A interdisciplinaridade como um caminho possível para uma educação integral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Fabiano
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/117528
Resumo: Esse artigo tem como principal objetivo discutir a educação integral a partir de um trabalho interdisciplinar, considerando a interdisciplinaridade como requisito fundamental para a concretização da educação integral na escola contemporânea. A pesquisa foi realizada junto ao corpo docente, direção, supervisão e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Décio Martins Costa em Porto Alegre, situada no bairro Sarandi. A metodologia utilizada para a realização da pesquisa é a pesquisa-ação crítico-colaborativa a partir dos referenciais de Pimenta (PIMENTA, 2005). O presente trabalho visa proporcionar uma perspectiva acerca da visão de parte do quadro docente, área diretiva e dos alunos desta instituição, a respeito da ideia de se realizar um trabalho interdisciplinar para uma educação integral de qualidade. Os resultados alcançados a partir da pesquisa demonstram que os professores entrevistados estão bastante motivados e dispostos a desenvolver esse tipo de trabalho, enquanto que os alunos se mostram abertos a novas metodologias que proporcionem a eles novas experiências.
id UFRGS-2_af88a96794b7c1cea61e62a2a30a1377
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117528
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Barros, FabianoPerondi, Maurício2015-06-06T02:00:10Z2015http://hdl.handle.net/10183/117528000966816Esse artigo tem como principal objetivo discutir a educação integral a partir de um trabalho interdisciplinar, considerando a interdisciplinaridade como requisito fundamental para a concretização da educação integral na escola contemporânea. A pesquisa foi realizada junto ao corpo docente, direção, supervisão e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Décio Martins Costa em Porto Alegre, situada no bairro Sarandi. A metodologia utilizada para a realização da pesquisa é a pesquisa-ação crítico-colaborativa a partir dos referenciais de Pimenta (PIMENTA, 2005). O presente trabalho visa proporcionar uma perspectiva acerca da visão de parte do quadro docente, área diretiva e dos alunos desta instituição, a respeito da ideia de se realizar um trabalho interdisciplinar para uma educação integral de qualidade. Os resultados alcançados a partir da pesquisa demonstram que os professores entrevistados estão bastante motivados e dispostos a desenvolver esse tipo de trabalho, enquanto que os alunos se mostram abertos a novas metodologias que proporcionem a eles novas experiências.application/pdfporEducação integralInterdisciplinaridadeEducação básicaA interdisciplinaridade como um caminho possível para uma educação integralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000966816.pdf000966816.pdfTexto completoapplication/pdf110133http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117528/1/000966816.pdf519ee7f1781ac7bcd23d90c678d8b000MD51TEXT000966816.pdf.txt000966816.pdf.txtExtracted Texttext/plain43114http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117528/2/000966816.pdf.txtde937c396e8827d6f2aa144845f68199MD52THUMBNAIL000966816.pdf.jpg000966816.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1282http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117528/3/000966816.pdf.jpg805ce0b3a5bd63bedabea6c1b7c177ccMD5310183/1175282018-10-23 08:34:43.477oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117528Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T11:34:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A interdisciplinaridade como um caminho possível para uma educação integral
title A interdisciplinaridade como um caminho possível para uma educação integral
spellingShingle A interdisciplinaridade como um caminho possível para uma educação integral
Barros, Fabiano
Educação integral
Interdisciplinaridade
Educação básica
title_short A interdisciplinaridade como um caminho possível para uma educação integral
title_full A interdisciplinaridade como um caminho possível para uma educação integral
title_fullStr A interdisciplinaridade como um caminho possível para uma educação integral
title_full_unstemmed A interdisciplinaridade como um caminho possível para uma educação integral
title_sort A interdisciplinaridade como um caminho possível para uma educação integral
author Barros, Fabiano
author_facet Barros, Fabiano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Fabiano
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Perondi, Maurício
contributor_str_mv Perondi, Maurício
dc.subject.por.fl_str_mv Educação integral
Interdisciplinaridade
Educação básica
topic Educação integral
Interdisciplinaridade
Educação básica
description Esse artigo tem como principal objetivo discutir a educação integral a partir de um trabalho interdisciplinar, considerando a interdisciplinaridade como requisito fundamental para a concretização da educação integral na escola contemporânea. A pesquisa foi realizada junto ao corpo docente, direção, supervisão e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Décio Martins Costa em Porto Alegre, situada no bairro Sarandi. A metodologia utilizada para a realização da pesquisa é a pesquisa-ação crítico-colaborativa a partir dos referenciais de Pimenta (PIMENTA, 2005). O presente trabalho visa proporcionar uma perspectiva acerca da visão de parte do quadro docente, área diretiva e dos alunos desta instituição, a respeito da ideia de se realizar um trabalho interdisciplinar para uma educação integral de qualidade. Os resultados alcançados a partir da pesquisa demonstram que os professores entrevistados estão bastante motivados e dispostos a desenvolver esse tipo de trabalho, enquanto que os alunos se mostram abertos a novas metodologias que proporcionem a eles novas experiências.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-06T02:00:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/117528
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000966816
url http://hdl.handle.net/10183/117528
identifier_str_mv 000966816
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117528/1/000966816.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117528/2/000966816.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117528/3/000966816.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 519ee7f1781ac7bcd23d90c678d8b000
de937c396e8827d6f2aa144845f68199
805ce0b3a5bd63bedabea6c1b7c177cc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224486703333376