O ensino de História Social do Trabalho no novo Ensino Médio : uma análise do componente curricular obrigatório Mundo do Trabalho no RS (2021-2023)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Naime, Sofia Konzen
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/277180
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo analisar os documentos do Referencial Curricular Gaúcho do Ensino Médio que regem a implementação da reforma do Ensino Médio em relação aos conteúdos de história do Componente Mundo do Trabalho, no Rio Grande do Sul, em contraste com as produções historiográficas recentes sobre os mundos do trabalho e suas dimensões propositivas com o Ensino de História na Educação Básica. A pesquisa se insere no campo de Ensino de História em uma interface com o campo da História Social do Trabalho. A partir da análise desses documentos, procura-se identificar o que vem sendo produzido de intervenções pedagógicas e recursos didáticos dentro do mundo acadêmico para que possam aproximar os estudantes dessa temática, incentivando a reflexão sobre as relações de trabalho e contribuindo para os debates sobre as formas pelas quais o Ensino de História Social do Trabalho está inserido nos documentos mencionados e como ele emerge no currículo escolar.
id UFRGS-2_afe517fea4b5f00625c8e5a9fe2aa991
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/277180
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Naime, Sofia KonzenSperanza, Clarice Gontarski2024-08-10T06:33:02Z2023http://hdl.handle.net/10183/277180001208567A presente pesquisa tem por objetivo analisar os documentos do Referencial Curricular Gaúcho do Ensino Médio que regem a implementação da reforma do Ensino Médio em relação aos conteúdos de história do Componente Mundo do Trabalho, no Rio Grande do Sul, em contraste com as produções historiográficas recentes sobre os mundos do trabalho e suas dimensões propositivas com o Ensino de História na Educação Básica. A pesquisa se insere no campo de Ensino de História em uma interface com o campo da História Social do Trabalho. A partir da análise desses documentos, procura-se identificar o que vem sendo produzido de intervenções pedagógicas e recursos didáticos dentro do mundo acadêmico para que possam aproximar os estudantes dessa temática, incentivando a reflexão sobre as relações de trabalho e contribuindo para os debates sobre as formas pelas quais o Ensino de História Social do Trabalho está inserido nos documentos mencionados e como ele emerge no currículo escolar.The present research aims to analyze the documents of the Gaucho Curricular Reference for High School that govern the implementation of the High School reform in relation to the history contents of the World of Work Component, in Rio Grande do Sul, in contrast to recent historiographical productions about the worlds of work and their propositional dimensions with the Teaching of History in Basic Education. The research falls within the field of History Teaching, in interface with the field of Social History of Work. From the analysis of these documents, we seek to identify what has been produced in pedagogical interventions and teaching resources within the academic world so that it can bring students closer to this topic, encouraging reflection on labor relations and contributing to debates about the ways in which the Teaching of Social History of Work is inserted in normative documents and how it emerges in the school curriculum.application/pdfporEnsino de históriaHistoria social do trabalhoReforma educacionalEnsino médioHistory teachingSocial history of workHigh school reformO ensino de História Social do Trabalho no novo Ensino Médio : uma análise do componente curricular obrigatório Mundo do Trabalho no RS (2021-2023)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2023História: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001208567.pdf.txt001208567.pdf.txtExtracted Texttext/plain72703http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277180/2/001208567.pdf.txt6b7f76aea15027fad2249b40d847e354MD52ORIGINAL001208567.pdfTexto completoapplication/pdf282182http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277180/1/001208567.pdf2887e7990edad529559dbccf7ddae45eMD5110183/2771802024-09-07 06:17:14.13969oai:www.lume.ufrgs.br:10183/277180Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2024-09-07T09:17:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de História Social do Trabalho no novo Ensino Médio : uma análise do componente curricular obrigatório Mundo do Trabalho no RS (2021-2023)
title O ensino de História Social do Trabalho no novo Ensino Médio : uma análise do componente curricular obrigatório Mundo do Trabalho no RS (2021-2023)
spellingShingle O ensino de História Social do Trabalho no novo Ensino Médio : uma análise do componente curricular obrigatório Mundo do Trabalho no RS (2021-2023)
Naime, Sofia Konzen
Ensino de história
Historia social do trabalho
Reforma educacional
Ensino médio
History teaching
Social history of work
High school reform
title_short O ensino de História Social do Trabalho no novo Ensino Médio : uma análise do componente curricular obrigatório Mundo do Trabalho no RS (2021-2023)
title_full O ensino de História Social do Trabalho no novo Ensino Médio : uma análise do componente curricular obrigatório Mundo do Trabalho no RS (2021-2023)
title_fullStr O ensino de História Social do Trabalho no novo Ensino Médio : uma análise do componente curricular obrigatório Mundo do Trabalho no RS (2021-2023)
title_full_unstemmed O ensino de História Social do Trabalho no novo Ensino Médio : uma análise do componente curricular obrigatório Mundo do Trabalho no RS (2021-2023)
title_sort O ensino de História Social do Trabalho no novo Ensino Médio : uma análise do componente curricular obrigatório Mundo do Trabalho no RS (2021-2023)
author Naime, Sofia Konzen
author_facet Naime, Sofia Konzen
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Naime, Sofia Konzen
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Speranza, Clarice Gontarski
contributor_str_mv Speranza, Clarice Gontarski
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de história
Historia social do trabalho
Reforma educacional
Ensino médio
topic Ensino de história
Historia social do trabalho
Reforma educacional
Ensino médio
History teaching
Social history of work
High school reform
dc.subject.eng.fl_str_mv History teaching
Social history of work
High school reform
description A presente pesquisa tem por objetivo analisar os documentos do Referencial Curricular Gaúcho do Ensino Médio que regem a implementação da reforma do Ensino Médio em relação aos conteúdos de história do Componente Mundo do Trabalho, no Rio Grande do Sul, em contraste com as produções historiográficas recentes sobre os mundos do trabalho e suas dimensões propositivas com o Ensino de História na Educação Básica. A pesquisa se insere no campo de Ensino de História em uma interface com o campo da História Social do Trabalho. A partir da análise desses documentos, procura-se identificar o que vem sendo produzido de intervenções pedagógicas e recursos didáticos dentro do mundo acadêmico para que possam aproximar os estudantes dessa temática, incentivando a reflexão sobre as relações de trabalho e contribuindo para os debates sobre as formas pelas quais o Ensino de História Social do Trabalho está inserido nos documentos mencionados e como ele emerge no currículo escolar.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-08-10T06:33:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/277180
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001208567
url http://hdl.handle.net/10183/277180
identifier_str_mv 001208567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277180/2/001208567.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277180/1/001208567.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6b7f76aea15027fad2249b40d847e354
2887e7990edad529559dbccf7ddae45e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724769101938688