O trabalho em grupo como prática pedagógica de construção de solidariedade, tolerância e aceitação das diferenças no contexto escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/142856 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso apresenta uma reflexão sobre a prática pedagógica desenvolvida através do trabalho em grupo, com uma turma de segundo ano, em uma escola da rede pública estadual, na cidade de Porto Alegre. Tal proposta foi realizada de maneira a favorecer a construção da solidariedade, tolerância e aceitação das diferenças dentro do contexto escolar. Durante a prática de estágio na turma em questão, percebeu-se que a turma não conhecia o sentido e a importância de trabalhar em grupo, pois as crianças não trabalhavam de forma cooperativa e também não aceitavam as diferenças entre as/os colegas. Estratégias foram criadas, então, para que estas crianças se apropriassem do sentido de cooperação, solidariedade e aceitação das diferenças. Algumas propostas foram fundamentais para o desenvolvimento da prática em grupo, tais como, literatura infanto-juvenil e músicas que tratassem sobre o tema da igualdade/diferença, reflexões diárias e atividades desenvolvidas através do trabalho em grupo. Entre as considerações mais relevantes deste trabalho destacaram-se as reflexões como forma de resolução de conflitos, onde aconteciam agressões físicas e/ou verbais dentro da sala de aula e a construção da prática pedagógica de trabalhar em grupo para desenvolver os princípios como participação, cooperação e colaboração. Para embasamento teórico foram utilizados autores que realizaram estudos sobre o desenvolvimento moral da criança baseados nas obras de Jean Piaget, tais como Ulisses Ferreira de Araújo, Maria Suzana de Stefano Menin e Mário Sérgio Vasconcelos. |
id |
UFRGS-2_b22d6db7ad7dcbc6a4029b194b58d8a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142856 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Sentinger, Solange MolinaBatista, Neusa ChavesGomes, Simone Gonzalez2016-06-21T02:10:16Z2010http://hdl.handle.net/10183/142856000993036O presente trabalho de conclusão de curso apresenta uma reflexão sobre a prática pedagógica desenvolvida através do trabalho em grupo, com uma turma de segundo ano, em uma escola da rede pública estadual, na cidade de Porto Alegre. Tal proposta foi realizada de maneira a favorecer a construção da solidariedade, tolerância e aceitação das diferenças dentro do contexto escolar. Durante a prática de estágio na turma em questão, percebeu-se que a turma não conhecia o sentido e a importância de trabalhar em grupo, pois as crianças não trabalhavam de forma cooperativa e também não aceitavam as diferenças entre as/os colegas. Estratégias foram criadas, então, para que estas crianças se apropriassem do sentido de cooperação, solidariedade e aceitação das diferenças. Algumas propostas foram fundamentais para o desenvolvimento da prática em grupo, tais como, literatura infanto-juvenil e músicas que tratassem sobre o tema da igualdade/diferença, reflexões diárias e atividades desenvolvidas através do trabalho em grupo. Entre as considerações mais relevantes deste trabalho destacaram-se as reflexões como forma de resolução de conflitos, onde aconteciam agressões físicas e/ou verbais dentro da sala de aula e a construção da prática pedagógica de trabalhar em grupo para desenvolver os princípios como participação, cooperação e colaboração. Para embasamento teórico foram utilizados autores que realizaram estudos sobre o desenvolvimento moral da criança baseados nas obras de Jean Piaget, tais como Ulisses Ferreira de Araújo, Maria Suzana de Stefano Menin e Mário Sérgio Vasconcelos.application/pdfporTrabalho em equipeSolidariedadeTolerânciaEscolaAlunoO trabalho em grupo como prática pedagógica de construção de solidariedade, tolerância e aceitação das diferenças no contexto escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000993036.pdf000993036.pdfTexto completoapplication/pdf488610http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142856/1/000993036.pdfdadfe604181e8511e343e1876fc861e4MD51TEXT000993036.pdf.txt000993036.pdf.txtExtracted Texttext/plain52008http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142856/2/000993036.pdf.txtbc72945a592e2e39a7c23b1a630f8547MD52THUMBNAIL000993036.pdf.jpg000993036.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg985http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142856/3/000993036.pdf.jpg168ac755c9bc05b31064ca094d688c72MD5310183/1428562018-10-26 10:01:47.087oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142856Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:01:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O trabalho em grupo como prática pedagógica de construção de solidariedade, tolerância e aceitação das diferenças no contexto escolar |
