O trabalho em grupo como prática pedagógica de construção de solidariedade, tolerância e aceitação das diferenças no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sentinger, Solange Molina
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/142856
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso apresenta uma reflexão sobre a prática pedagógica desenvolvida através do trabalho em grupo, com uma turma de segundo ano, em uma escola da rede pública estadual, na cidade de Porto Alegre. Tal proposta foi realizada de maneira a favorecer a construção da solidariedade, tolerância e aceitação das diferenças dentro do contexto escolar. Durante a prática de estágio na turma em questão, percebeu-se que a turma não conhecia o sentido e a importância de trabalhar em grupo, pois as crianças não trabalhavam de forma cooperativa e também não aceitavam as diferenças entre as/os colegas. Estratégias foram criadas, então, para que estas crianças se apropriassem do sentido de cooperação, solidariedade e aceitação das diferenças. Algumas propostas foram fundamentais para o desenvolvimento da prática em grupo, tais como, literatura infanto-juvenil e músicas que tratassem sobre o tema da igualdade/diferença, reflexões diárias e atividades desenvolvidas através do trabalho em grupo. Entre as considerações mais relevantes deste trabalho destacaram-se as reflexões como forma de resolução de conflitos, onde aconteciam agressões físicas e/ou verbais dentro da sala de aula e a construção da prática pedagógica de trabalhar em grupo para desenvolver os princípios como participação, cooperação e colaboração. Para embasamento teórico foram utilizados autores que realizaram estudos sobre o desenvolvimento moral da criança baseados nas obras de Jean Piaget, tais como Ulisses Ferreira de Araújo, Maria Suzana de Stefano Menin e Mário Sérgio Vasconcelos.
id UFRGS-2_b22d6db7ad7dcbc6a4029b194b58d8a7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142856
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sentinger, Solange MolinaBatista, Neusa ChavesGomes, Simone Gonzalez2016-06-21T02:10:16Z2010http://hdl.handle.net/10183/142856000993036O presente trabalho de conclusão de curso apresenta uma reflexão sobre a prática pedagógica desenvolvida através do trabalho em grupo, com uma turma de segundo ano, em uma escola da rede pública estadual, na cidade de Porto Alegre. Tal proposta foi realizada de maneira a favorecer a construção da solidariedade, tolerância e aceitação das diferenças dentro do contexto escolar. Durante a prática de estágio na turma em questão, percebeu-se que a turma não conhecia o sentido e a importância de trabalhar em grupo, pois as crianças não trabalhavam de forma cooperativa e também não aceitavam as diferenças entre as/os colegas. Estratégias foram criadas, então, para que estas crianças se apropriassem do sentido de cooperação, solidariedade e aceitação das diferenças. Algumas propostas foram fundamentais para o desenvolvimento da prática em grupo, tais como, literatura infanto-juvenil e músicas que tratassem sobre o tema da igualdade/diferença, reflexões diárias e atividades desenvolvidas através do trabalho em grupo. Entre as considerações mais relevantes deste trabalho destacaram-se as reflexões como forma de resolução de conflitos, onde aconteciam agressões físicas e/ou verbais dentro da sala de aula e a construção da prática pedagógica de trabalhar em grupo para desenvolver os princípios como participação, cooperação e colaboração. Para embasamento teórico foram utilizados autores que realizaram estudos sobre o desenvolvimento moral da criança baseados nas obras de Jean Piaget, tais como Ulisses Ferreira de Araújo, Maria Suzana de Stefano Menin e Mário Sérgio Vasconcelos.application/pdfporTrabalho em equipeSolidariedadeTolerânciaEscolaAlunoO trabalho em grupo como prática pedagógica de construção de solidariedade, tolerância e aceitação das diferenças no contexto escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000993036.pdf000993036.pdfTexto completoapplication/pdf488610http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142856/1/000993036.pdfdadfe604181e8511e343e1876fc861e4MD51TEXT000993036.pdf.txt000993036.pdf.txtExtracted Texttext/plain52008http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142856/2/000993036.pdf.txtbc72945a592e2e39a7c23b1a630f8547MD52THUMBNAIL000993036.pdf.jpg000993036.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg985http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142856/3/000993036.pdf.jpg168ac755c9bc05b31064ca094d688c72MD5310183/1428562018-10-26 10:01:47.087oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142856Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:01:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O trabalho em grupo como prática pedagógica de construção de solidariedade, tolerância e aceitação das diferenças no contexto escolar
