As contribuições de um agente conversacional no ensino e aprendizagem da física : uma revisão de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Kátia Martins
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Tarouco, Liane Margarida Rockenbach, Silva, Patrícia Fernanda da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/253379
Resumo: O artigo aborda as contribuições do agente conversacional/chatbot/tutor virtual no ensino e aprendizagem dos conteúdos da Física. O chatbot é um programa que simula um diálogo entre o homem e um robô em linguagem natural. A pesquisa bibliográfica contempla estudos internacionais e nacionais, mediado pela busca das palavras-chave: (chatbot, education, high school, physics); com recorte temporal de 2016-2020, utilizou-se 08 artigos que atendiam aos critérios de inclusão. Os benefícios para aprendizagem compõem-se: estabelecimento de uma metodologia ativa de ensino, proposição de mais um “espaço virtual” para receber feedback; capacidade de simular experimentos, proporcionando uma alternativa à escassez de laboratórios de Ciências. O agente conversacional, comparado a outros métodos pedagógicos, demonstra-se superior à leitura de um livro sobre os mesmos conteúdos, em tempos iguais. A evolução na aprendizagem foi equivalente em pesquisas relacionando o tutor virtual e tutores humanos, prevalecendo os tutores humanos em situações de esclarecimento de dúvidas.
id UFRGS-2_b1186c565fd3c5f4d76ece560374a4d0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253379
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Soares, Kátia MartinsTarouco, Liane Margarida RockenbachSilva, Patrícia Fernanda da2023-01-04T05:05:38Z20212237-9185http://hdl.handle.net/10183/253379001158470O artigo aborda as contribuições do agente conversacional/chatbot/tutor virtual no ensino e aprendizagem dos conteúdos da Física. O chatbot é um programa que simula um diálogo entre o homem e um robô em linguagem natural. A pesquisa bibliográfica contempla estudos internacionais e nacionais, mediado pela busca das palavras-chave: (chatbot, education, high school, physics); com recorte temporal de 2016-2020, utilizou-se 08 artigos que atendiam aos critérios de inclusão. Os benefícios para aprendizagem compõem-se: estabelecimento de uma metodologia ativa de ensino, proposição de mais um “espaço virtual” para receber feedback; capacidade de simular experimentos, proporcionando uma alternativa à escassez de laboratórios de Ciências. O agente conversacional, comparado a outros métodos pedagógicos, demonstra-se superior à leitura de um livro sobre os mesmos conteúdos, em tempos iguais. A evolução na aprendizagem foi equivalente em pesquisas relacionando o tutor virtual e tutores humanos, prevalecendo os tutores humanos em situações de esclarecimento de dúvidas.he article addresses the contributions of the conversational agent/chatbot/virtual tutor in teaching and learning the contents of Physics. The chatbot is a program that simulates a dialogue between man and a robot in natural language. The bibliographic research includes international and national studies, mediated by the search for keywords: (chatbot, education, high school, physics); with a 2016-2020 time frame, 08 articles were used that contemplate the inclusion criteria. The benefits for learning are: establishment of an active teaching methodology, proposing yet another “virtual space” to receive feedback; ability to simulate experiments, providing an alternative to the scarcity of science laboratories. The conversational agent, compared to other pedagogical methods, proves to be superior to reading a book on the same contents, at equal times. The evolution in learning was equivalent in research relating the virtual tutor and human tutors, with human tutors prevailing in situations of clarification of doubts.El artículo aborda las aportaciones del agente conversacional/chatbot/tutor virtual en la enseñanza y aprendizaje de los contenidos de Física. El chatbot es un programa que simulaun diálogo entre un hombre y un robot en lenguaje natural. La investigación bibliográfica incluye estudios internacionales y nacionales, mediados por la búsqueda de palabras clave: (chatbot, educación, bachillerato, física); con un marco temporal 2016-2020, se utilizaron 08 artículos que contemplan los criterios de inclusión. Los beneficios para el aprendizaje son: establecimiento de una metodología de enseñanza activa, proponiendo otro “espacio virtual” para recibir retroalimentación; capacidad para simular experimentos, proporcionando una alternativa a la escasez de laboratorios de ciencias. El agente conversacional, comparado con otros métodos pedagógicos, resulta superior a leer un libro sobre los mismos contenidos, en momentos iguales. La evolución en el aprendizaje fue equivalente en las investigaciones que relacionan al tutor virtual y los tutores humanos, predominando los tutores humanos en situaciones de aclaración de dudas.application/pdfporRevista Educar Mais. Pelotas, RS. Vol. 5, n. 5 (2021), p. 1313-1329Ensino médioFísicaTecnologia educacionalChatbotPhysicsEducationHigh