Abordando o luto na escola : experiência em comunidade em situação de vulnerabilidade no sul do Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/170658 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é discutir uma ação de promoção em saúde desenvolvida no âmbito do Programa de Saúde na Escola abordando a temática luto e morte. Trata-se de um relato de experiência. A ação foi desencadeada por solicitação da escola, diante da situação de perda de uma professora. A revisão da literatura indicou a oportunidade do trabalho deste tema com jovens em situação de vulnerabilidade. Foram realizadas oficinas em sala de aula, com desenvolvimento de dinâmica que visou à expressão de sentimentos perante a situação vivenciada na escola ou na sua vida. A experiência mostrou que a escola é um espaço no qual este processo pode ser compartilhado e explicitado. |
id |
UFRGS-2_b1a3daa21656bb0bf2b050b0de390e2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170658 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bandeira, Andrea GonçalvesWitt, Regina Rigatto2017-11-29T02:30:50Z20171676-188xhttp://hdl.handle.net/10183/170658001053551O objetivo deste artigo é discutir uma ação de promoção em saúde desenvolvida no âmbito do Programa de Saúde na Escola abordando a temática luto e morte. Trata-se de um relato de experiência. A ação foi desencadeada por solicitação da escola, diante da situação de perda de uma professora. A revisão da literatura indicou a oportunidade do trabalho deste tema com jovens em situação de vulnerabilidade. Foram realizadas oficinas em sala de aula, com desenvolvimento de dinâmica que visou à expressão de sentimentos perante a situação vivenciada na escola ou na sua vida. A experiência mostrou que a escola é um espaço no qual este processo pode ser compartilhado e explicitado.The purpose of this article is to discuss health promotion program developed under the Health Program at the School addressing the theme mourning and death. This is an experience report. The action was triggered by school request, opposite one loss situation teachers. The literature review indicated the opportunity of working this issue with young people in vulnerable situations. Workshops were held in the classroom, with development momentum that aimed at the expression of feelings towards the situation experienced at school or in your life. Experience has shown that the school is a space where this process can be shared and explained.application/pdfporRevista contexto & saúde: revista do Departamento de Ciências da Saúde. Ijui. Vol. 17, n. 33 (2017), p. 183-199Educação em saúdeMorteSaúde escolarHealth educationDeathGriefSchool healthAbordando o luto na escola : experiência em comunidade em situação de vulnerabilidade no sul do BrasilAddressing grief in school : experiment in community in a vulnerable situation in southern Brazilinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001053551.pdf001053551.pdfTexto completoapplication/pdf101886http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170658/1/001053551.pdf2321192a3131a08be8ea98d63107eb43MD51TEXT001053551.pdf.txt001053551.pdf.txtExtracted Texttext/plain19334http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170658/2/001053551.pdf.txt1f1c7bfa7339582bea3cfeea9b9abdd3MD5210183/1706582017-11-30 02:32:18.156036oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170658Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-11-30T04:32:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Abordando o luto na escola : experiência em comunidade em situação de vulnerabilidade no sul do Brasil |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Addressing grief in school : experiment in community in a vulnerable situation in southern Brazil |
title |
Abordando o luto na escola : experiência em comunidade em situação de vulnerabilidade no sul do Brasil |
spellingShingle |
Abordando o luto na escola : experiência em comunidade em situação de vulnerabilidade no sul do Brasil Bandeira, Andrea Gonçalves Educação em saúde Morte Saúde escolar Health education Death Grief School health |
title_short |
Abordando o luto na escola : experiência em comunidade em situação de vulnerabilidade no sul do Brasil |
title_full |
Abordando o luto na escola : experiência em comunidade em situação de vulnerabilidade no sul do Brasil |
title_fullStr |
Abordando o luto na escola : experiência em comunidade em situação de vulnerabilidade no sul do Brasil |
title_full_unstemmed |
Abordando o luto na escola : experiência em comunidade em situação de vulnerabilidade no sul do Brasil |
title_sort |
Abordando o luto na escola : experiência em comunidade em situação de vulnerabilidade no sul do Brasil |
author |
Bandeira, Andrea Gonçalves |
author_facet |
Bandeira, Andrea Gonçalves Witt, Regina Rigatto |
author_role |
author |
author2 |
Witt, Regina Rigatto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bandeira, Andrea Gonçalves Witt, Regina Rigatto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em saúde Morte Saúde escolar |
topic |
Educação em saúde Morte Saúde escolar Health education Death Grief School health |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Health education Death Grief School health |
description |
O objetivo deste artigo é discutir uma ação de promoção em saúde desenvolvida no âmbito do Programa de Saúde na Escola abordando a temática luto e morte. Trata-se de um relato de experiência. A ação foi desencadeada por solicitação da escola, diante da situação de perda de uma professora. A revisão da literatura indicou a oportunidade do trabalho deste tema com jovens em situação de vulnerabilidade. Foram realizadas oficinas em sala de aula, com desenvolvimento de dinâmica que visou à expressão de sentimentos perante a situação vivenciada na escola ou na sua vida. A experiência mostrou que a escola é um espaço no qual este processo pode ser compartilhado e explicitado. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-11-29T02:30:50Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/170658 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1676-188x |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001053551 |
identifier_str_mv |
1676-188x 001053551 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/170658 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista contexto & saúde: revista do Departamento de Ciências da Saúde. Ijui. Vol. 17, n. 33 (2017), p. 183-199 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170658/1/001053551.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170658/2/001053551.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2321192a3131a08be8ea98d63107eb43 1f1c7bfa7339582bea3cfeea9b9abdd3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447649342455808 |