O desenho no desenvolvimento cognitivo da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Treviso, Simone
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/252148
Resumo: Este trabalho teve como principal objetivo compreender de que forma o desenho está relacionado ao desenvolvimento cognitivo infantil. Para isso foi realizada uma pesquisa-ação composta de um estudo teórico sobre o tema, no qual se buscou trazer autores que abordaram o tema e os conceitos a ele relacionados e, ainda, resultados de ações realizadas com crianças da Educação Infantil, nas quais foram realizadas proposições em desenho para perceber de que forma o desenho está relacionado com o desenvolvimento cognitivo das crianças. Uma observação sobre as narrativas visual e oral das crianças, evidencia que o desenho auxilia na organização de narrativas orais e vice-versa e, com isso, a criança desenvolve sua comunicação com as demais pessoas. Por isso, a ação de desenhar, nesta fase, é muito importante para o seu crescimento físico e, principalmente, para o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. Por fim, esta pesquisa trouxe a transparência necessária para reforçar o entendimento sobre o tema estudado e conseguir reafirmar a ideia de que o desenho é importante no processo de ensino aprendizagem visto que tem papel significativo no desenvolvimento cognitivo das crianças.
id UFRGS-2_b20c50664de6c4d05d412fb2df98e57b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252148
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Treviso, SimoneWeber, Dorcas Janice2022-12-01T04:53:33Z2022http://hdl.handle.net/10183/252148001154153Este trabalho teve como principal objetivo compreender de que forma o desenho está relacionado ao desenvolvimento cognitivo infantil. Para isso foi realizada uma pesquisa-ação composta de um estudo teórico sobre o tema, no qual se buscou trazer autores que abordaram o tema e os conceitos a ele relacionados e, ainda, resultados de ações realizadas com crianças da Educação Infantil, nas quais foram realizadas proposições em desenho para perceber de que forma o desenho está relacionado com o desenvolvimento cognitivo das crianças. Uma observação sobre as narrativas visual e oral das crianças, evidencia que o desenho auxilia na organização de narrativas orais e vice-versa e, com isso, a criança desenvolve sua comunicação com as demais pessoas. Por isso, a ação de desenhar, nesta fase, é muito importante para o seu crescimento físico e, principalmente, para o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. Por fim, esta pesquisa trouxe a transparência necessária para reforçar o entendimento sobre o tema estudado e conseguir reafirmar a ideia de que o desenho é importante no processo de ensino aprendizagem visto que tem papel significativo no desenvolvimento cognitivo das crianças.The main objective of this work was to understand how drawing is related to children's cognitive development. For this, an action research was carried out, consisting of a theoretical study on the subject, in which we sought to bring authors who approach the subject and the concepts related to it and, also, results of actions developed with children of Childhood Education, in which propositions were presented in drawing to understand how drawing is related to children's cognitive development. One observed on the visual and oral narratives of children, evidence that the drawing helps in the organization of oral narratives and vice versa and, with this, the child develops his communication with other people. Therefore, the action of drawing, at this stage, is very important for their physical growth and, mainly, for the child's cognitive and emotional development. Finally, this research brought a reinforcement to reinforce the idea of studying a topic of children's cognitive development since it is significant in the development process of children who have significant development.application/pdfporEducação infantilDesenvolvimento cognitivoDesenho infantilChildhood educationCognitive developmentDrawingO desenho no desenvolvimento cognitivo da criançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001154153.pdf.txt001154153.pdf.txtExtracted Texttext/plain56292http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252148/2/001154153.pdf.txt25b01a8a99161b45432cee6a538dab08MD52ORIGINAL001154153.pdfTexto completoapplication/pdf14443728http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252148/1/001154153.pdf40a38b286907d8b5ab9fb0a4ca0f9ea0MD5110183/2521482022-12-02 05:55:04.79613oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252148Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-02T07:55:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O desenho no desenvolvimento cognitivo da criança
title O desenho no desenvolvimento cognitivo da criança
spellingShingle O desenho no desenvolvimento cognitivo da criança
Treviso, Simone
Educação infantil
Desenvolvimento cognitivo
Desenho infantil
Childhood education
Cognitive development
Drawing
title_short O desenho no desenvolvimento cognitivo da criança
title_full O desenho no desenvolvimento cognitivo da criança
title_fullStr O desenho no desenvolvimento cognitivo da criança
title_full_unstemmed O desenho no desenvolvimento cognitivo da criança
title_sort O desenho no desenvolvimento cognitivo da criança
author Treviso, Simone
author_facet Treviso, Simone
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Treviso, Simone
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Weber, Dorcas Janice
contributor_str_mv Weber, Dorcas Janice
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Desenvolvimento cognitivo
Desenho infantil
topic Educação infantil
Desenvolvimento cognitivo
Desenho infantil
Childhood education
Cognitive development
Drawing
dc.subject.eng.fl_str_mv Childhood education
Cognitive development
Drawing
description Este trabalho teve como principal objetivo compreender de que forma o desenho está relacionado ao desenvolvimento cognitivo infantil. Para isso foi realizada uma pesquisa-ação composta de um estudo teórico sobre o tema, no qual se buscou trazer autores que abordaram o tema e os conceitos a ele relacionados e, ainda, resultados de ações realizadas com crianças da Educação Infantil, nas quais foram realizadas proposições em desenho para perceber de que forma o desenho está relacionado com o desenvolvimento cognitivo das crianças. Uma observação sobre as narrativas visual e oral das crianças, evidencia que o desenho auxilia na organização de narrativas orais e vice-versa e, com isso, a criança desenvolve sua comunicação com as demais pessoas. Por isso, a ação de desenhar, nesta fase, é muito importante para o seu crescimento físico e, principalmente, para o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. Por fim, esta pesquisa trouxe a transparência necessária para reforçar o entendimento sobre o tema estudado e conseguir reafirmar a ideia de que o desenho é importante no processo de ensino aprendizagem visto que tem papel significativo no desenvolvimento cognitivo das crianças.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-01T04:53:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/252148
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001154153
url http://hdl.handle.net/10183/252148
identifier_str_mv 001154153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252148/2/001154153.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252148/1/001154153.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 25b01a8a99161b45432cee6a538dab08
40a38b286907d8b5ab9fb0a4ca0f9ea0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224646313377792