Pesquisa satisfação dos serviços disponíveis no auto-atendimento do Banco Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ubiratan da Silva
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29747
Resumo: A automação bancária é a utilização da tecnologia com o intuito de agilizar e aperfeiçoar as operações internas e externas de uma rede bancária. Trata-se de uma exigência do mercado, assim sendo, sem tecnologia avançada e serviços que satisfaçam seus usuários é impossível para qualquer banco superar a concorrência. Esse novo cenário requer dos bancos um posicionamento diferente, voltado principalmente para os clientes. Por conseguinte, este trabalho de conclusão teve como objetivo mensurar o grau de satisfação dos clientes da agência do Banco do Brasil da Agência São Jerônimo RS que utilizam o auto-atendimento, em relação à qualidade dos serviços oferecidos por este canal de atendimento. A pesquisa revelou que, de maneira geral, os clientes estão satisfeitos com os serviços oferecidos com a utilização dos terminais de auto-atendimento do Banco do Brasil da Agência São Jerônimo RS. Porém existe uma minoria de clientes insatisfeitos com alguns serviços e constatou-se com essa pesquisa que tal insatisfação decorre com mais freqüência para pessoas, com mais idade e baixo nível de escolaridade, além disso, estes usuários geralmente, não consideram os terminais de auto-atendimento um meio seguro de transação. Baseando-se nos resultados deste estudo é possível sugerir mudanças que venham a reduzir estas resistências e bloqueios, o que deve resultar em maior efetividade do ponto de vista de satisfação dos clientes em relação aos serviços oferecidos pelo auto-atendimento do Banco do Brasil. A expectativa é de que a utilização do auto-atendimento bancário seja cada vez mais inserida ao dia-a-dia em razão do grau elevado de valor e satisfação que o cliente passa a perceber com o aperfeiçoamento deste tipo de serviço.
id UFRGS-2_b37e3cab04ccb5e325efbff5e3f03213
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29747
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Ubiratan da SilvaSlongo, Luiz AntonioSegabinazzi, Rodrigo Costa2011-06-25T06:01:33Z2010http://hdl.handle.net/10183/29747000779049A automação bancária é a utilização da tecnologia com o intuito de agilizar e aperfeiçoar as operações internas e externas de uma rede bancária. Trata-se de uma exigência do mercado, assim sendo, sem tecnologia avançada e serviços que satisfaçam seus usuários é impossível para qualquer banco superar a concorrência. Esse novo cenário requer dos bancos um posicionamento diferente, voltado principalmente para os clientes. Por conseguinte, este trabalho de conclusão teve como objetivo mensurar o grau de satisfação dos clientes da agência do Banco do Brasil da Agência São Jerônimo RS que utilizam o auto-atendimento, em relação à qualidade dos serviços oferecidos por este canal de atendimento. A pesquisa revelou que, de maneira geral, os clientes estão satisfeitos com os serviços oferecidos com a utilização dos terminais de auto-atendimento do Banco do Brasil da Agência São Jerônimo RS. Porém existe uma minoria de clientes insatisfeitos com alguns serviços e constatou-se com essa pesquisa que tal insatisfação decorre com mais freqüência para pessoas, com mais idade e baixo nível de escolaridade, além disso, estes usuários geralmente, não consideram os terminais de auto-atendimento um meio seguro de transação. Baseando-se nos resultados deste estudo é possível sugerir mudanças que venham a reduzir estas resistências e bloqueios, o que deve resultar em maior efetividade do ponto de vista de satisfação dos clientes em relação aos serviços oferecidos pelo auto-atendimento do Banco do Brasil. A expectativa é de que a utilização do auto-atendimento bancário seja cada vez mais inserida ao dia-a-dia em razão do grau elevado de valor e satisfação que o cliente passa a perceber com o aperfeiçoamento deste tipo de serviço.application/pdfporBanco do Brasil.Pesquisa de satisfaçãoAuto-atendimentoPesquisa satisfação dos serviços disponíveis no auto-atendimento do Banco Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2010/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000779049.pdf.txt000779049.pdf.txtExtracted Texttext/plain65514http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29747/2/000779049.pdf.txtb097e2c15af7b16f7c4e191decd59cb1MD52ORIGINAL000779049.pdf000779049.pdfTexto completoapplication/pdf229192http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29747/1/000779049.pdff37fb59ce1343b5d3fde6bdd86cecc15MD51THUMBNAIL000779049.pdf.jpg000779049.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1041http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29747/3/000779049.pdf.jpg8aad4c784272d4d60a2b056b5356801aMD5310183/297472018-10-09 09:22:55.592oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29747Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:22:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pesquisa satisfação dos serviços disponíveis no auto-atendimento do Banco Brasil
title Pesquisa satisfação dos serviços disponíveis no auto-atendimento do Banco Brasil
spellingShingle Pesquisa satisfação dos serviços disponíveis no auto-atendimento do Banco Brasil
Oliveira, Ubiratan da Silva
Banco do Brasil.
