Formação de professores e os limites e possibilidades das tecnologias digitais na Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Habowski, Adilson Cristiano
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Conte, Elaine, Flores, Helen Rose Flores de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/216589
Resumo: O artigo, de bases hermenêuticas, apresenta alguns desafios comuns à formação de professores e esboça projeções tecnológicas descentralizadas na educação. Partimos das seguintes problematizações: De que forma é viável articular uma formação de professores para o planejamento com as tecnologias, indo além dos tecnicismos e do ensino unidirecional? Quais os desafios que as profundas transformações trazem nas formas de se relacionar com o outro no mundo tecnológico na educação? Os resultados indicam que não se trata simplesmente de garantir que as inovações tecnológicas entrem na cultura escolar, mas de dar condições de tempo para que os professores possam pensar, aprender com o outro e ressignificar o antigo, resistindo ao ensino fabricado e integrando as potencialidades humanas.
id UFRGS-2_b06fc2085f277ca3860c976e1ab2d0e8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216589
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Habowski, Adilson CristianoConte, ElaineFlores, Helen Rose Flores de2020-12-17T04:09:34Z20200103-7706http://hdl.handle.net/10183/216589001119722O artigo, de bases hermenêuticas, apresenta alguns desafios comuns à formação de professores e esboça projeções tecnológicas descentralizadas na educação. Partimos das seguintes problematizações: De que forma é viável articular uma formação de professores para o planejamento com as tecnologias, indo além dos tecnicismos e do ensino unidirecional? Quais os desafios que as profundas transformações trazem nas formas de se relacionar com o outro no mundo tecnológico na educação? Os resultados indicam que não se trata simplesmente de garantir que as inovações tecnológicas entrem na cultura escolar, mas de dar condições de tempo para que os professores possam pensar, aprender com o outro e ressignificar o antigo, resistindo ao ensino fabricado e integrando as potencialidades humanas.The article, based on hermeneutic bases, presents some challenges common to teacher education and outlines decentralized technological projections in education. We start from the following problematizations: How is it feasible to articulate a teacher training for planning with technologies, going beyond technicalities and unidirectional teaching? What challenges do profound transformations bring in the ways of relating to each other in the technological world in education? The results indicate that it is not simply a question of ensuring that technological innovations enter the school culture, but of giving conditions of time for teachers to think, learn from the other and resignify the old, resisting the manufactured teaching and integrating human potentialities.Keywords:Teacher Training; Technologies; Planning.application/pdfporHorizontes (Bragança Paulista). Bragança Paulista, SP. Vol. 38, n. 1 (2020), p. [1-18]Tecnologia da informaçãoEducaçãoTeacher TrainingTechnologiesPlanningFormação de professores e os limites e possibilidades das tecnologias digitais na EducaçãoTeacher training and the limits and possibilities of digital technologies in education info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001119722.pdf.txt001119722.pdf.txtExtracted Texttext/plain47622http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216589/2/001119722.pdf.txt28b51e66350b52c64a9227e4e2a00979MD52ORIGINAL001119722.pdfTexto completoapplication/pdf285333http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216589/1/001119722.pdfa9722715c16b7b4bdcc430356434d5b3MD5110183/2165892020-12-18 05:13:08.568509oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216589Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-12-18T07:13:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação de professores e os limites e possibilidades das tecnologias digitais na Educação
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Teacher training and the limits and possibilities of digital technologies in education
title Formação de professores e os limites e possibilidades das tecnologias digitais na Educação
spellingShingle Formação de professores e os limites e possibilidades das tecnologias digitais na Educação
Habowski, Adilson Cristiano
Tecnologia da informação
Educação
Teacher Training
Technologies
Planning
title_short Formação de professores e os limites e possibilidades das tecnologias digitais na Educação
title_full Formação de professores e os limites e possibilidades das tecnologias digitais na Educação
title_fullStr Formação de professores e os limites e possibilidades das tecnologias digitais na Educação
title_full_unstemmed Formação de professores e os limites e possibilidades das tecnologias digitais na Educação
title_sort Formação de professores e os limites e possibilidades das tecnologias digitais na Educação
author Habowski, Adilson Cristiano
author_facet Habowski, Adilson Cristiano
Conte, Elaine
Flores, Helen Rose Flores de
author_role author
author2 Conte, Elaine
Flores, Helen Rose Flores de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Habowski, Adilson Cristiano
Conte, Elaine
Flores, Helen Rose Flores de
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia da informação
Educação
topic Tecnologia da informação
Educação
Teacher Training
Technologies
Planning
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher Training
Technologies
Planning
description O artigo, de bases hermenêuticas, apresenta alguns desafios comuns à formação de professores e esboça projeções tecnológicas descentralizadas na educação. Partimos das seguintes problematizações: De que forma é viável articular uma formação de professores para o planejamento com as tecnologias, indo além dos tecnicismos e do ensino unidirecional? Quais os desafios que as profundas transformações trazem nas formas de se relacionar com o outro no mundo tecnológico na educação? Os resultados indicam que não se trata simplesmente de garantir que as inovações tecnológicas entrem na cultura escolar, mas de dar condições de tempo para que os professores possam pensar, aprender com o outro e ressignificar o antigo, resistindo ao ensino fabricado e integrando as potencialidades humanas.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-17T04:09:34Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/216589
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-7706
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001119722
identifier_str_mv 0103-7706
001119722
url http://hdl.handle.net/10183/216589
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Horizontes (Bragança Paulista). Bragança Paulista, SP. Vol. 38, n. 1 (2020), p. [1-18]
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216589/2/001119722.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216589/1/001119722.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 28b51e66350b52c64a9227e4e2a00979
a9722715c16b7b4bdcc430356434d5b3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225004459753472