Cliente no escuro : um estudo sobre a satisfação do usuário de energia elétrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandez, Graziele Nobre Stigger
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29773
Resumo: A presente monografia tem como tema “Cliente no escuro: um estudo sobre a satisfação do usuário de energia elétrica”, tendo como objetivo principal identificar o nível de satisfação do serviço de distribuição de energia elétrica da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica – CEEED, do município de Pedro Osório- Rio Grande do Sul. A busca da satisfação do consumidor é o objetivo de muitas empresas. Uma das fermentas mais utilizadas para medir o grau de satisfação são as pesquisas de marketing. A necessidade de colher a satisfação dos usuários de energia é gerada quando as empresas querem trabalhar voltadas ao atendimento dos desejos e anseios dos seus clientes, além de servir como uma ferramenta importante para o crescimento e estreitamento do relacionamento cliente-empresa. Desta forma, a metodologia utilizada na monografia desenvolve um estudo exploratório, primeiramente com abordagem qualitativa e depois quantitativa junto aos consumidores comerciais da empresa do ramo de energia elétrica, com o propósito de identificar o nível de satisfação dos mesmos. As pesquisas seguem a mesma metodologia e ao final foram comparados todos os indicadores resultantes, com o propósito de avaliar a satisfação dos clientes. Pretende-se, contudo, que empresa junto ao seu setor de marketing possa utilizar-se deste trabalho com o intuito de realizar mecanismos de conscientização e esclarecimento juntos aos seus consumidores.
id UFRGS-2_b00804a7d491bd829585dd0460b9042e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29773
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fernandez, Graziele Nobre StiggerSilveira, Teniza da2011-06-28T06:00:12Z2010http://hdl.handle.net/10183/29773000775482A presente monografia tem como tema “Cliente no escuro: um estudo sobre a satisfação do usuário de energia elétrica”, tendo como objetivo principal identificar o nível de satisfação do serviço de distribuição de energia elétrica da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica – CEEED, do município de Pedro Osório- Rio Grande do Sul. A busca da satisfação do consumidor é o objetivo de muitas empresas. Uma das fermentas mais utilizadas para medir o grau de satisfação são as pesquisas de marketing. A necessidade de colher a satisfação dos usuários de energia é gerada quando as empresas querem trabalhar voltadas ao atendimento dos desejos e anseios dos seus clientes, além de servir como uma ferramenta importante para o crescimento e estreitamento do relacionamento cliente-empresa. Desta forma, a metodologia utilizada na monografia desenvolve um estudo exploratório, primeiramente com abordagem qualitativa e depois quantitativa junto aos consumidores comerciais da empresa do ramo de energia elétrica, com o propósito de identificar o nível de satisfação dos mesmos. As pesquisas seguem a mesma metodologia e ao final foram comparados todos os indicadores resultantes, com o propósito de avaliar a satisfação dos clientes. Pretende-se, contudo, que empresa junto ao seu setor de marketing possa utilizar-se deste trabalho com o intuito de realizar mecanismos de conscientização e esclarecimento juntos aos seus consumidores.application/pdfporMarketingSatisfação do consumidorServiço ao consumidorCliente no escuro : um estudo sobre a satisfação do usuário de energia elétricainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2010/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000775482.pdf.txt000775482.pdf.txtExtracted Texttext/plain109270http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29773/2/000775482.pdf.txt8242fb847533a2ba6d57ea7ccbad3a06MD52ORIGINAL000775482.pdf000775482.pdfTexto completoapplication/pdf1394045http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29773/1/000775482.pdfd050cf1b81760ef693167e5cdec041a8MD51THUMBNAIL000775482.pdf.jpg000775482.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1232http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29773/3/000775482.pdf.jpge6092fdf7711817af37469ccafcf144bMD5310183/297732018-10-09 09:22:24.86oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29773Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:22:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cliente no escuro : um estudo sobre a satisfação do usuário de energia elétrica
title Cliente no escuro : um estudo sobre a satisfação do usuário de energia elétrica
spellingShingle Cliente no escuro : um estudo sobre a satisfação do usuário de energia elétrica
Fernandez, Graziele Nobre Stigger
Marketing
Satisfação do consumidor
Serviço ao consumidor
title_short Cliente no escuro : um estudo sobre a satisfação do usuário de energia elétrica
title_full Cliente no escuro : um estudo sobre a satisfação do usuário de energia elétrica
title_fullStr Cliente no escuro : um estudo sobre a satisfação do usuário de energia elétrica
title_full_unstemmed Cliente no escuro : um estudo sobre a satisfação do usuário de energia elétrica
title_sort Cliente no escuro : um estudo sobre a satisfação do usuário de energia elétrica
author Fernandez, Graziele Nobre Stigger
author_facet Fernandez, Graziele Nobre Stigger
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandez, Graziele Nobre Stigger
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silveira, Teniza da
contributor_str_mv Silveira, Teniza da
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Satisfação do consumidor
Serviço ao consumidor
topic Marketing
Satisfação do consumidor
Serviço ao consumidor
description A presente monografia tem como tema “Cliente no escuro: um estudo sobre a satisfação do usuário de energia elétrica”, tendo como objetivo principal identificar o nível de satisfação do serviço de distribuição de energia elétrica da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica – CEEED, do município de Pedro Osório- Rio Grande do Sul. A busca da satisfação do consumidor é o objetivo de muitas empresas. Uma das fermentas mais utilizadas para medir o grau de satisfação são as pesquisas de marketing. A necessidade de colher a satisfação dos usuários de energia é gerada quando as empresas querem trabalhar voltadas ao atendimento dos desejos e anseios dos seus clientes, além de servir como uma ferramenta importante para o crescimento e estreitamento do relacionamento cliente-empresa. Desta forma, a metodologia utilizada na monografia desenvolve um estudo exploratório, primeiramente com abordagem qualitativa e depois quantitativa junto aos consumidores comerciais da empresa do ramo de energia elétrica, com o propósito de identificar o nível de satisfação dos mesmos. As pesquisas seguem a mesma metodologia e ao final foram comparados todos os indicadores resultantes, com o propósito de avaliar a satisfação dos clientes. Pretende-se, contudo, que empresa junto ao seu setor de marketing possa utilizar-se deste trabalho com o intuito de realizar mecanismos de conscientização e esclarecimento juntos aos seus consumidores.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-06-28T06:00:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/29773
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000775482
url http://hdl.handle.net/10183/29773
identifier_str_mv 000775482
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29773/2/000775482.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29773/1/000775482.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29773/3/000775482.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8242fb847533a2ba6d57ea7ccbad3a06
d050cf1b81760ef693167e5cdec041a8
e6092fdf7711817af37469ccafcf144b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224410511704064