Cliente no escuro : um estudo sobre a satisfação do usuário de energia elétrica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/29773 |
Resumo: | A presente monografia tem como tema “Cliente no escuro: um estudo sobre a satisfação do usuário de energia elétrica”, tendo como objetivo principal identificar o nível de satisfação do serviço de distribuição de energia elétrica da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica – CEEED, do município de Pedro Osório- Rio Grande do Sul. A busca da satisfação do consumidor é o objetivo de muitas empresas. Uma das fermentas mais utilizadas para medir o grau de satisfação são as pesquisas de marketing. A necessidade de colher a satisfação dos usuários de energia é gerada quando as empresas querem trabalhar voltadas ao atendimento dos desejos e anseios dos seus clientes, além de servir como uma ferramenta importante para o crescimento e estreitamento do relacionamento cliente-empresa. Desta forma, a metodologia utilizada na monografia desenvolve um estudo exploratório, primeiramente com abordagem qualitativa e depois quantitativa junto aos consumidores comerciais da empresa do ramo de energia elétrica, com o propósito de identificar o nível de satisfação dos mesmos. As pesquisas seguem a mesma metodologia e ao final foram comparados todos os indicadores resultantes, com o propósito de avaliar a satisfação dos clientes. Pretende-se, contudo, que empresa junto ao seu setor de marketing possa utilizar-se deste trabalho com o intuito de realizar mecanismos de conscientização e esclarecimento juntos aos seus consumidores. |
id |
UFRGS-2_b00804a7d491bd829585dd0460b9042e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29773 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fernandez, Graziele Nobre StiggerSilveira, Teniza da2011-06-28T06:00:12Z2010http://hdl.handle.net/10183/29773000775482A presente monografia tem como tema “Cliente no escuro: um estudo sobre a satisfação do usuário de energia elétrica”, tendo como objetivo principal identificar o nível de satisfação do serviço de distribuição de energia elétrica da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica – CEEED, do município de Pedro Osório- Rio Grande do Sul. A busca da satisfação do consumidor é o objetivo de muitas empresas. Uma das fermentas mais utilizadas para medir o grau de satisfação são as pesquisas de marketing. A necessidade de colher a satisfação dos usuários de energia é gerada quando as empresas querem trabalhar voltadas ao atendimento dos desejos e anseios dos seus clientes, além de servir como uma ferramenta importante para o crescimento e estreitamento do relacionamento cliente-empresa. Desta forma, a metodologia utilizada na monografia desenvolve um estudo exploratório, primeiramente com abordagem qualitativa e depois quantitativa junto aos consumidores comerciais da empresa do ramo de energia elétrica, com o propósito de identificar o nível de satisfação dos mesmos. As pesquisas seguem a mesma metodologia e ao final foram comparados todos os indicadores resultantes, com o propósito de avaliar a satisfação dos clientes. Pretende-se, contudo, que empresa junto ao seu setor de marketing possa utilizar-se deste trabalho com o intuito de realizar mecanismos de conscientização e esclarecimento juntos aos seus consumidores.application/pdfporMarketingSatisfação do consumidorServiço ao consumidorCliente no escuro : um estudo sobre a satisfação do usuário de energia elétricainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2010/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000775482.pdf.txt000775482.pdf.txtExtracted Texttext/plain109270http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29773/2/000775482.pdf.txt8242fb847533a2ba6d57ea7ccbad3a06MD52ORIGINAL000775482.pdf000775482.pdfTexto completoapplication/pdf1394045http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29773/1/000775482.pdfd050cf1b81760ef693167e5cdec041a8MD51THUMBNAIL000775482.pdf.jpg000775482.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1232http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29773/3/000775482.pdf.jpge6092fdf7711817af37469ccafcf144bMD5310183/297732018-10-09 09:22:24.86oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29773Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:22:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cliente no escuro : um estudo sobre a satisfação do usuário de energia elétrica |
title |
Cliente no escuro : um estudo sobre a satisfação do usuário de energia elétrica |
spellingShingle |
Cliente no escuro : um estudo sobre a satisfação do usuário de energia elétrica Fernandez, Graziele Nobre Stigger Marketing Satisfação do consumidor Serviço ao consumidor |
title_short |
Cliente no escuro : um estudo sobre a satisfação do usuário de energia elétrica |
title_full |
Cliente no escuro : um estudo sobre a satisfação do usuário de energia elétrica |
title_fullStr |
Cliente no escuro : um estudo sobre a satisfação do usuário de energia elétrica |
title_full_unstemmed |
Cliente no escuro : um estudo sobre a satisfação do usuário de energia elétrica |
title_sort |
Cliente no escuro : um estudo sobre a satisfação do usuário de energia elétrica |
author |
Fernandez, Graziele Nobre Stigger |
author_facet |
Fernandez, Graziele Nobre Stigger |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandez, Graziele Nobre Stigger |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silveira, Teniza da |
contributor_str_mv |
Silveira, Teniza da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Satisfação do consumidor Serviço ao consumidor |
topic |
Marketing Satisfação do consumidor Serviço ao consumidor |
description |
A presente monografia tem como tema “Cliente no escuro: um estudo sobre a satisfação do usuário de energia elétrica”, tendo como objetivo principal identificar o nível de satisfação do serviço de distribuição de energia elétrica da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica – CEEED, do município de Pedro Osório- Rio Grande do Sul. A busca da satisfação do consumidor é o objetivo de muitas empresas. Uma das fermentas mais utilizadas para medir o grau de satisfação são as pesquisas de marketing. A necessidade de colher a satisfação dos usuários de energia é gerada quando as empresas querem trabalhar voltadas ao atendimento dos desejos e anseios dos seus clientes, além de servir como uma ferramenta importante para o crescimento e estreitamento do relacionamento cliente-empresa. Desta forma, a metodologia utilizada na monografia desenvolve um estudo exploratório, primeiramente com abordagem qualitativa e depois quantitativa junto aos consumidores comerciais da empresa do ramo de energia elétrica, com o propósito de identificar o nível de satisfação dos mesmos. As pesquisas seguem a mesma metodologia e ao final foram comparados todos os indicadores resultantes, com o propósito de avaliar a satisfação dos clientes. Pretende-se, contudo, que empresa junto ao seu setor de marketing possa utilizar-se deste trabalho com o intuito de realizar mecanismos de conscientização e esclarecimento juntos aos seus consumidores. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-06-28T06:00:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/29773 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000775482 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/29773 |
identifier_str_mv |
000775482 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29773/2/000775482.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29773/1/000775482.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29773/3/000775482.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8242fb847533a2ba6d57ea7ccbad3a06 d050cf1b81760ef693167e5cdec041a8 e6092fdf7711817af37469ccafcf144b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447059811008512 |