A interdisciplinaridade como um caminho possível para uma educação integral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/117528 |
Resumo: | Esse artigo tem como principal objetivo discutir a educação integral a partir de um trabalho interdisciplinar, considerando a interdisciplinaridade como requisito fundamental para a concretização da educação integral na escola contemporânea. A pesquisa foi realizada junto ao corpo docente, direção, supervisão e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Décio Martins Costa em Porto Alegre, situada no bairro Sarandi. A metodologia utilizada para a realização da pesquisa é a pesquisa-ação crítico-colaborativa a partir dos referenciais de Pimenta (PIMENTA, 2005). O presente trabalho visa proporcionar uma perspectiva acerca da visão de parte do quadro docente, área diretiva e dos alunos desta instituição, a respeito da ideia de se realizar um trabalho interdisciplinar para uma educação integral de qualidade. Os resultados alcançados a partir da pesquisa demonstram que os professores entrevistados estão bastante motivados e dispostos a desenvolver esse tipo de trabalho, enquanto que os alunos se mostram abertos a novas metodologias que proporcionem a eles novas experiências. |
id |
UFRGS-2_af88a96794b7c1cea61e62a2a30a1377 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117528 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Barros, FabianoPerondi, Maurício2015-06-06T02:00:10Z2015http://hdl.handle.net/10183/117528000966816Esse artigo tem como principal objetivo discutir a educação integral a partir de um trabalho interdisciplinar, considerando a interdisciplinaridade como requisito fundamental para a concretização da educação integral na escola contemporânea. A pesquisa foi realizada junto ao corpo docente, direção, supervisão e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Décio Martins Costa em Porto Alegre, situada no bairro Sarandi. A metodologia utilizada para a realização da pesquisa é a pesquisa-ação crítico-colaborativa a partir dos referenciais de Pimenta (PIMENTA, 2005). O presente trabalho visa proporcionar uma perspectiva acerca da visão de parte do quadro docente, área diretiva e dos alunos desta instituição, a respeito da ideia de se realizar um trabalho interdisciplinar para uma educação integral de qualidade. Os resultados alcançados a partir da pesquisa demonstram que os professores entrevistados estão bastante motivados e dispostos a desenvolver esse tipo de trabalho, enquanto que os alunos se mostram abertos a novas metodologias que proporcionem a eles novas experiências.application/pdfporEducação integralInterdisciplinaridadeEducação básicaA interdisciplinaridade como um caminho possível para uma educação integralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000966816.pdf000966816.pdfTexto completoapplication/pdf110133http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117528/1/000966816.pdf519ee7f1781ac7bcd23d90c678d8b000MD51TEXT000966816.pdf.txt000966816.pdf.txtExtracted Texttext/plain43114http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117528/2/000966816.pdf.txtde937c396e8827d6f2aa144845f68199MD52THUMBNAIL000966816.pdf.jpg000966816.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1282http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117528/3/000966816.pdf.jpg805ce0b3a5bd63bedabea6c1b7c177ccMD5310183/1175282018-10-23 08:34:43.477oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117528Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T11:34:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A interdisciplinaridade como um caminho possível para uma educação integral |
title |
A interdisciplinaridade como um caminho possível para uma educação integral |
spellingShingle |
A interdisciplinaridade como um caminho possível para uma educação integral Barros, Fabiano Educação integral Interdisciplinaridade Educação básica |
title_short |
A interdisciplinaridade como um caminho possível para uma educação integral |
title_full |
A interdisciplinaridade como um caminho possível para uma educação integral |
title_fullStr |
A interdisciplinaridade como um caminho possível para uma educação integral |
title_full_unstemmed |
A interdisciplinaridade como um caminho possível para uma educação integral |
title_sort |
A interdisciplinaridade como um caminho possível para uma educação integral |
author |
Barros, Fabiano |
author_facet |
Barros, Fabiano |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Fabiano |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Perondi, Maurício |
contributor_str_mv |
Perondi, Maurício |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação integral Interdisciplinaridade Educação básica |
topic |
Educação integral Interdisciplinaridade Educação básica |
description |
Esse artigo tem como principal objetivo discutir a educação integral a partir de um trabalho interdisciplinar, considerando a interdisciplinaridade como requisito fundamental para a concretização da educação integral na escola contemporânea. A pesquisa foi realizada junto ao corpo docente, direção, supervisão e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Décio Martins Costa em Porto Alegre, situada no bairro Sarandi. A metodologia utilizada para a realização da pesquisa é a pesquisa-ação crítico-colaborativa a partir dos referenciais de Pimenta (PIMENTA, 2005). O presente trabalho visa proporcionar uma perspectiva acerca da visão de parte do quadro docente, área diretiva e dos alunos desta instituição, a respeito da ideia de se realizar um trabalho interdisciplinar para uma educação integral de qualidade. Os resultados alcançados a partir da pesquisa demonstram que os professores entrevistados estão bastante motivados e dispostos a desenvolver esse tipo de trabalho, enquanto que os alunos se mostram abertos a novas metodologias que proporcionem a eles novas experiências. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-06-06T02:00:10Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/117528 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000966816 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/117528 |
identifier_str_mv |
000966816 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117528/1/000966816.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117528/2/000966816.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117528/3/000966816.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
519ee7f1781ac7bcd23d90c678d8b000 de937c396e8827d6f2aa144845f68199 805ce0b3a5bd63bedabea6c1b7c177cc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447149430702080 |