O jogo digital como proposição educativa : experiências ludopoéticas no ensino infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/178357 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso foi desenvolvido para gerar uma reflexão sobre a construção e aplicação de jogos digitais no ensino infantil. Por estar me formando no curso de Licenciatura em Artes Visuais, pretendi unir a poética com a ludicidade no ensino infantil, procurando valorizar a produção artística e cultural das crianças através de jogos digitais. Essa ação foi proposta à uma turma de crianças de quatro a cinco anos em uma creche. Juntos, desenvolvemos um jogo digital a partir de seus interesse, através da proposição de atividades que desenvolveram as capacidades artísticas, de solução de problemas e comunicação em grupo. Durante as atividades, as crianças representavam suas decisões de forma gráfica cujo resultado utilizei como a arte de um jogo digital único da turma. Para tal, foram utilizados os métodos de pesquisa-intervenção, segundo Lúcia de Castro, a proposta pedagógica de Reggio Emilia, os conceitos e classificações de jogo segundo Johan Huizinga e Roger Caillois. As visões da potencialidade do jogo de Adriana Klisys, Gianni Rodari e Tânia Fortuna inspiraram esse trabalho em sua totalidade. Pretendi com essa pesquisa mostrar tanto aos adultos, professores e guardiões, quanto as crianças, o potencial que estas possuem ao mesmo tempo que busco combater a ideia de que jogos digitais não possuem aspectos positivos na aprendizagem das crianças. |
id |
UFRGS-2_b1fcbe3b3a5659a5111d3284e9e03f2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/178357 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Peres, CamilaMastroberti, Paula2018-05-17T02:26:18Z2018http://hdl.handle.net/10183/178357001066373Este trabalho de conclusão de curso foi desenvolvido para gerar uma reflexão sobre a construção e aplicação de jogos digitais no ensino infantil. Por estar me formando no curso de Licenciatura em Artes Visuais, pretendi unir a poética com a ludicidade no ensino infantil, procurando valorizar a produção artística e cultural das crianças através de jogos digitais. Essa ação foi proposta à uma turma de crianças de quatro a cinco anos em uma creche. Juntos, desenvolvemos um jogo digital a partir de seus interesse, através da proposição de atividades que desenvolveram as capacidades artísticas, de solução de problemas e comunicação em grupo. Durante as atividades, as crianças representavam suas decisões de forma gráfica cujo resultado utilizei como a arte de um jogo digital único da turma. Para tal, foram utilizados os métodos de pesquisa-intervenção, segundo Lúcia de Castro, a proposta pedagógica de Reggio Emilia, os conceitos e classificações de jogo segundo Johan Huizinga e Roger Caillois. As visões da potencialidade do jogo de Adriana Klisys, Gianni Rodari e Tânia Fortuna inspiraram esse trabalho em sua totalidade. Pretendi com essa pesquisa mostrar tanto aos adultos, professores e guardiões, quanto as crianças, o potencial que estas possuem ao mesmo tempo que busco combater a ideia de que jogos digitais não possuem aspectos positivos na aprendizagem das crianças.application/pdfporEducação artísticaArteEducaçãoTecnologiaJogo digitalEducação infantilProtagonismo infantilO jogo digital como proposição educativa : experiências ludopoéticas no ensino infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2018Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001066373.pdf001066373.pdfTexto completoapplication/pdf2514698http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178357/1/001066373.pdff7b7dcbb5b9947a710049233c412558eMD51TEXT001066373.pdf.txt001066373.pdf.txtExtracted Texttext/plain72052http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178357/2/001066373.pdf.txt9425de0c27718519f9b9aa86fa7f4bdeMD5210183/1783572018-05-18 02:27:15.064614oai:www.lume.ufrgs.br:10183/178357Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-05-18T05:27:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O jogo digital como proposição educativa : experiências ludopoéticas no ensino infantil |
title |
O jogo digital como proposição educativa : experiências ludopoéticas no ensino infantil |
spellingShingle |
O jogo digital como proposição educativa : experiências ludopoéticas no ensino infantil Peres, Camila Educação artística Arte Educação Tecnologia Jogo digital Educação infantil Protagonismo infantil |
title_short |
O jogo digital como proposição educativa : experiências ludopoéticas no ensino infantil |
title_full |
O jogo digital como proposição educativa : experiências ludopoéticas no ensino infantil |
title_fullStr |
O jogo digital como proposição educativa : experiências ludopoéticas no ensino infantil |
title_full_unstemmed |
O jogo digital como proposição educativa : experiências ludopoéticas no ensino infantil |
title_sort |
O jogo digital como proposição educativa : experiências ludopoéticas no ensino infantil |
author |
Peres, Camila |
author_facet |
Peres, Camila |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peres, Camila |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mastroberti, Paula |
contributor_str_mv |
Mastroberti, Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação artística Arte Educação Tecnologia Jogo digital Educação infantil Protagonismo infantil |
topic |
Educação artística Arte Educação Tecnologia Jogo digital Educação infantil Protagonismo infantil |
description |
Este trabalho de conclusão de curso foi desenvolvido para gerar uma reflexão sobre a construção e aplicação de jogos digitais no ensino infantil. Por estar me formando no curso de Licenciatura em Artes Visuais, pretendi unir a poética com a ludicidade no ensino infantil, procurando valorizar a produção artística e cultural das crianças através de jogos digitais. Essa ação foi proposta à uma turma de crianças de quatro a cinco anos em uma creche. Juntos, desenvolvemos um jogo digital a partir de seus interesse, através da proposição de atividades que desenvolveram as capacidades artísticas, de solução de problemas e comunicação em grupo. Durante as atividades, as crianças representavam suas decisões de forma gráfica cujo resultado utilizei como a arte de um jogo digital único da turma. Para tal, foram utilizados os métodos de pesquisa-intervenção, segundo Lúcia de Castro, a proposta pedagógica de Reggio Emilia, os conceitos e classificações de jogo segundo Johan Huizinga e Roger Caillois. As visões da potencialidade do jogo de Adriana Klisys, Gianni Rodari e Tânia Fortuna inspiraram esse trabalho em sua totalidade. Pretendi com essa pesquisa mostrar tanto aos adultos, professores e guardiões, quanto as crianças, o potencial que estas possuem ao mesmo tempo que busco combater a ideia de que jogos digitais não possuem aspectos positivos na aprendizagem das crianças. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-05-17T02:26:18Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/178357 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001066373 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/178357 |
identifier_str_mv |
001066373 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178357/1/001066373.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178357/2/001066373.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f7b7dcbb5b9947a710049233c412558e 9425de0c27718519f9b9aa86fa7f4bde |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224550163152896 |