“Pôr a mão na massa” : elaboração, execução e reflexão sobre uma prática de ensino de geometria na modalidade EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rodrigo Sychocki da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Dalla Vecchia, Rodrigo, Führ, Lucas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/180043
Resumo: O presente artigo tem como finalidade explanar sobre uma experiência de ensino ocorrida numa disciplina da graduação em Licenciatura em Matemática no primeiro semestre de 2017 numa instituição federal de ensino. Como se trata de uma disciplina de caráter teórico-prático, os licenciados devem planejar, executar e refletir sobre uma prática que deve acontecer no nível básico de ensino. Na ocasião o assunto explorado na prática de ensino fora geometria e o público alvo estudantes de ensino médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com a fundamentação teórica ancorada em autores que destacam a proximidade que a matemática deve ter com a realidade dos educandos, aqui se apresenta um recorte teórico-metodológico e reflexivo sobre o constituir-se professor de matemática em formação inicial. Com o estudo é possível inferir que ao aproximar leituras teóricas e reflexões sobre a prática docente, já no curso de graduação, o futuro professor torna-se consciente do seu inacabamento inerente ao fazer docente.
id UFRGS-2_b3805754def26cb43cb6ff7e21aa3c77
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180043
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Rodrigo Sychocki daDalla Vecchia, RodrigoFühr, Lucas2018-07-04T02:26:40Z20181517-6312http://hdl.handle.net/10183/180043001068718O presente artigo tem como finalidade explanar sobre uma experiência de ensino ocorrida numa disciplina da graduação em Licenciatura em Matemática no primeiro semestre de 2017 numa instituição federal de ensino. Como se trata de uma disciplina de caráter teórico-prático, os licenciados devem planejar, executar e refletir sobre uma prática que deve acontecer no nível básico de ensino. Na ocasião o assunto explorado na prática de ensino fora geometria e o público alvo estudantes de ensino médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com a fundamentação teórica ancorada em autores que destacam a proximidade que a matemática deve ter com a realidade dos educandos, aqui se apresenta um recorte teórico-metodológico e reflexivo sobre o constituir-se professor de matemática em formação inicial. Com o estudo é possível inferir que ao aproximar leituras teóricas e reflexões sobre a prática docente, já no curso de graduação, o futuro professor torna-se consciente do seu inacabamento inerente ao fazer docente.This article aims to explain a teaching experience that occurred in a subject of undergraduate degree in Mathematics in the first semester of 2017 in a federal teaching institution. As it is a theoretical-practical discipline, graduates should plan, execute and reflect on a practice that should happen at the basic level of teaching. On the occasion the subject explored in the practice of teaching outside geometry and the target audience high school students in the modality of Youth and Adult Education (EJA). With the theoretical foundation anchored in authors who emphasize the proximity that mathematics should have with the reality of the students, here is presented a theoretical-methodological and reflexive clipping about the constituting teacher of mathematics in initial formation. With the study it is possible to infer that when approaching theoretical readings and reflections on the teaching practice, already in the undergraduate course, the future teacher becomes aware of its incompleteness inherent in teaching.application/pdfporThema : revista científica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas. Pelotas. Vol. 15, n. 2 (2018), p. 414-424AprendizagemEducação de jovens e adultosFormação de professoresGeometria : EnsinoLearningYouth and adult educationTeachingInitial teacher trainingGeometry“Pôr a mão na massa” : elaboração, execução e reflexão sobre uma prática de ensino de geometria na modalidade EJA"Putting the hand in the mass" : elaboration, execution and reflection on a teaching practice of geometry in the EJAinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001068718.pdf001068718.pdfTexto completoapplication/pdf189662http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180043/1/001068718.pdf5360118e50643675dca4f77fde30fe67MD51TEXT001068718.pdf.txt001068718.pdf.txtExtracted Texttext/plain35021http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180043/2/001068718.pdf.txt65cee16f0dc761d03248c17df1700006MD5210183/1800432018-07-05 02:25:18.863567oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180043Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-07-05T05:25:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv “Pôr a mão na massa” : elaboração, execução e reflexão sobre uma prática de ensino de geometria na modalidade EJA
dc.title.alternative.en.fl_str_mv "Putting the hand in the mass" : elaboration, execution and reflection on a teaching practice of geometry in the EJA
title “Pôr a mão na massa” : elaboração, execução e reflexão sobre uma prática de ensino de geometria na modalidade EJA
spellingShingle “Pôr a mão na massa” : elaboração, execução e reflexão sobre uma prática de ensino de geometria na modalidade EJA
Silva, Rodrigo Sychocki da
Aprendizagem
Educação de jovens e adultos
Formação de professores
Geometria : Ensino
Learning
Youth and adult education
Teaching
Initial teacher training
Geometry
title_short “Pôr a mão na massa” : elaboração, execução e reflexão sobre uma prática de ensino de geometria na modalidade EJA
title_full “Pôr a mão na massa” : elaboração, execução e reflexão sobre uma prática de ensino de geometria na modalidade EJA
title_fullStr “Pôr a mão na massa” : elaboração, execução e reflexão sobre uma prática de ensino de geometria na modalidade EJA
title_full_unstemmed “Pôr a mão na massa” : elaboração, execução e reflexão sobre uma prática de ensino de geometria na modalidade EJA
title_sort “Pôr a mão na massa” : elaboração, execução e reflexão sobre uma prática de ensino de geometria na modalidade EJA
author Silva, Rodrigo Sychocki da
author_facet Silva, Rodrigo Sychocki da
Dalla Vecchia, Rodrigo
Führ, Lucas
author_role author
author2 Dalla Vecchia, Rodrigo
Führ, Lucas
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rodrigo Sychocki da
Dalla Vecchia, Rodrigo
Führ, Lucas
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Educação de jovens e adultos
Formação de professores
Geometria : Ensino
topic Aprendizagem
Educação de jovens e adultos
Formação de professores
Geometria : Ensino
Learning
Youth and adult education
Teaching
Initial teacher training
Geometry
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning
Youth and adult education
Teaching
Initial teacher training
Geometry
description O presente artigo tem como finalidade explanar sobre uma experiência de ensino ocorrida numa disciplina da graduação em Licenciatura em Matemática no primeiro semestre de 2017 numa instituição federal de ensino. Como se trata de uma disciplina de caráter teórico-prático, os licenciados devem planejar, executar e refletir sobre uma prática que deve acontecer no nível básico de ensino. Na ocasião o assunto explorado na prática de ensino fora geometria e o público alvo estudantes de ensino médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com a fundamentação teórica ancorada em autores que destacam a proximidade que a matemática deve ter com a realidade dos educandos, aqui se apresenta um recorte teórico-metodológico e reflexivo sobre o constituir-se professor de matemática em formação inicial. Com o estudo é possível inferir que ao aproximar leituras teóricas e reflexões sobre a prática docente, já no curso de graduação, o futuro professor torna-se consciente do seu inacabamento inerente ao fazer docente.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-04T02:26:40Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/180043
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1517-6312
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001068718
identifier_str_mv 1517-6312
001068718
url http://hdl.handle.net/10183/180043
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Thema : revista científica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas. Pelotas. Vol. 15, n. 2 (2018), p. 414-424
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180043/1/001068718.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180043/2/001068718.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5360118e50643675dca4f77fde30fe67
65cee16f0dc761d03248c17df1700006
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224946345574400