title O trabalho em grupo como prática pedagógica de construção de solidariedade, tolerância e aceitação das diferenças no contexto escolar
spellingShingle O trabalho em grupo como prática pedagógica de construção de solidariedade, tolerância e aceitação das diferenças no contexto escolar
Sentinger, Solange Molina
Trabalho em equipe
Solidariedade
Tolerância
Escola
Aluno
title_short O trabalho em grupo como prática pedagógica de construção de solidariedade, tolerância e aceitação das diferenças no contexto escolar
title_full O trabalho em grupo como prática pedagógica de construção de solidariedade, tolerância e aceitação das diferenças no contexto escolar
title_fullStr O trabalho em grupo como prática pedagógica de construção de solidariedade, tolerância e aceitação das diferenças no contexto escolar
title_full_unstemmed O trabalho em grupo como prática pedagógica de construção de solidariedade, tolerância e aceitação das diferenças no contexto escolar
title_sort O trabalho em grupo como prática pedagógica de construção de solidariedade, tolerância e aceitação das diferenças no contexto escolar
author Sentinger, Solange Molina
author_facet Sentinger, Solange Molina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sentinger, Solange Molina
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Batista, Neusa Chaves
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Gomes, Simone Gonzalez
contributor_str_mv Batista, Neusa Chaves
Gomes, Simone Gonzalez
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho em equipe
Solidariedade
Tolerância
Escola
Aluno
topic Trabalho em equipe
Solidariedade
Tolerância
Escola
Aluno
description O presente trabalho de conclusão de curso apresenta uma reflexão sobre a prática pedagógica desenvolvida através do trabalho em grupo, com uma turma de segundo ano, em uma escola da rede pública estadual, na cidade de Porto Alegre. Tal proposta foi realizada de maneira a favorecer a construção da solidariedade, tolerância e aceitação das diferenças dentro do contexto escolar. Durante a prática de estágio na turma em questão, percebeu-se que a turma não conhecia o sentido e a importância de trabalhar em grupo, pois as crianças não trabalhavam de forma cooperativa e também não aceitavam as diferenças entre as/os colegas. Estratégias foram criadas, então, para que estas crianças se apropriassem do sentido de cooperação, solidariedade e aceitação das diferenças. Algumas propostas foram fundamentais para o desenvolvimento da prática em grupo, tais como, literatura infanto-juvenil e músicas que tratassem sobre o tema da igualdade/diferença, reflexões diárias e atividades desenvolvidas através do trabalho em grupo. Entre as considerações mais relevantes deste trabalho destacaram-se as reflexões como forma de resolução de conflitos, onde aconteciam agressões físicas e/ou verbais dentro da sala de aula e a construção da prática pedagógica de trabalhar em grupo para desenvolver os princípios como participação, cooperação e colaboração. Para embasamento teórico foram utilizados autores que realizaram estudos sobre o desenvolvimento moral da criança baseados nas obras de Jean Piaget, tais como Ulisses Ferreira de Araújo, Maria Suzana de Stefano Menin e Mário Sérgio Vasconcelos.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-21T02:10:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/142856
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000993036
url http://hdl.handle.net/10183/142856
identifier_str_mv 000993036
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142856/1/000993036.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142856/2/000993036.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142856/3/000993036.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv dadfe604181e8511e343e1876fc861e4
bc72945a592e2e39a7c23b1a630f8547
168ac755c9bc05b31064ca094d688c72
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224511338577920