Abordando o luto na escola : experiência em comunidade em situação de vulnerabilidade no sul do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bandeira, Andrea Gonçalves
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Witt, Regina Rigatto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/170658
Resumo: O objetivo deste artigo é discutir uma ação de promoção em saúde desenvolvida no âmbito do Programa de Saúde na Escola abordando a temática luto e morte. Trata-se de um relato de experiência. A ação foi desencadeada por solicitação da escola, diante da situação de perda de uma professora. A revisão da literatura indicou a oportunidade do trabalho deste tema com jovens em situação de vulnerabilidade. Foram realizadas oficinas em sala de aula, com desenvolvimento de dinâmica que visou à expressão de sentimentos perante a situação vivenciada na escola ou na sua vida. A experiência mostrou que a escola é um espaço no qual este processo pode ser compartilhado e explicitado.
id UFRGS-2_b1a3daa21656bb0bf2b050b0de390e2d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170658
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bandeira, Andrea GonçalvesWitt, Regina Rigatto2017-11-29T02:30:50Z20171676-188xhttp://hdl.handle.net/10183/170658001053551O objetivo deste artigo é discutir uma ação de promoção em saúde desenvolvida no âmbito do Programa de Saúde na Escola abordando a temática luto e morte. Trata-se de um relato de experiência. A ação foi desencadeada por solicitação da escola, diante da situação de perda de uma professora. A revisão da literatura indicou a oportunidade do trabalho deste tema com jovens em situação de vulnerabilidade. Foram realizadas oficinas em sala de aula, com desenvolvimento de dinâmica que visou à expressão de sentimentos perante a situação vivenciada na escola ou na sua vida. A experiência mostrou que a escola é um espaço no qual este processo pode ser compartilhado e explicitado.The purpose of this article is to discuss health promotion program developed under the Health Program at the School addressing the theme mourning and death. This is an experience report. The action was triggered by school request, opposite one loss situation teachers. The literature review indicated the opportunity of working this issue with young people in vulnerable situations. Workshops were held in the classroom, with development momentum that aimed at the expression of feelings towards the situation experienced at school or in your life. Experience has shown that the school is a space where this process can be shared and explained.application/pdfporRevista contexto & saúde: revista do Departamento de Ciências da Saúde. Ijui. Vol. 17, n. 33 (2017), p. 183-199Educação em saúdeMorteSaúde escolarHealth educationDeathGriefSchool healthAbordando o luto na escola : experiência em comunidade em situação de vulnerabilidade no sul do BrasilAddressing grief in school : experiment in community in a vulnerable situation in southern Brazilinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001053551.pdf001053551.pdfTexto completoapplication/pdf101886http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170658/1/001053551.pdf2321192a3131a08be8ea98d63107eb43MD51TEXT001053551.pdf.txt001053551.pdf.txtExtracted Texttext/plain19334http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170658/2/001053551.pdf.txt1f1c7bfa7339582bea3cfeea9b9abdd3MD5210183/1706582017-11-30 02:32:18.156036oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170658Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-11-30T04:32:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Abordando o luto na escola : experiência em comunidade em situação de vulnerabilidade no sul do Brasil
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Addressing grief in school : experiment in community in a vulnerable situation in southern Brazil
title Abordando o luto na escola : experiência em comunidade em situação de vulnerabilidade no sul do Brasil
spellingShingle Abordando o luto na escola : experiência em comunidade em situação de vulnerabilidade no sul do Brasil
Bandeira, Andrea Gonçalves
Educação em saúde
Morte
Saúde escolar
Health education
Death
Grief
School health
title_short Abordando o luto na escola : experiência em comunidade em situação de vulnerabilidade no sul do Brasil
title_full Abordando o luto na escola : experiência em comunidade em situação de vulnerabilidade no sul do Brasil
title_fullStr Abordando o luto na escola : experiência em comunidade em situação de vulnerabilidade no sul do Brasil
title_full_unstemmed Abordando o luto na escola : experiência em comunidade em situação de vulnerabilidade no sul do Brasil
title_sort Abordando o luto na escola : experiência em comunidade em situação de vulnerabilidade no sul do Brasil
author Bandeira, Andrea Gonçalves
author_facet Bandeira, Andrea Gonçalves
Witt, Regina Rigatto
author_role author
author2 Witt, Regina Rigatto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bandeira, Andrea Gonçalves
Witt, Regina Rigatto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde
Morte
Saúde escolar
topic Educação em saúde
Morte
Saúde escolar
Health education
Death
Grief
School health
dc.subject.eng.fl_str_mv Health education
Death
Grief
School health
description O objetivo deste artigo é discutir uma ação de promoção em saúde desenvolvida no âmbito do Programa de Saúde na Escola abordando a temática luto e morte. Trata-se de um relato de experiência. A ação foi desencadeada por solicitação da escola, diante da situação de perda de uma professora. A revisão da literatura indicou a oportunidade do trabalho deste tema com jovens em situação de vulnerabilidade. Foram realizadas oficinas em sala de aula, com desenvolvimento de dinâmica que visou à expressão de sentimentos perante a situação vivenciada na escola ou na sua vida. A experiência mostrou que a escola é um espaço no qual este processo pode ser compartilhado e explicitado.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-11-29T02:30:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/170658
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1676-188x
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001053551
identifier_str_mv 1676-188x
001053551
url http://hdl.handle.net/10183/170658
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista contexto & saúde: revista do Departamento de Ciências da Saúde. Ijui. Vol. 17, n. 33 (2017), p. 183-199
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170658/1/001053551.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170658/2/001053551.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2321192a3131a08be8ea98d63107eb43
1f1c7bfa7339582bea3cfeea9b9abdd3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224932966793216