuguesa e alguns princípios metodológicos para o seu ensino/aprendizagem. O trabalho é baseado em uma experiência de quase seis anos como professor de Língua Portuguesa no Projeto Educacional Alternativa Cidadã (pré-vestibular popular para alunos de baixa renda). A leitura deste não se destina, no entanto, a sugerir um modelo, mas comprovar a importância da prática na formação do professor. O relato busca evidenciar, sobretudo, a necessidade de o professor sempre refletir sobre sua prática de ensino, e aplicar sua metodologia levando em consideração a sua clientela e o seu contexto de trabalho. Serão apresentadas algumas redações de alunos evidenciando seus progressos. No primeiro capítulo, são discutidos alguns princípios teóricos com base em Paulo Freire e Vigotsky; no segundo capítulo, será relatada a prática ao longo desses quase seis anos e a gradual mudança de postura à medida que o professor ia tendo mais contato com teorias sobre educação e ensino de Língua Portuguesa e, ainda, maior contato com a realidade dos alunos; nas considerações finais, o trabalho apresenta uma reflexão sobre a forma como essa experiência contribuiu para a construção de uma nova postura e metodologia do professor. |
publishDate |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-09-28T04:19:26Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/25999 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000755358 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/25999 |
identifier_str_mv |
000755358 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25999/1/000755358.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25999/2/000755358.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25999/3/000755358.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4c0b6da4cf1b2ff0a70e9c33ae16cec5 7d3a80760707b29a72d8c09a5dc7fa52 f6af9d49d37ea57b91486c123a59f1ec |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224400026992640 |