Esportes de aventura nas aulas de Educação Física no primeiro ano do Ensino Fundamental : um relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/196542 |
Resumo: | Esse estudo tem por objetivo relatar as diferentes fases do processo de ensino e aprendizagem das habilidades motoras e dos esportes de aventura na escola, bem como a prática pedagógica nas aulas de Educação Física, durante o estágio obrigatório do ensino fundamental. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência. As aulas foram ministradas para a turma de primeiro ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Porto Alegre, no período de novembro a dezembro de 2017. As mesmas visaram o aprendizado do Slackline e melhora das habilidades motoras em diferentes esportes de aventura e o despertar para o interesse desses esportes não praticados no âmbito escolar. Este estudo está subdividido em (1) diagnóstico da escola e diagnóstico da turma, (2) elaboração do plano de ensino e dos planos de aula, (3) relato as aulas de EFI e (4) avaliação do processo de ensino e aprendizagem. O processo de ensino aprendizagem focado nas habilidades motoras e nos esportes de aventura possibilitou, mesmo em curto período de tempo, aprendizado do Slackline, melhora nas habilidades, conhecimento dos esportes de aventura e grande interesse por esses esportes, através de desafios, da superação e sociabilização propiciados durante o período do estágio e que, certamente levarão para a vida. |
id |
UFRGS-2_b239b0c97c00d1b3ca17b54628224f4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196542 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Patrícia Soares deGaya, Anelise Reis2019-07-04T02:33:43Z2018http://hdl.handle.net/10183/196542001094821Esse estudo tem por objetivo relatar as diferentes fases do processo de ensino e aprendizagem das habilidades motoras e dos esportes de aventura na escola, bem como a prática pedagógica nas aulas de Educação Física, durante o estágio obrigatório do ensino fundamental. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência. As aulas foram ministradas para a turma de primeiro ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Porto Alegre, no período de novembro a dezembro de 2017. As mesmas visaram o aprendizado do Slackline e melhora das habilidades motoras em diferentes esportes de aventura e o despertar para o interesse desses esportes não praticados no âmbito escolar. Este estudo está subdividido em (1) diagnóstico da escola e diagnóstico da turma, (2) elaboração do plano de ensino e dos planos de aula, (3) relato as aulas de EFI e (4) avaliação do processo de ensino e aprendizagem. O processo de ensino aprendizagem focado nas habilidades motoras e nos esportes de aventura possibilitou, mesmo em curto período de tempo, aprendizado do Slackline, melhora nas habilidades, conhecimento dos esportes de aventura e grande interesse por esses esportes, através de desafios, da superação e sociabilização propiciados durante o período do estágio e que, certamente levarão para a vida.This study aims to report the different phases of the teaching and learning process of motor skills and adventure sports in school, as well as the pedagogical practice in Physical Education classes during the mandatory elementary school stage. This is a descriptive study of the type of experience report. The classes were taught to the first year of elementary school at a public school in the city of Porto Alegre, from November to December 2017. They aimed at learning Slackline and improving motor skills in different adventure sports and the awakening to the interest of these sports not practiced in the school scope. This study is subdivided into (1) school diagnosis and diagnosis of the class, (2) elaboration of the teaching plan and lesson plans, (3) reporting EFI classes and (4) evaluation of the teaching and learning process. The process of teaching learning focused on motor skills and adventure sports has made it possible, even in a short period of time, to learn Slackline, to improve the skills, knowledge of adventure sports and great interest in these sports, through challenges, overcoming and socialization provided during the probationary period and which will certainly lead to life.application/pdfporDestreza motoraEsporte de aventuraPrática pedagógicaPhysical educationAdventure sportsMotor skillsEsportes de aventura nas aulas de Educação Física no primeiro ano do Ensino Fundamental : um relato de experiênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2018Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001094821.pdf.txt001094821.pdf.txtExtracted Texttext/plain54531http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196542/2/001094821.pdf.txtceb6e2ff0e9e4bc5ae1298b49c4b0ba2MD52ORIGINAL001094821.pdfTexto completoapplication/pdf808619http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196542/1/001094821.pdfdc250b9c79e228c03d9ea36743b5adbdMD5110183/1965422019-07-05 02:33:53.714451oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196542Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-07-05T05:33:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Esportes de aventura nas aulas de Educação Física no primeiro ano do Ensino Fundamental : um relato de experiência |
title |
Esportes de aventura nas aulas de Educação Física no primeiro ano do Ensino Fundamental : um relato de experiência |
spellingShingle |
Esportes de aventura nas aulas de Educação Física no primeiro ano do Ensino Fundamental : um relato de experiência Oliveira, Patrícia Soares de Destreza motora Esporte de aventura Prática pedagógica Physical education Adventure sports Motor skills |
title_short |
Esportes de aventura nas aulas de Educação Física no primeiro ano do Ensino Fundamental : um relato de experiência |
title_full |
Esportes de aventura nas aulas de Educação Física no primeiro ano do Ensino Fundamental : um relato de experiência |
title_fullStr |
Esportes de aventura nas aulas de Educação Física no primeiro ano do Ensino Fundamental : um relato de experiência |
title_full_unstemmed |
Esportes de aventura nas aulas de Educação Física no primeiro ano do Ensino Fundamental : um relato de experiência |
title_sort |
Esportes de aventura nas aulas de Educação Física no primeiro ano do Ensino Fundamental : um relato de experiência |
author |
Oliveira, Patrícia Soares de |
author_facet |
Oliveira, Patrícia Soares de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Patrícia Soares de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gaya, Anelise Reis |
contributor_str_mv |
Gaya, Anelise Reis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Destreza motora Esporte de aventura Prática pedagógica |
topic |
Destreza motora Esporte de aventura Prática pedagógica Physical education Adventure sports Motor skills |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Physical education Adventure sports Motor skills |
description |
Esse estudo tem por objetivo relatar as diferentes fases do processo de ensino e aprendizagem das habilidades motoras e dos esportes de aventura na escola, bem como a prática pedagógica nas aulas de Educação Física, durante o estágio obrigatório do ensino fundamental. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência. As aulas foram ministradas para a turma de primeiro ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Porto Alegre, no período de novembro a dezembro de 2017. As mesmas visaram o aprendizado do Slackline e melhora das habilidades motoras em diferentes esportes de aventura e o despertar para o interesse desses esportes não praticados no âmbito escolar. Este estudo está subdividido em (1) diagnóstico da escola e diagnóstico da turma, (2) elaboração do plano de ensino e dos planos de aula, (3) relato as aulas de EFI e (4) avaliação do processo de ensino e aprendizagem. O processo de ensino aprendizagem focado nas habilidades motoras e nos esportes de aventura possibilitou, mesmo em curto período de tempo, aprendizado do Slackline, melhora nas habilidades, conhecimento dos esportes de aventura e grande interesse por esses esportes, através de desafios, da superação e sociabilização propiciados durante o período do estágio e que, certamente levarão para a vida. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-07-04T02:33:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/196542 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001094821 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/196542 |
identifier_str_mv |
001094821 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196542/2/001094821.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196542/1/001094821.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ceb6e2ff0e9e4bc5ae1298b49c4b0ba2 dc250b9c79e228c03d9ea36743b5adbd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224575624675328 |