O jogo digital como proposição educativa : experiências ludopoéticas no ensino infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peres, Camila
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/178357
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso foi desenvolvido para gerar uma reflexão sobre a construção e aplicação de jogos digitais no ensino infantil. Por estar me formando no curso de Licenciatura em Artes Visuais, pretendi unir a poética com a ludicidade no ensino infantil, procurando valorizar a produção artística e cultural das crianças através de jogos digitais. Essa ação foi proposta à uma turma de crianças de quatro a cinco anos em uma creche. Juntos, desenvolvemos um jogo digital a partir de seus interesse, através da proposição de atividades que desenvolveram as capacidades artísticas, de solução de problemas e comunicação em grupo. Durante as atividades, as crianças representavam suas decisões de forma gráfica cujo resultado utilizei como a arte de um jogo digital único da turma. Para tal, foram utilizados os métodos de pesquisa-intervenção, segundo Lúcia de Castro, a proposta pedagógica de Reggio Emilia, os conceitos e classificações de jogo segundo Johan Huizinga e Roger Caillois. As visões da potencialidade do jogo de Adriana Klisys, Gianni Rodari e Tânia Fortuna inspiraram esse trabalho em sua totalidade. Pretendi com essa pesquisa mostrar tanto aos adultos, professores e guardiões, quanto as crianças, o potencial que estas possuem ao mesmo tempo que busco combater a ideia de que jogos digitais não possuem aspectos positivos na aprendizagem das crianças.
id UFRGS-2_b1fcbe3b3a5659a5111d3284e9e03f2f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/178357
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Peres, CamilaMastroberti, Paula2018-05-17T02:26:18Z2018http://hdl.handle.net/10183/178357001066373Este trabalho de conclusão de curso foi desenvolvido para gerar uma reflexão sobre a construção e aplicação de jogos digitais no ensino infantil. Por estar me formando no curso de Licenciatura em Artes Visuais, pretendi unir a poética com a ludicidade no ensino infantil, procurando valorizar a produção artística e cultural das crianças através de jogos digitais. Essa ação foi proposta à uma turma de crianças de quatro a cinco anos em uma creche. Juntos, desenvolvemos um jogo digital a partir de seus interesse, através da proposição de atividades que desenvolveram as capacidades artísticas, de solução de problemas e comunicação em grupo. Durante as atividades, as crianças representavam suas decisões de forma gráfica cujo resultado utilizei como a arte de um jogo digital único da turma. Para tal, foram utilizados os métodos de pesquisa-intervenção, segundo Lúcia de Castro, a proposta pedagógica de Reggio Emilia, os conceitos e classificações de jogo segundo Johan Huizinga e Roger Caillois. As visões da potencialidade do jogo de Adriana Klisys, Gianni Rodari e Tânia Fortuna inspiraram esse trabalho em sua totalidade. Pretendi com essa pesquisa mostrar tanto aos adultos, professores e guardiões, quanto as crianças, o potencial que estas possuem ao mesmo tempo que busco combater a ideia de que jogos digitais não possuem aspectos positivos na aprendizagem das crianças.application/pdfporEducação artísticaArteEducaçãoTecnologiaJogo digitalEducação infantilProtagonismo infantilO jogo digital como proposição educativa : experiências ludopoéticas no ensino infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2018Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001066373.pdf001066373.pdfTexto completoapplication/pdf2514698http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178357/1/001066373.pdff7b7dcbb5b9947a710049233c412558eMD51TEXT001066373.pdf.txt001066373.pdf.txtExtracted Texttext/plain72052http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178357/2/001066373.pdf.txt9425de0c27718519f9b9aa86fa7f4bdeMD5210183/1783572018-05-18 02:27:15.064614oai:www.lume.ufrgs.br:10183/178357Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-05-18T05:27:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O jogo digital como proposição educativa : experiências ludopoéticas no ensino infantil
title O jogo digital como proposição educativa : experiências ludopoéticas no ensino infantil
spellingShingle O jogo digital como proposição educativa : experiências ludopoéticas no ensino infantil
Peres, Camila
Educação artística
Arte
Educação
Tecnologia
Jogo digital
Educação infantil
Protagonismo infantil
title_short O jogo digital como proposição educativa : experiências ludopoéticas no ensino infantil
title_full O jogo digital como proposição educativa : experiências ludopoéticas no ensino infantil
title_fullStr O jogo digital como proposição educativa : experiências ludopoéticas no ensino infantil
title_full_unstemmed O jogo digital como proposição educativa : experiências ludopoéticas no ensino infantil
title_sort O jogo digital como proposição educativa : experiências ludopoéticas no ensino infantil
author Peres, Camila
author_facet Peres, Camila
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peres, Camila
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mastroberti, Paula
contributor_str_mv Mastroberti, Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Educação artística
Arte
Educação
Tecnologia
Jogo digital
Educação infantil
Protagonismo infantil
topic Educação artística
Arte
Educação
Tecnologia
Jogo digital
Educação infantil
Protagonismo infantil
description Este trabalho de conclusão de curso foi desenvolvido para gerar uma reflexão sobre a construção e aplicação de jogos digitais no ensino infantil. Por estar me formando no curso de Licenciatura em Artes Visuais, pretendi unir a poética com a ludicidade no ensino infantil, procurando valorizar a produção artística e cultural das crianças através de jogos digitais. Essa ação foi proposta à uma turma de crianças de quatro a cinco anos em uma creche. Juntos, desenvolvemos um jogo digital a partir de seus interesse, através da proposição de atividades que desenvolveram as capacidades artísticas, de solução de problemas e comunicação em grupo. Durante as atividades, as crianças representavam suas decisões de forma gráfica cujo resultado utilizei como a arte de um jogo digital único da turma. Para tal, foram utilizados os métodos de pesquisa-intervenção, segundo Lúcia de Castro, a proposta pedagógica de Reggio Emilia, os conceitos e classificações de jogo segundo Johan Huizinga e Roger Caillois. As visões da potencialidade do jogo de Adriana Klisys, Gianni Rodari e Tânia Fortuna inspiraram esse trabalho em sua totalidade. Pretendi com essa pesquisa mostrar tanto aos adultos, professores e guardiões, quanto as crianças, o potencial que estas possuem ao mesmo tempo que busco combater a ideia de que jogos digitais não possuem aspectos positivos na aprendizagem das crianças.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-17T02:26:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/178357
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001066373
url http://hdl.handle.net/10183/178357
identifier_str_mv 001066373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178357/1/001066373.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/178357/2/001066373.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f7b7dcbb5b9947a710049233c412558e
9425de0c27718519f9b9aa86fa7f4bde
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224550163152896