Pesquisa de satisfação
Auto-atendimento
title_short Pesquisa satisfação dos serviços disponíveis no auto-atendimento do Banco Brasil
title_full Pesquisa satisfação dos serviços disponíveis no auto-atendimento do Banco Brasil
title_fullStr Pesquisa satisfação dos serviços disponíveis no auto-atendimento do Banco Brasil
title_full_unstemmed Pesquisa satisfação dos serviços disponíveis no auto-atendimento do Banco Brasil
title_sort Pesquisa satisfação dos serviços disponíveis no auto-atendimento do Banco Brasil
author Oliveira, Ubiratan da Silva
author_facet Oliveira, Ubiratan da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ubiratan da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Slongo, Luiz Antonio
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Segabinazzi, Rodrigo Costa
contributor_str_mv Slongo, Luiz Antonio
Segabinazzi, Rodrigo Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Banco do Brasil.
Pesquisa de satisfação
Auto-atendimento
topic Banco do Brasil.
Pesquisa de satisfação
Auto-atendimento
description A automação bancária é a utilização da tecnologia com o intuito de agilizar e aperfeiçoar as operações internas e externas de uma rede bancária. Trata-se de uma exigência do mercado, assim sendo, sem tecnologia avançada e serviços que satisfaçam seus usuários é impossível para qualquer banco superar a concorrência. Esse novo cenário requer dos bancos um posicionamento diferente, voltado principalmente para os clientes. Por conseguinte, este trabalho de conclusão teve como objetivo mensurar o grau de satisfação dos clientes da agência do Banco do Brasil da Agência São Jerônimo RS que utilizam o auto-atendimento, em relação à qualidade dos serviços oferecidos por este canal de atendimento. A pesquisa revelou que, de maneira geral, os clientes estão satisfeitos com os serviços oferecidos com a utilização dos terminais de auto-atendimento do Banco do Brasil da Agência São Jerônimo RS. Porém existe uma minoria de clientes insatisfeitos com alguns serviços e constatou-se com essa pesquisa que tal insatisfação decorre com mais freqüência para pessoas, com mais idade e baixo nível de escolaridade, além disso, estes usuários geralmente, não consideram os terminais de auto-atendimento um meio seguro de transação. Baseando-se nos resultados deste estudo é possível sugerir mudanças que venham a reduzir estas resistências e bloqueios, o que deve resultar em maior efetividade do ponto de vista de satisfação dos clientes em relação aos serviços oferecidos pelo auto-atendimento do Banco do Brasil. A expectativa é de que a utilização do auto-atendimento bancário seja cada vez mais inserida ao dia-a-dia em razão do grau elevado de valor e satisfação que o cliente passa a perceber com o aperfeiçoamento deste tipo de serviço.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-06-25T06:01:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/29747
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000779049
url http://hdl.handle.net/10183/29747
identifier_str_mv 000779049
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29747/2/000779049.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29747/1/000779049.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29747/3/000779049.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b097e2c15af7b16f7c4e191decd59cb1
f37fb59ce1343b5d3fde6bdd86cecc15
8aad4c784272d4d60a2b056b5356801a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447059756482560