Avaliação da informação por adolescentes e jovens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/272286 |
Resumo: | A pesquisa tem por objetivo identificar se os critérios de avaliação da informação que os adolescentes e jovens (AJ) utilizam ao consumir conteúdo que circula nas mídias sociais encontram correlação com a literatura científica da Ciência da Informação (CI). O estudo compreende a avaliação da informação como uma competência infocomunicacional e as mídias sociais como uma das fontes de informação mais utilizadas por AJ. A abordagem metodológica é de cunho quantitativo e como delineamento do estudo trata-se uma pesquisa de campo. Foram identificados 18 critérios de avaliação da informação na literatura científica da CI e 12 deles foram apontados pelos 196 AJ ouvidos como critérios utilizados. Foi possível identificar que todos os 18 critérios da literatura são utilizados pelos AJ, mesmo que em menor grau. A partir dos resultados, a pesquisa conclui pela necessidade de educação para a informação e ressalta a importância do pensamento crítico. |
id |
UFRGS-2_354f85f2e8abeb29a156ca3ceb97b684 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272286 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Jacobi, GreisonBorges, Jussara2024-02-28T05:03:13Z20232358-7814http://hdl.handle.net/10183/272286001195705A pesquisa tem por objetivo identificar se os critérios de avaliação da informação que os adolescentes e jovens (AJ) utilizam ao consumir conteúdo que circula nas mídias sociais encontram correlação com a literatura científica da Ciência da Informação (CI). O estudo compreende a avaliação da informação como uma competência infocomunicacional e as mídias sociais como uma das fontes de informação mais utilizadas por AJ. A abordagem metodológica é de cunho quantitativo e como delineamento do estudo trata-se uma pesquisa de campo. Foram identificados 18 critérios de avaliação da informação na literatura científica da CI e 12 deles foram apontados pelos 196 AJ ouvidos como critérios utilizados. Foi possível identificar que todos os 18 critérios da literatura são utilizados pelos AJ, mesmo que em menor grau. A partir dos resultados, a pesquisa conclui pela necessidade de educação para a informação e ressalta a importância do pensamento crítico.The research aims to identify whetherthe information evaluation criteria that adolescents and young people (AY) use when consuming content that circulates on social media are correlated with the scientific literature of Information Science (IS). The study understands the evaluation of information as an infocommunication competence and social media as one of the most used sources of information by AY. The methodological approach is of a quantitative nature and as a study design it is field research. Eighteen information evaluation criteria were identified in the scientific literature on IS and 12 of them were pointed out by the 196 AY heard as the criteria used. It was possible to identify that all 18 criteria in the literature are used by the AY, even if to a lesser extent. From the results, the research concludes that there is a need education for information and emphasizes the importance of critical thinking.application/pdfporP2P & inovação. Rio de Janeiro : IBICT, Grupo de Pesquisa Economias Colaborativas e Produção P2P no Brasil. Vol. 9, n. 2 (mar./ago. 2023), p. 379-401Competência informacionalMídias sociaisJovensInfocommunication competenceCompetence in informationEvaluation of informationSocial mediaInformation ScienceAvaliação da informação por adolescentes e jovensEvaluation of information by adolescents and young people Sustentabilidade da piscicultura familiar na Amazônia Ocidental : análise do impacto do conhecimento localinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001195705.pdf.txt001195705.pdf.txtExtracted Texttext/plain61368http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272286/2/001195705.pdf.txt653a125ca504a23144ca5cd2336ac8a1MD52ORIGINAL001195705.pdfTexto completoapplication/pdf764983http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272286/1/001195705.pdf007db8c09d2a6d0ef2a4f13c34558fc7MD5110183/2722862024-02-29 04:58:52.442915oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272286Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2024-02-29T07:58:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação da informação por adolescentes e jovens |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Evaluation of information by adolescents and young people |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Sustentabilidade da piscicultura familiar na Amazônia Ocidental : análise do impacto do conhecimento local |
title |
Avaliação da informação por adolescentes e jovens |
spellingShingle |
Avaliação da informação por adolescentes e jovens Jacobi, Greison Competência informacional Mídias sociais Jovens Infocommunication competence Competence in information Evaluation of information Social media Information Science |
title_short |
Avaliação da informação por adolescentes e jovens |
title_full |
Avaliação da informação por adolescentes e jovens |
title_fullStr |
Avaliação da informação por adolescentes e jovens |
title_full_unstemmed |
Avaliação da informação por adolescentes e jovens |
title_sort |
Avaliação da informação por adolescentes e jovens |
author |
Jacobi, Greison |
author_facet |
Jacobi, Greison Borges, Jussara |
author_role |
author |
author2 |
Borges, Jussara |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jacobi, Greison Borges, Jussara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência informacional Mídias sociais Jovens |
topic |
Competência informacional Mídias sociais Jovens Infocommunication competence Competence in information Evaluation of information Social media Information Science |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Infocommunication competence Competence in information Evaluation of information Social media Information Science |
description |
A pesquisa tem por objetivo identificar se os critérios de avaliação da informação que os adolescentes e jovens (AJ) utilizam ao consumir conteúdo que circula nas mídias sociais encontram correlação com a literatura científica da Ciência da Informação (CI). O estudo compreende a avaliação da informação como uma competência infocomunicacional e as mídias sociais como uma das fontes de informação mais utilizadas por AJ. A abordagem metodológica é de cunho quantitativo e como delineamento do estudo trata-se uma pesquisa de campo. Foram identificados 18 critérios de avaliação da informação na literatura científica da CI e 12 deles foram apontados pelos 196 AJ ouvidos como critérios utilizados. Foi possível identificar que todos os 18 critérios da literatura são utilizados pelos AJ, mesmo que em menor grau. A partir dos resultados, a pesquisa conclui pela necessidade de educação para a informação e ressalta a importância do pensamento crítico. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-02-28T05:03:13Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/272286 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2358-7814 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001195705 |
identifier_str_mv |
2358-7814 001195705 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/272286 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
P2P & inovação. Rio de Janeiro : IBICT, Grupo de Pesquisa Economias Colaborativas e Produção P2P no Brasil. Vol. 9, n. 2 (mar./ago. 2023), p. 379-401 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272286/2/001195705.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272286/1/001195705.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
653a125ca504a23144ca5cd2336ac8a1 007db8c09d2a6d0ef2a4f13c34558fc7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817725186345009152 |