schoolLearningFísicaEducaciónEscuela secundariaAprendizajesAs contribuições de um agente conversacional no ensino e aprendizagem da física : uma revisão de literaturaThe conversational agents’ contributions in teaching and learning physics : a literature reviewLas contribuciones de los agentes conversacionales en la enseñanza y el aprendizaje de la física : revisión de la literaturainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001158470.pdf.txt001158470.pdf.txtExtracted Texttext/plain57102http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253379/2/001158470.pdf.txt3485458e4abcb8a665c7e18416042f42MD52ORIGINAL001158470.pdfTexto completoapplication/pdf196397http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253379/1/001158470.pdf810891f6c3cfc6efc92f47860a4935fcMD5110183/2533792023-01-06 06:01:34.024962oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253379Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-06T08:01:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As contribuições de um agente conversacional no ensino e aprendizagem da física : uma revisão de literatura
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The conversational agents’ contributions in teaching and learning physics : a literature review
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Las contribuciones de los agentes conversacionales en la enseñanza y el aprendizaje de la física : revisión de la literatura
title As contribuições de um agente conversacional no ensino e aprendizagem da física : uma revisão de literatura
spellingShingle As contribuições de um agente conversacional no ensino e aprendizagem da física : uma revisão de literatura
Soares, Kátia Martins
Ensino médio
Física
Tecnologia educacional
Chatbot
Physics
Education
High school
Learning
Física
Educación
Escuela secundaria
Aprendizajes
title_short As contribuições de um agente conversacional no ensino e aprendizagem da física : uma revisão de literatura
title_full As contribuições de um agente conversacional no ensino e aprendizagem da física : uma revisão de literatura
title_fullStr As contribuições de um agente conversacional no ensino e aprendizagem da física : uma revisão de literatura
title_full_unstemmed As contribuições de um agente conversacional no ensino e aprendizagem da física : uma revisão de literatura
title_sort As contribuições de um agente conversacional no ensino e aprendizagem da física : uma revisão de literatura
author Soares, Kátia Martins
author_facet Soares, Kátia Martins
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Silva, Patrícia Fernanda da
author_role author
author2 Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Silva, Patrícia Fernanda da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Kátia Martins
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Silva, Patrícia Fernanda da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Física
Tecnologia educacional
topic Ensino médio
Física
Tecnologia educacional
Chatbot
Physics
Education
High school
Learning
Física
Educación
Escuela secundaria
Aprendizajes
dc.subject.eng.fl_str_mv Chatbot
Physics
Education
High school
Learning
dc.subject.spa.fl_str_mv Física
Educación
Escuela secundaria
Aprendizajes
description O artigo aborda as contribuições do agente conversacional/chatbot/tutor virtual no ensino e aprendizagem dos conteúdos da Física. O chatbot é um programa que simula um diálogo entre o homem e um robô em linguagem natural. A pesquisa bibliográfica contempla estudos internacionais e nacionais, mediado pela busca das palavras-chave: (chatbot, education, high school, physics); com recorte temporal de 2016-2020, utilizou-se 08 artigos que atendiam aos critérios de inclusão. Os benefícios para aprendizagem compõem-se: estabelecimento de uma metodologia ativa de ensino, proposição de mais um “espaço virtual” para receber feedback; capacidade de simular experimentos, proporcionando uma alternativa à escassez de laboratórios de Ciências. O agente conversacional, comparado a outros métodos pedagógicos, demonstra-se superior à leitura de um livro sobre os mesmos conteúdos, em tempos iguais. A evolução na aprendizagem foi equivalente em pesquisas relacionando o tutor virtual e tutores humanos, prevalecendo os tutores humanos em situações de esclarecimento de dúvidas.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-04T05:05:38Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/253379
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2237-9185
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001158470
identifier_str_mv 2237-9185
001158470
url http://hdl.handle.net/10183/253379
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Educar Mais. Pelotas, RS. Vol. 5, n. 5 (2021), p. 1313-1329
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253379/2/001158470.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253379/1/001158470.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3485458e4abcb8a665c7e18416042f42
810891f6c3cfc6efc92f47860a4935fc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225078103343104