As contribuições de um agente conversacional no ensino e aprendizagem da física : uma revisão de literatura
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/253379 |
Resumo: | O artigo aborda as contribuições do agente conversacional/chatbot/tutor virtual no ensino e aprendizagem dos conteúdos da Física. O chatbot é um programa que simula um diálogo entre o homem e um robô em linguagem natural. A pesquisa bibliográfica contempla estudos internacionais e nacionais, mediado pela busca das palavras-chave: (chatbot, education, high school, physics); com recorte temporal de 2016-2020, utilizou-se 08 artigos que atendiam aos critérios de inclusão. Os benefícios para aprendizagem compõem-se: estabelecimento de uma metodologia ativa de ensino, proposição de mais um “espaço virtual” para receber feedback; capacidade de simular experimentos, proporcionando uma alternativa à escassez de laboratórios de Ciências. O agente conversacional, comparado a outros métodos pedagógicos, demonstra-se superior à leitura de um livro sobre os mesmos conteúdos, em tempos iguais. A evolução na aprendizagem foi equivalente em pesquisas relacionando o tutor virtual e tutores humanos, prevalecendo os tutores humanos em situações de esclarecimento de dúvidas. |
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Soares, Kátia MartinsTarouco, Liane Margarida RockenbachSilva, Patrícia Fernanda da2023-01-04T05:05:38Z20212237-9185http://hdl.handle.net/10183/253379001158470O artigo aborda as contribuições do agente conversacional/chatbot/tutor virtual no ensino e aprendizagem dos conteúdos da Física. O chatbot é um programa que simula um diálogo entre o homem e um robô em linguagem natural. A pesquisa bibliográfica contempla estudos internacionais e nacionais, mediado pela busca das palavras-chave: (chatbot, education, high school, physics); com recorte temporal de 2016-2020, utilizou-se 08 artigos que atendiam aos critérios de inclusão. Os benefícios para aprendizagem compõem-se: estabelecimento de uma metodologia ativa de ensino, proposição de mais um “espaço virtual” para receber feedback; capacidade de simular experimentos, proporcionando uma alternativa à escassez de laboratórios de Ciências. O agente conversacional, comparado a outros métodos pedagógicos, demonstra-se superior à leitura de um livro sobre os mesmos conteúdos, em tempos iguais. A evolução na aprendizagem foi equivalente em pesquisas relacionando o tutor virtual e tutores humanos, prevalecendo os tutores humanos em situações de esclarecimento de dúvidas.he article addresses the contributions of the conversational agent/chatbot/virtual tutor in teaching and learning the contents of Physics. The chatbot is a program that simulates a dialogue between man and a robot in natural language. The bibliographic research includes international and national studies, mediated by the search for keywords: (chatbot, education, high school, physics); with a 2016-2020 time frame, 08 articles were used that contemplate the inclusion criteria. The benefits for learning are: establishment of an active teaching methodology, proposing yet another “virtual space” to receive feedback; ability to simulate experiments, providing an alternative to the scarcity of science laboratories. The conversational agent, compared to other pedagogical methods, proves to be superior to reading a book on the same contents, at equal times. The evolution in learning was equivalent in research relating the virtual tutor and human tutors, with human tutors prevailing in situations of clarification of doubts.El artículo aborda las aportaciones del agente conversacional/chatbot/tutor virtual en la enseñanza y aprendizaje de los contenidos de Física. El chatbot es un programa que simulaun diálogo entre un hombre y un robot en lenguaje natural. La investigación bibliográfica incluye estudios internacionales y nacionales, mediados por la búsqueda de palabras clave: (chatbot, educación, bachillerato, física); con un marco temporal 2016-2020, se utilizaron 08 artículos que contemplan los criterios de inclusión. Los beneficios para el aprendizaje son: establecimiento de una metodología de enseñanza activa, proponiendo otro “espacio virtual” para recibir retroalimentación; capacidad para simular experimentos, proporcionando una alternativa a la escasez de laboratorios de ciencias. El agente conversacional, comparado con otros métodos pedagógicos, resulta superior a leer un libro sobre los mismos contenidos, en momentos iguales. La evolución en el aprendizaje fue equivalente en las investigaciones que relacionan al tutor virtual y los tutores humanos, predominando los tutores humanos en situaciones de aclaración de dudas.application/pdfporRevista Educar Mais. Pelotas, RS. Vol. 5, n. 5 (2021), p. 1313-1329Ensino médioFísicaTecnologia educacionalChatbotPhysicsEducationHigh schoolLearningFísicaEducaciónEscuela secundariaAprendizajesAs contribuições de um agente conversacional no ensino e aprendizagem da física : uma revisão de literaturaThe conversational agents’ contributions in teaching and learning physics : a literature reviewLas contribuciones de los agentes conversacionales en la enseñanza y el aprendizaje de la física : revisión de la literaturainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001158470.pdf.txt001158470.pdf.txtExtracted Texttext/plain57102http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253379/2/001158470.pdf.txt3485458e4abcb8a665c7e18416042f42MD52ORIGINAL001158470.pdfTexto completoapplication/pdf196397http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253379/1/001158470.pdf810891f6c3cfc6efc92f47860a4935fcMD5110183/2533792023-01-06 06:01:34.024962oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253379Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2023-01-06T08:01:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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