“Formar pessoas melhores?” As práticas corporais na Escola de Educação Integral em tempo integral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/265565 |
Resumo: | O presente artigo se refere a uma pesquisa proveniente de uma dissertação de mestrado em que analisamos as práticas corporais desenvolvidas na educação integral em tempo integral de duas escolas públicas, numa perspectiva não salvacionista, tensionando suas contribuições e (des)compassos nas vidas dos estudantes. A expressão “formar pessoas melhores?” questiona a concepção reducionista e salvacionista por vezes encontrada em programas sociais que lançam mão das práticas corporais apresentando-as como solução aos estudantes das camadas populares. Compreendemos neste estudo que esta perspectiva é comutada pelo sentido de direito social e acesso a diferentes práticas corporais enquanto elementos da formação humana. A educação integral, contudo, apresenta também limites que por vezes as distanciam das suas perspectivas, como a naturalização das questões de gênero, a fragmentação curricular e as condições de trabalho distintas entre professores e oficineiros. |
id |
UFRGS-2_af2a69a2042ac1806ec6deb16e7bd9eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265565 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Carvalho, Renata de OliveiraWittizorecki, Elisandro Schultz2023-10-03T03:35:22Z20220104-754Xhttp://hdl.handle.net/10183/265565001173178O presente artigo se refere a uma pesquisa proveniente de uma dissertação de mestrado em que analisamos as práticas corporais desenvolvidas na educação integral em tempo integral de duas escolas públicas, numa perspectiva não salvacionista, tensionando suas contribuições e (des)compassos nas vidas dos estudantes. A expressão “formar pessoas melhores?” questiona a concepção reducionista e salvacionista por vezes encontrada em programas sociais que lançam mão das práticas corporais apresentando-as como solução aos estudantes das camadas populares. Compreendemos neste estudo que esta perspectiva é comutada pelo sentido de direito social e acesso a diferentes práticas corporais enquanto elementos da formação humana. A educação integral, contudo, apresenta também limites que por vezes as distanciam das suas perspectivas, como a naturalização das questões de gênero, a fragmentação curricular e as condições de trabalho distintas entre professores e oficineiros.This article refers to research from a master’s thesis in which we analyze the bodily practices developed in full-time education of two public schools, in a non-salvationist perspective, stressing their contributions and mismatches in the lives of students. The expression “to form better people?” questions the reductionist and salvationist conception sometimes found in social programs that use bodily practices, presenting them as a solution to students from the lower classes. We understand in this study that this perspective is changed by the sense of social right and access to different bodily practices as elements of human formation. Full-time education, however, also has limits that sometimes distance it from its perspectives, such as the naturalization of gender issues, curricular fragmentation and different working conditions between teachers and workshop workers.Este artículo se refiere a una investigación realizada a partir de una disertación de maestría en la que analizamos las prácticas corporales desarrolladas en la educación a tiempo completo de dos escuelas públicas del estado de Rio Grande do Sul, desde una perspectiva no salvacionista, tensionando sus contribuciones y escollos en las vidas de los estudiantes. La expresión “formar personas mejores” cuestiona la concepción reduccionista y salvacionista que a veces se encuentra en programas sociales que utilizan las prácticas corporales presentándolas como solución para los estudiantes de las clases bajas. Entendemos, en este estudio, que esta perspectiva es conmutada por el sentido de derecho social y acceso a diferentes prácticas corporales como elementos de la formación humana. La educación integral, sin embargo, también presenta límites que a veces las alejan de sus perspectivas, como la naturalización de las cuestiones de género, la fragmentación curricular y las condiciones de trabajo distintas entre los profesores y los que participan en los talleres.application/pdfporMovimento. Escola de Educação Física. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Vol. 28, e28061, (jan./dez. 2022), p. 1-18Práticas corporaisEducação integralEscolasBodily practicesComprehensive educationFull-timeSchoolPrácticas corporalesEducación integralTiempo completoEscuela“Formar pessoas melhores?” As práticas corporais na Escola de Educação Integral em tempo integral“Forming better people?” Body practices in full-time education school“¿Formar personas mejores?” Prácticas corporales en la escuela de educación a tiempo completoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173178.pdf.txt001173178.pdf.txtExtracted Texttext/plain58566http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265565/2/001173178.pdf.txte36ce1857d41f481086982f745bbc515MD52ORIGINAL001173178.pdfTexto completoapplication/pdf577604http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265565/1/001173178.pdf885cde49e8aca3c9bfa5bff13c660e51MD5110183/2655652023-10-04 03:38:18.929461oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265565Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-04T06:38:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
“Formar pessoas melhores?” As práticas corporais na Escola de Educação Integral em tempo integral |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
“Forming better people?” Body practices in full-time education school |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
“¿Formar personas mejores?” Prácticas corporales en la escuela de educación a tiempo completo |
title |
“Formar pessoas melhores?” As práticas corporais na Escola de Educação Integral em tempo integral |
spellingShingle |
“Formar pessoas melhores?” As práticas corporais na Escola de Educação Integral em tempo integral Carvalho, Renata de Oliveira Práticas corporais Educação integral Escolas Bodily practices Comprehensive education Full-time School Prácticas corporales Educación integral Tiempo completo Escuela |
title_short |
“Formar pessoas melhores?” As práticas corporais na Escola de Educação Integral em tempo integral |
title_full |
“Formar pessoas melhores?” As práticas corporais na Escola de Educação Integral em tempo integral |
title_fullStr |
“Formar pessoas melhores?” As práticas corporais na Escola de Educação Integral em tempo integral |
title_full_unstemmed |
“Formar pessoas melhores?” As práticas corporais na Escola de Educação Integral em tempo integral |
title_sort |
“Formar pessoas melhores?” As práticas corporais na Escola de Educação Integral em tempo integral |
author |
Carvalho, Renata de Oliveira |
author_facet |
Carvalho, Renata de Oliveira Wittizorecki, Elisandro Schultz |
author_role |
author |
author2 |
Wittizorecki, Elisandro Schultz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Renata de Oliveira Wittizorecki, Elisandro Schultz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas corporais Educação integral Escolas |
topic |
Práticas corporais Educação integral Escolas Bodily practices Comprehensive education Full-time School Prácticas corporales Educación integral Tiempo completo Escuela |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Bodily practices Comprehensive education Full-time School |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Prácticas corporales Educación integral Tiempo completo Escuela |
description |
O presente artigo se refere a uma pesquisa proveniente de uma dissertação de mestrado em que analisamos as práticas corporais desenvolvidas na educação integral em tempo integral de duas escolas públicas, numa perspectiva não salvacionista, tensionando suas contribuições e (des)compassos nas vidas dos estudantes. A expressão “formar pessoas melhores?” questiona a concepção reducionista e salvacionista por vezes encontrada em programas sociais que lançam mão das práticas corporais apresentando-as como solução aos estudantes das camadas populares. Compreendemos neste estudo que esta perspectiva é comutada pelo sentido de direito social e acesso a diferentes práticas corporais enquanto elementos da formação humana. A educação integral, contudo, apresenta também limites que por vezes as distanciam das suas perspectivas, como a naturalização das questões de gênero, a fragmentação curricular e as condições de trabalho distintas entre professores e oficineiros. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-10-03T03:35:22Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/265565 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-754X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001173178 |
identifier_str_mv |
0104-754X 001173178 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/265565 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Movimento. Escola de Educação Física. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Vol. 28, e28061, (jan./dez. 2022), p. 1-18 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265565/2/001173178.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265565/1/001173178.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e36ce1857d41f481086982f745bbc515 885cde49e8aca3c9bfa5bff13c660e51 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225100407603200 |