Avaliação da informação por adolescentes e jovens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacobi, Greison
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Borges, Jussara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/272286
Resumo: A pesquisa tem por objetivo identificar se os critérios de avaliação da informação que os adolescentes e jovens (AJ) utilizam ao consumir conteúdo que circula nas mídias sociais encontram correlação com a literatura científica da Ciência da Informação (CI). O estudo compreende a avaliação da informação como uma competência infocomunicacional e as mídias sociais como uma das fontes de informação mais utilizadas por AJ. A abordagem metodológica é de cunho quantitativo e como delineamento do estudo trata-se uma pesquisa de campo. Foram identificados 18 critérios de avaliação da informação na literatura científica da CI e 12 deles foram apontados pelos 196 AJ ouvidos como critérios utilizados. Foi possível identificar que todos os 18 critérios da literatura são utilizados pelos AJ, mesmo que em menor grau. A partir dos resultados, a pesquisa conclui pela necessidade de educação para a informação e ressalta a importância do pensamento crítico.
id UFRGS-2_354f85f2e8abeb29a156ca3ceb97b684
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272286
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Jacobi, GreisonBorges, Jussara2024-02-28T05:03:13Z20232358-7814http://hdl.handle.net/10183/272286001195705A pesquisa tem por objetivo identificar se os critérios de avaliação da informação que os adolescentes e jovens (AJ) utilizam ao consumir conteúdo que circula nas mídias sociais encontram correlação com a literatura científica da Ciência da Informação (CI). O estudo compreende a avaliação da informação como uma competência infocomunicacional e as mídias sociais como uma das fontes de informação mais utilizadas por AJ. A abordagem metodológica é de cunho quantitativo e como delineamento do estudo trata-se uma pesquisa de campo. Foram identificados 18 critérios de avaliação da informação na literatura científica da CI e 12 deles foram apontados pelos 196 AJ ouvidos como critérios utilizados. Foi possível identificar que todos os 18 critérios da literatura são utilizados pelos AJ, mesmo que em menor grau. A partir dos resultados, a pesquisa conclui pela necessidade de educação para a informação e ressalta a importância do pensamento crítico.The research aims to identify whetherthe information evaluation criteria that adolescents and young people (AY) use when consuming content that circulates on social media are correlated with the scientific literature of Information Science (IS). The study understands the evaluation of information as an infocommunication competence and social media as one of the most used sources of information by AY. The methodological approach is of a quantitative nature and as a study design it is field research. Eighteen information evaluation criteria were identified in the scientific literature on IS and 12 of them were pointed out by the 196 AY heard as the criteria used. It was possible to identify that all 18 criteria in the literature are used by the AY, even if to a lesser extent. From the results, the research concludes that there is a need education for information and emphasizes the importance of critical thinking.application/pdfporP2P & inovação. Rio de Janeiro : IBICT, Grupo de Pesquisa Economias Colaborativas e Produção P2P no Brasil. Vol. 9, n. 2 (mar./ago. 2023), p. 379-401Competência informacionalMídias sociaisJovensInfocommunication competenceCompetence in informationEvaluation of informationSocial mediaInformation ScienceAvaliação da informação por adolescentes e jovensEvaluation of information by adolescents and young people Sustentabilidade da piscicultura familiar na Amazônia Ocidental : análise do impacto do conhecimento localinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001195705.pdf.txt001195705.pdf.txtExtracted Texttext/plain61368http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272286/2/001195705.pdf.txt653a125ca504a23144ca5cd2336ac8a1MD52ORIGINAL001195705.pdfTexto completoapplication/pdf764983http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272286/1/001195705.pdf007db8c09d2a6d0ef2a4f13c34558fc7MD5110183/2722862024-02-29 04:58:52.442915oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272286Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2024-02-29T07:58:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação da informação por adolescentes e jovens
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Evaluation of information by adolescents and young people
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Sustentabilidade da piscicultura familiar na Amazônia Ocidental : análise do impacto do conhecimento local
title Avaliação da informação por adolescentes e jovens
spellingShingle Avaliação da informação por adolescentes e jovens
Jacobi, Greison
Competência informacional
Mídias sociais
Jovens
Infocommunication competence
Competence in information
Evaluation of information
Social media
Information Science
title_short Avaliação da informação por adolescentes e jovens
title_full Avaliação da informação por adolescentes e jovens
title_fullStr Avaliação da informação por adolescentes e jovens
title_full_unstemmed Avaliação da informação por adolescentes e jovens
title_sort Avaliação da informação por adolescentes e jovens
author Jacobi, Greison
author_facet Jacobi, Greison
Borges, Jussara
author_role author
author2 Borges, Jussara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jacobi, Greison
Borges, Jussara
dc.subject.por.fl_str_mv Competência informacional
Mídias sociais
Jovens
topic Competência informacional
Mídias sociais
Jovens
Infocommunication competence
Competence in information
Evaluation of information
Social media
Information Science
dc.subject.eng.fl_str_mv Infocommunication competence
Competence in information
Evaluation of information
Social media
Information Science
description A pesquisa tem por objetivo identificar se os critérios de avaliação da informação que os adolescentes e jovens (AJ) utilizam ao consumir conteúdo que circula nas mídias sociais encontram correlação com a literatura científica da Ciência da Informação (CI). O estudo compreende a avaliação da informação como uma competência infocomunicacional e as mídias sociais como uma das fontes de informação mais utilizadas por AJ. A abordagem metodológica é de cunho quantitativo e como delineamento do estudo trata-se uma pesquisa de campo. Foram identificados 18 critérios de avaliação da informação na literatura científica da CI e 12 deles foram apontados pelos 196 AJ ouvidos como critérios utilizados. Foi possível identificar que todos os 18 critérios da literatura são utilizados pelos AJ, mesmo que em menor grau. A partir dos resultados, a pesquisa conclui pela necessidade de educação para a informação e ressalta a importância do pensamento crítico.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-28T05:03:13Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/272286
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2358-7814
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001195705
identifier_str_mv 2358-7814
001195705
url http://hdl.handle.net/10183/272286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv P2P & inovação. Rio de Janeiro : IBICT, Grupo de Pesquisa Economias Colaborativas e Produção P2P no Brasil. Vol. 9, n. 2 (mar./ago. 2023), p. 379-401
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272286/2/001195705.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272286/1/001195705.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 653a125ca504a23144ca5cd2336ac8a1
007db8c09d2a6d0ef2a4f13c34558fc7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817725186345009152