"Maria esperança, suzanas e outras marias" : aprendizagem do lúdico na EJA na esperiência de construção de fotonovela

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ludwig, Carla Angelica
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/102977
Resumo: Este trabalho versa sobre aprendizagens em projetos pedagógicos pautados pelo uso de estratégias envolvendo a ludicidade na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Via de regra, a ludicidade é relacionada à Educação de crianças. O estudo problematiza tal relação, ao pontuar o lúdico como vetor importante de aprendizagens e constituição do sujeito, independente de faixa etária. Para tal, revisitam-se experiências do estágio docente, realizado em turma de EJA em escola da rede municipal de Porto Alegre, em 2013. Tematiza-se, dentre as experiências realizadas, a construção de fotonovela intitulada “Maria Esperança”, em que a ludicidade foi um princípio orientador. Sobre a especificidade da EJA, conta-se com apontamentos de Freire (1996), Pinto (2010) e Réus (2013). Sobre o lúdico e experiências envolvendo a ludicidade na EJA, tomam-se considerações de Huizinga (2000) e Galdino et al (2012). O estudo configura-se como pesquisa participante (BRANDÃO, BORGES, 2007; DEMO, 2008). Os instrumentos de coleta de dados foram registros do diário de campo e realização de entrevistas semiestruturadas com o grupo participante da pesquisa. O estudo busca contribuir com a discussão sobre trabalho pedagógico na EJA, suas especificidades e potencialidades, ao trazer indícios da positividade de metodologias que se valem da ludicidade, pelas aprendizagens construídas e potenciais aberturas a instâncias de participação do grupo de trabalho, por uma construção mais coletivizada das práticas pedagógicas.
id UFRGS-2_8af6eefaafdc483b6fc821fc3ca959cd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102977
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ludwig, Carla AngelicaAlves, Evandro2014-09-12T02:10:34Z2014http://hdl.handle.net/10183/102977000935791Este trabalho versa sobre aprendizagens em projetos pedagógicos pautados pelo uso de estratégias envolvendo a ludicidade na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Via de regra, a ludicidade é relacionada à Educação de crianças. O estudo problematiza tal relação, ao pontuar o lúdico como vetor importante de aprendizagens e constituição do sujeito, independente de faixa etária. Para tal, revisitam-se experiências do estágio docente, realizado em turma de EJA em escola da rede municipal de Porto Alegre, em 2013. Tematiza-se, dentre as experiências realizadas, a construção de fotonovela intitulada “Maria Esperança”, em que a ludicidade foi um princípio orientador. Sobre a especificidade da EJA, conta-se com apontamentos de Freire (1996), Pinto (2010) e Réus (2013). Sobre o lúdico e experiências envolvendo a ludicidade na EJA, tomam-se considerações de Huizinga (2000) e Galdino et al (2012). O estudo configura-se como pesquisa participante (BRANDÃO, BORGES, 2007; DEMO, 2008). Os instrumentos de coleta de dados foram registros do diário de campo e realização de entrevistas semiestruturadas com o grupo participante da pesquisa. O estudo busca contribuir com a discussão sobre trabalho pedagógico na EJA, suas especificidades e potencialidades, ao trazer indícios da positividade de metodologias que se valem da ludicidade, pelas aprendizagens construídas e potenciais aberturas a instâncias de participação do grupo de trabalho, por uma construção mais coletivizada das práticas pedagógicas.application/pdfporEducação de jovens e adultosJogos pedagógicosPrática pedagógica"Maria esperança, suzanas e outras marias" : aprendizagem do lúdico na EJA na esperiência de construção de fotonovelainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000935791.pdf000935791.pdfTexto completoapplication/pdf1180209http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102977/1/000935791.pdfbe0c3181f63ed60378ae0ea9db191dd9MD51TEXT000935791.pdf.txt000935791.pdf.txtExtracted Texttext/plain97474http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102977/2/000935791.pdf.txt8e70bf8145ba99ee2feae3b9410a8f5dMD52THUMBNAIL000935791.pdf.jpg000935791.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1041http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102977/3/000935791.pdf.jpge1a7a87e536be25dbd1fa95f4f312b84MD5310183/1029772018-10-23 09:24:48.623oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102977Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:24:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "Maria esperança, suzanas e outras marias" : aprendizagem do lúdico na EJA na esperiência de construção de fotonovela
title "Maria esperança, suzanas e outras marias" : aprendizagem do lúdico na EJA na esperiência de construção de fotonovela
spellingShingle "Maria esperança, suzanas e outras marias" : aprendizagem do lúdico na EJA na esperiência de construção de fotonovela
Ludwig, Carla Angelica
Educação de jovens e adultos
Jogos pedagógicos
Prática pedagógica
title_short "Maria esperança, suzanas e outras marias" : aprendizagem do lúdico na EJA na esperiência de construção de fotonovela
title_full "Maria esperança, suzanas e outras marias" : aprendizagem do lúdico na EJA na esperiência de construção de fotonovela
title_fullStr "Maria esperança, suzanas e outras marias" : aprendizagem do lúdico na EJA na esperiência de construção de fotonovela
title_full_unstemmed "Maria esperança, suzanas e outras marias" : aprendizagem do lúdico na EJA na esperiência de construção de fotonovela
title_sort "Maria esperança, suzanas e outras marias" : aprendizagem do lúdico na EJA na esperiência de construção de fotonovela
author Ludwig, Carla Angelica
author_facet Ludwig, Carla Angelica
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ludwig, Carla Angelica
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alves, Evandro
contributor_str_mv Alves, Evandro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Jogos pedagógicos
Prática pedagógica
topic Educação de jovens e adultos
Jogos pedagógicos
Prática pedagógica
description Este trabalho versa sobre aprendizagens em projetos pedagógicos pautados pelo uso de estratégias envolvendo a ludicidade na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Via de regra, a ludicidade é relacionada à Educação de crianças. O estudo problematiza tal relação, ao pontuar o lúdico como vetor importante de aprendizagens e constituição do sujeito, independente de faixa etária. Para tal, revisitam-se experiências do estágio docente, realizado em turma de EJA em escola da rede municipal de Porto Alegre, em 2013. Tematiza-se, dentre as experiências realizadas, a construção de fotonovela intitulada “Maria Esperança”, em que a ludicidade foi um princípio orientador. Sobre a especificidade da EJA, conta-se com apontamentos de Freire (1996), Pinto (2010) e Réus (2013). Sobre o lúdico e experiências envolvendo a ludicidade na EJA, tomam-se considerações de Huizinga (2000) e Galdino et al (2012). O estudo configura-se como pesquisa participante (BRANDÃO, BORGES, 2007; DEMO, 2008). Os instrumentos de coleta de dados foram registros do diário de campo e realização de entrevistas semiestruturadas com o grupo participante da pesquisa. O estudo busca contribuir com a discussão sobre trabalho pedagógico na EJA, suas especificidades e potencialidades, ao trazer indícios da positividade de metodologias que se valem da ludicidade, pelas aprendizagens construídas e potenciais aberturas a instâncias de participação do grupo de trabalho, por uma construção mais coletivizada das práticas pedagógicas.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-12T02:10:34Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/102977
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000935791
url http://hdl.handle.net/10183/102977
identifier_str_mv 000935791
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102977/1/000935791.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102977/2/000935791.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102977/3/000935791.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv be0c3181f63ed60378ae0ea9db191dd9
8e70bf8145ba99ee2feae3b9410a8f5d
e1a7a87e536be25dbd1fa95f4f312b84
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224471404609536