As brincadeiras nas aulas de educação física e seus significados para as crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Maitê Venuto
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/71645
Resumo: O objetivo desse estudo foi entender de que forma as crianças da Educação Infantil se apropriavam das brincadeiras propostas pelo professor de Educação Física e como construíam maneiras particulares de brincar nesse espaço da aula. Como metodologia realizei observações sistemáticas, durante três meses, nas aulas de Educação Física da Creche Francesca Zacaro Faraco. Dessas observações foram produzidos 23 diários de campo, os quais foram analisados juntamente com 9 diários de campo construídos no período em que lecionei na Creche. Foi possível perceber que as crianças desenvolviam brincadeiras dentro das brincadeiras orientadas pelos professores, ou ainda, desenvolviam brincadeiras paralelas às aulas. Em muitos momentos, essas apropriações iam contra a organização dos professores e eram consideradas “bagunça”. As brincadeiras propostas em aula eram reinventados pelas crianças com a intenção de torná-las mais atrativas. Uma brincadeira atrativa era aquela em que as crianças ganhavam destaque, eram desafiadas e obtinham sucesso. Para as crianças o professor representava alguém que deveria manter a justiça nas brincadeiras e um adulto que brinca. Estar atento para as lógicas do brincar das crianças permite uma ampliação do olhar sobre as aulas; compreender as motivações, as formas de apropriações e os significados que as crianças dão para as brincadeiras propostas, e também para o professor, pode diminuir a distância simbólica entre o adulto (professor) e a criança (aluno). Assim, é possível estabelecer diálogos e aproximações com os objetivos dos professores e os interesses das crianças com as brincadeiras e, dessa maneira, contribuir para bom andamento das aulas.
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