Esportes de aventura nas aulas de Educação Física no primeiro ano do Ensino Fundamental : um relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Patrícia Soares de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/196542
Resumo: Esse estudo tem por objetivo relatar as diferentes fases do processo de ensino e aprendizagem das habilidades motoras e dos esportes de aventura na escola, bem como a prática pedagógica nas aulas de Educação Física, durante o estágio obrigatório do ensino fundamental. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência. As aulas foram ministradas para a turma de primeiro ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Porto Alegre, no período de novembro a dezembro de 2017. As mesmas visaram o aprendizado do Slackline e melhora das habilidades motoras em diferentes esportes de aventura e o despertar para o interesse desses esportes não praticados no âmbito escolar. Este estudo está subdividido em (1) diagnóstico da escola e diagnóstico da turma, (2) elaboração do plano de ensino e dos planos de aula, (3) relato as aulas de EFI e (4) avaliação do processo de ensino e aprendizagem. O processo de ensino aprendizagem focado nas habilidades motoras e nos esportes de aventura possibilitou, mesmo em curto período de tempo, aprendizado do Slackline, melhora nas habilidades, conhecimento dos esportes de aventura e grande interesse por esses esportes, através de desafios, da superação e sociabilização propiciados durante o período do estágio e que, certamente levarão para a vida.
id UFRGS-2_b239b0c97c00d1b3ca17b54628224f4b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196542
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Patrícia Soares deGaya, Anelise Reis2019-07-04T02:33:43Z2018http://hdl.handle.net/10183/196542001094821Esse estudo tem por objetivo relatar as diferentes fases do processo de ensino e aprendizagem das habilidades motoras e dos esportes de aventura na escola, bem como a prática pedagógica nas aulas de Educação Física, durante o estágio obrigatório do ensino fundamental. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência. As aulas foram ministradas para a turma de primeiro ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Porto Alegre, no período de novembro a dezembro de 2017. As mesmas visaram o aprendizado do Slackline e melhora das habilidades motoras em diferentes esportes de aventura e o despertar para o interesse desses esportes não praticados no âmbito escolar. Este estudo está subdividido em (1) diagnóstico da escola e diagnóstico da turma, (2) elaboração do plano de ensino e dos planos de aula, (3) relato as aulas de EFI e (4) avaliação do processo de ensino e aprendizagem. O processo de ensino aprendizagem focado nas habilidades motoras e nos esportes de aventura possibilitou, mesmo em curto período de tempo, aprendizado do Slackline, melhora nas habilidades, conhecimento dos esportes de aventura e grande interesse por esses esportes, através de desafios, da superação e sociabilização propiciados durante o período do estágio e que, certamente levarão para a vida.This study aims to report the different phases of the teaching and learning process of motor skills and adventure sports in school, as well as the pedagogical practice in Physical Education classes during the mandatory elementary school stage. This is a descriptive study of the type of experience report. The classes were taught to the first year of elementary school at a public school in the city of Porto Alegre, from November to December 2017. They aimed at learning Slackline and improving motor skills in different adventure sports and the awakening to the interest of these sports not practiced in the school scope. This study is subdivided into (1) school diagnosis and diagnosis of the class, (2) elaboration of the teaching plan and lesson plans, (3) reporting EFI classes and (4) evaluation of the teaching and learning process. The process of teaching learning focused on motor skills and adventure sports has made it possible, even in a short period of time, to learn Slackline, to improve the skills, knowledge of adventure sports and great interest in these sports, through challenges, overcoming and socialization provided during the probationary period and which will certainly lead to life.application/pdfporDestreza motoraEsporte de aventuraPrática pedagógicaPhysical educationAdventure sportsMotor skillsEsportes de aventura nas aulas de Educação Física no primeiro ano do Ensino Fundamental : um relato de experiênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2018Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001094821.pdf.txt001094821.pdf.txtExtracted Texttext/plain54531http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196542/2/001094821.pdf.txtceb6e2ff0e9e4bc5ae1298b49c4b0ba2MD52ORIGINAL001094821.pdfTexto completoapplication/pdf808619http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196542/1/001094821.pdfdc250b9c79e228c03d9ea36743b5adbdMD5110183/1965422019-07-05 02:33:53.714451oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196542Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-07-05T05:33:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Esportes de aventura nas aulas de Educação Física no primeiro ano do Ensino Fundamental : um relato de experiência
title Esportes de aventura nas aulas de Educação Física no primeiro ano do Ensino Fundamental : um relato de experiência
spellingShingle Esportes de aventura nas aulas de Educação Física no primeiro ano do Ensino Fundamental : um relato de experiência
Oliveira, Patrícia Soares de
Destreza motora
Esporte de aventura
Prática pedagógica
Physical education
Adventure sports
Motor skills
title_short Esportes de aventura nas aulas de Educação Física no primeiro ano do Ensino Fundamental : um relato de experiência
title_full Esportes de aventura nas aulas de Educação Física no primeiro ano do Ensino Fundamental : um relato de experiência
title_fullStr Esportes de aventura nas aulas de Educação Física no primeiro ano do Ensino Fundamental : um relato de experiência
title_full_unstemmed Esportes de aventura nas aulas de Educação Física no primeiro ano do Ensino Fundamental : um relato de experiência
title_sort Esportes de aventura nas aulas de Educação Física no primeiro ano do Ensino Fundamental : um relato de experiência
author Oliveira, Patrícia Soares de
author_facet Oliveira, Patrícia Soares de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Patrícia Soares de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gaya, Anelise Reis
contributor_str_mv Gaya, Anelise Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Destreza motora
Esporte de aventura
Prática pedagógica
topic Destreza motora
Esporte de aventura
Prática pedagógica
Physical education
Adventure sports
Motor skills
dc.subject.eng.fl_str_mv Physical education
Adventure sports
Motor skills
description Esse estudo tem por objetivo relatar as diferentes fases do processo de ensino e aprendizagem das habilidades motoras e dos esportes de aventura na escola, bem como a prática pedagógica nas aulas de Educação Física, durante o estágio obrigatório do ensino fundamental. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência. As aulas foram ministradas para a turma de primeiro ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Porto Alegre, no período de novembro a dezembro de 2017. As mesmas visaram o aprendizado do Slackline e melhora das habilidades motoras em diferentes esportes de aventura e o despertar para o interesse desses esportes não praticados no âmbito escolar. Este estudo está subdividido em (1) diagnóstico da escola e diagnóstico da turma, (2) elaboração do plano de ensino e dos planos de aula, (3) relato as aulas de EFI e (4) avaliação do processo de ensino e aprendizagem. O processo de ensino aprendizagem focado nas habilidades motoras e nos esportes de aventura possibilitou, mesmo em curto período de tempo, aprendizado do Slackline, melhora nas habilidades, conhecimento dos esportes de aventura e grande interesse por esses esportes, através de desafios, da superação e sociabilização propiciados durante o período do estágio e que, certamente levarão para a vida.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-04T02:33:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/196542
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001094821
url http://hdl.handle.net/10183/196542
identifier_str_mv 001094821
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196542/2/001094821.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196542/1/001094821.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ceb6e2ff0e9e4bc5ae1298b49c4b0ba2
dc250b9c79e228c03d9ea36743b5adbd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224575624675328