“Pôr a mão na massa” : elaboração, execução e reflexão sobre uma prática de ensino de geometria na modalidade EJA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/180043 |
Resumo: | O presente artigo tem como finalidade explanar sobre uma experiência de ensino ocorrida numa disciplina da graduação em Licenciatura em Matemática no primeiro semestre de 2017 numa instituição federal de ensino. Como se trata de uma disciplina de caráter teórico-prático, os licenciados devem planejar, executar e refletir sobre uma prática que deve acontecer no nível básico de ensino. Na ocasião o assunto explorado na prática de ensino fora geometria e o público alvo estudantes de ensino médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com a fundamentação teórica ancorada em autores que destacam a proximidade que a matemática deve ter com a realidade dos educandos, aqui se apresenta um recorte teórico-metodológico e reflexivo sobre o constituir-se professor de matemática em formação inicial. Com o estudo é possível inferir que ao aproximar leituras teóricas e reflexões sobre a prática docente, já no curso de graduação, o futuro professor torna-se consciente do seu inacabamento inerente ao fazer docente. |
id |
UFRGS-2_b3805754def26cb43cb6ff7e21aa3c77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180043 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Rodrigo Sychocki daDalla Vecchia, RodrigoFühr, Lucas2018-07-04T02:26:40Z20181517-6312http://hdl.handle.net/10183/180043001068718O presente artigo tem como finalidade explanar sobre uma experiência de ensino ocorrida numa disciplina da graduação em Licenciatura em Matemática no primeiro semestre de 2017 numa instituição federal de ensino. Como se trata de uma disciplina de caráter teórico-prático, os licenciados devem planejar, executar e refletir sobre uma prática que deve acontecer no nível básico de ensino. Na ocasião o assunto explorado na prática de ensino fora geometria e o público alvo estudantes de ensino médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com a fundamentação teórica ancorada em autores que destacam a proximidade que a matemática deve ter com a realidade dos educandos, aqui se apresenta um recorte teórico-metodológico e reflexivo sobre o constituir-se professor de matemática em formação inicial. Com o estudo é possível inferir que ao aproximar leituras teóricas e reflexões sobre a prática docente, já no curso de graduação, o futuro professor torna-se consciente do seu inacabamento inerente ao fazer docente.This article aims to explain a teaching experience that occurred in a subject of undergraduate degree in Mathematics in the first semester of 2017 in a federal teaching institution. As it is a theoretical-practical discipline, graduates should plan, execute and reflect on a practice that should happen at the basic level of teaching. On the occasion the subject explored in the practice of teaching outside geometry and the target audience high school students in the modality of Youth and Adult Education (EJA). With the theoretical foundation anchored in authors who emphasize the proximity that mathematics should have with the reality of the students, here is presented a theoretical-methodological and reflexive clipping about the constituting teacher of mathematics in initial formation. With the study it is possible to infer that when approaching theoretical readings and reflections on the teaching practice, already in the undergraduate course, the future teacher becomes aware of its incompleteness inherent in teaching.application/pdfporThema : revista científica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas. Pelotas. Vol. 15, n. 2 (2018), p. 414-424AprendizagemEducação de jovens e adultosFormação de professoresGeometria : EnsinoLearningYouth and adult educationTeachingInitial teacher trainingGeometry“Pôr a mão na massa” : elaboração, execução e reflexão sobre uma prática de ensino de geometria na modalidade EJA"Putting the hand in the mass" : elaboration, execution and reflection on a teaching practice of geometry in the EJAinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001068718.pdf001068718.pdfTexto completoapplication/pdf189662http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180043/1/001068718.pdf5360118e50643675dca4f77fde30fe67MD51TEXT001068718.pdf.txt001068718.pdf.txtExtracted Texttext/plain35021http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180043/2/001068718.pdf.txt65cee16f0dc761d03248c17df1700006MD5210183/1800432018-07-05 02:25:18.863567oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180043Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-07-05T05:25:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
“Pôr a mão na massa” : elaboração, execução e reflexão sobre uma prática de ensino de geometria na modalidade EJA |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
"Putting the hand in the mass" : elaboration, execution and reflection on a teaching practice of geometry in the EJA |
title |
“Pôr a mão na massa” : elaboração, execução e reflexão sobre uma prática de ensino de geometria na modalidade EJA |
spellingShingle |
“Pôr a mão na massa” : elaboração, execução e reflexão sobre uma prática de ensino de geometria na modalidade EJA Silva, Rodrigo Sychocki da Aprendizagem Educação de jovens e adultos Formação de professores Geometria : Ensino Learning Youth and adult education Teaching Initial teacher training Geometry |
title_short |
“Pôr a mão na massa” : elaboração, execução e reflexão sobre uma prática de ensino de geometria na modalidade EJA |
title_full |
“Pôr a mão na massa” : elaboração, execução e reflexão sobre uma prática de ensino de geometria na modalidade EJA |
title_fullStr |
“Pôr a mão na massa” : elaboração, execução e reflexão sobre uma prática de ensino de geometria na modalidade EJA |
title_full_unstemmed |
“Pôr a mão na massa” : elaboração, execução e reflexão sobre uma prática de ensino de geometria na modalidade EJA |
title_sort |
“Pôr a mão na massa” : elaboração, execução e reflexão sobre uma prática de ensino de geometria na modalidade EJA |
author |
Silva, Rodrigo Sychocki da |
author_facet |
Silva, Rodrigo Sychocki da Dalla Vecchia, Rodrigo Führ, Lucas |
author_role |
author |
author2 |
Dalla Vecchia, Rodrigo Führ, Lucas |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rodrigo Sychocki da Dalla Vecchia, Rodrigo Führ, Lucas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Educação de jovens e adultos Formação de professores Geometria : Ensino |
topic |
Aprendizagem Educação de jovens e adultos Formação de professores Geometria : Ensino Learning Youth and adult education Teaching Initial teacher training Geometry |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Learning Youth and adult education Teaching Initial teacher training Geometry |
description |
O presente artigo tem como finalidade explanar sobre uma experiência de ensino ocorrida numa disciplina da graduação em Licenciatura em Matemática no primeiro semestre de 2017 numa instituição federal de ensino. Como se trata de uma disciplina de caráter teórico-prático, os licenciados devem planejar, executar e refletir sobre uma prática que deve acontecer no nível básico de ensino. Na ocasião o assunto explorado na prática de ensino fora geometria e o público alvo estudantes de ensino médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com a fundamentação teórica ancorada em autores que destacam a proximidade que a matemática deve ter com a realidade dos educandos, aqui se apresenta um recorte teórico-metodológico e reflexivo sobre o constituir-se professor de matemática em formação inicial. Com o estudo é possível inferir que ao aproximar leituras teóricas e reflexões sobre a prática docente, já no curso de graduação, o futuro professor torna-se consciente do seu inacabamento inerente ao fazer docente. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-07-04T02:26:40Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/180043 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1517-6312 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001068718 |
identifier_str_mv |
1517-6312 001068718 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/180043 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Thema : revista científica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas. Pelotas. Vol. 15, n. 2 (2018), p. 414-424 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180043/1/001068718.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180043/2/001068718.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5360118e50643675dca4f77fde30fe67 65cee16f0dc761d03248c17df1700006 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224946345574400 |