Anxiety and foreign language learning : dealing with negative emotions in the classroom

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra, Rafael Leote
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199967
Resumo: Este estudo investigou como proficiência e idade estão relacionadas à Ansiedade em Língua Estrangeira. Para isso, 88 participantes, adultos e adolescentes com diferentes níveis de proficiência, responderam ao Language History Questionnaire e à Foreign Language Classroom Anxiety Scale. A análise dos dados revelou que (1) existe uma correlação significativa negativa entre a média de proficiência autoavaliada e o nível de ansiedade dos participantes; e (2) existe uma correlação significativa positiva entre a idade dos participantes e o seu nível de ansiedade. Em outras palavras, quanto menor o nível de proficiência, maior o nível de ansiedade, e, quanto maior a idade, maior o nível de ansiedade. Os resultados deste estudo mostram que a ansiedade em língua estrangeira está relacionada à proficiência e idade.
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spelling Dutra, Rafael LeoteFinger, Ingrid2019-10-03T03:45:41Z2019http://hdl.handle.net/10183/199967001102181Este estudo investigou como proficiência e idade estão relacionadas à Ansiedade em Língua Estrangeira. Para isso, 88 participantes, adultos e adolescentes com diferentes níveis de proficiência, responderam ao Language History Questionnaire e à Foreign Language Classroom Anxiety Scale. A análise dos dados revelou que (1) existe uma correlação significativa negativa entre a média de proficiência autoavaliada e o nível de ansiedade dos participantes; e (2) existe uma correlação significativa positiva entre a idade dos participantes e o seu nível de ansiedade. Em outras palavras, quanto menor o nível de proficiência, maior o nível de ansiedade, e, quanto maior a idade, maior o nível de ansiedade. Os resultados deste estudo mostram que a ansiedade em língua estrangeira está relacionada à proficiência e idade.This study aimed to investigate how proficiency and age are related to Foreign Language Anxiety. 88 participants, adults and teenagers with different levels of proficiency, answered the Language History Questionnaire and the Foreign Language Classroom Anxiety Scale. The data analyses revealed that (1) there is a significant negative correlation between the participants’ mean self-assessed proficiency and level of anxiety, and (2) there is a significant positive correlation between participants’ age and their level of anxiety. In other words, the lower the proficiency level, the higher the anxiety level. Likewise, the older the participant is, the higher the anxiety level. The results of the study demonstrate that Foreign Language Anxiety is related to level of proficiency and age.application/pdfengAquisição da linguagem (segunda língua)AnsiedadeAprendizagem de língua estrangeiraAnxietyForeign language learningProficiencyAgeAnxiety and foreign language learning : dealing with negative emotions in the classroominfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2018Letras: Língua Moderna: Inglês: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102181.pdf.txt001102181.pdf.txtExtracted Texttext/plain58597http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199967/2/001102181.pdf.txtd9503ed8d29dd074d54e4a8fb2eeea71MD52ORIGINAL001102181.pdfTexto completo (inglês)application/pdf558726http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199967/1/001102181.pdf2df0724e51a65392d6371eae78404d24MD5110183/1999672022-08-06 04:50:00.4669oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199967Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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