title |
O trabalho em grupo como prática pedagógica de construção de solidariedade, tolerância e aceitação das diferenças no contexto escolar |
spellingShingle |
O trabalho em grupo como prática pedagógica de construção de solidariedade, tolerância e aceitação das diferenças no contexto escolar Sentinger, Solange Molina Trabalho em equipe Solidariedade Tolerância Escola Aluno |
title_short |
O trabalho em grupo como prática pedagógica de construção de solidariedade, tolerância e aceitação das diferenças no contexto escolar |
title_full |
O trabalho em grupo como prática pedagógica de construção de solidariedade, tolerância e aceitação das diferenças no contexto escolar |
title_fullStr |
O trabalho em grupo como prática pedagógica de construção de solidariedade, tolerância e aceitação das diferenças no contexto escolar |
title_full_unstemmed |
O trabalho em grupo como prática pedagógica de construção de solidariedade, tolerância e aceitação das diferenças no contexto escolar |
title_sort |
O trabalho em grupo como prática pedagógica de construção de solidariedade, tolerância e aceitação das diferenças no contexto escolar |
author |
Sentinger, Solange Molina |
author_facet |
Sentinger, Solange Molina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sentinger, Solange Molina |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Batista, Neusa Chaves |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Gomes, Simone Gonzalez |
contributor_str_mv |
Batista, Neusa Chaves Gomes, Simone Gonzalez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho em equipe Solidariedade Tolerância Escola Aluno |
topic |
Trabalho em equipe Solidariedade Tolerância Escola Aluno |
description |
O presente trabalho de conclusão de curso apresenta uma reflexão sobre a prática pedagógica desenvolvida através do trabalho em grupo, com uma turma de segundo ano, em uma escola da rede pública estadual, na cidade de Porto Alegre. Tal proposta foi realizada de maneira a favorecer a construção da solidariedade, tolerância e aceitação das diferenças dentro do contexto escolar. Durante a prática de estágio na turma em questão, percebeu-se que a turma não conhecia o sentido e a importância de trabalhar em grupo, pois as crianças não trabalhavam de forma cooperativa e também não aceitavam as diferenças entre as/os colegas. Estratégias foram criadas, então, para que estas crianças se apropriassem do sentido de cooperação, solidariedade e aceitação das diferenças. Algumas propostas foram fundamentais para o desenvolvimento da prática em grupo, tais como, literatura infanto-juvenil e músicas que tratassem sobre o tema da igualdade/diferença, reflexões diárias e atividades desenvolvidas através do trabalho em grupo. Entre as considerações mais relevantes deste trabalho destacaram-se as reflexões como forma de resolução de conflitos, onde aconteciam agressões físicas e/ou verbais dentro da sala de aula e a construção da prática pedagógica de trabalhar em grupo para desenvolver os princípios como participação, cooperação e colaboração. Para embasamento teórico foram utilizados autores que realizaram estudos sobre o desenvolvimento moral da criança baseados nas obras de Jean Piaget, tais como Ulisses Ferreira de Araújo, Maria Suzana de Stefano Menin e Mário Sérgio Vasconcelos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-21T02:10:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/142856 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000993036 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/142856 |
identifier_str_mv |
000993036 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142856/1/000993036.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142856/2/000993036.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142856/3/000993036.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dadfe604181e8511e343e1876fc861e4 bc72945a592e2e39a7c23b1a630f8547 168ac755c9bc05b31064ca094d688c72 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224511338577920 |