Referenciais da pedagogia do esporte e as dimensões dos conteúdos: interfaces teóricas e aplicadas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/236802 |
Resumo: | Este ensaio teve como objetivo dialogar acerca das interfaces entre os referenciais da Pedagogia do Esporte e as dimensões dos conteúdos, buscando apresentar a aplicação prática com base em subsídio teórico. Resgatou-se que, embora tenham surgido a partir da escola, os referenciais nasceram de forma específica nas reflexões acerca do esporte e as dimensões advêm da grande área da educação. Destaca-se que referenciais e dimensões dos conteúdos, embora diferentes, são complementares e intrinsecamente interligados, podendo estar presentes em diferentes cenários de atuação, aplicados a diferentes personagens e interligados a diferentes conteúdos, cabendo ao agente pedagógico a escolha assertiva da ênfase a ser dada de acordo com seu planejamento. |
id |
UFRGS-2_c5e18447abfd5bbdc78936bf8e7a3ae7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236802 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Leonardi, Thiago JoséBerger, Artur GoulartGinciene, GuyBarroso, André Luís RuggieroPaes, Roberto Rodrigues2022-04-07T04:49:19Z20211415-4676http://hdl.handle.net/10183/236802001137595Este ensaio teve como objetivo dialogar acerca das interfaces entre os referenciais da Pedagogia do Esporte e as dimensões dos conteúdos, buscando apresentar a aplicação prática com base em subsídio teórico. Resgatou-se que, embora tenham surgido a partir da escola, os referenciais nasceram de forma específica nas reflexões acerca do esporte e as dimensões advêm da grande área da educação. Destaca-se que referenciais e dimensões dos conteúdos, embora diferentes, são complementares e intrinsecamente interligados, podendo estar presentes em diferentes cenários de atuação, aplicados a diferentes personagens e interligados a diferentes conteúdos, cabendo ao agente pedagógico a escolha assertiva da ênfase a ser dada de acordo com seu planejamento.This essay aimed to dialogue about the interfaces between the referential of the Sport Pedagogy and the contents dimensions, seeking to present practical application based on theoretical support. It was rescued that although they emerged from school, the referential were born specifically in the reflections about sport and the dimensions come from the large area of education. It is noteworthy that referential and dimensions of the contents, although different, are complementary and intrinsically interconnected, and may be present in different scenarios of action, applied to different characters and interconnected to different contents, and the pedagogical agent is responsible for the assertive choice of the objective, content and emphasis to be given according to their planning.Este ensayo tuvo como objetivo dialogar sobre las interfaces entre los referenciales de la Pedagogía del Deporte y las dimensiones de los contenidos, buscando presentar una aplicación práctica basada en el apoyo teórico. Se rescató que los referenciales nacieron específicamente en las reflexiones sobre el deporte y las dimensiones provienen de la gran área de la educación. Cabe destacar que los referenciales y dimensiones de los contenidos, aunque diferentes, son complementarias e intrínsecamente interconectadas, y pueden estar presentes en diferentes escenarios, aplicados a diferentes personajes e interconectados a diferentes contenidos, y el agente pedagógico es responsable de la elección asertiva del objetivo, contenido y énfasis que se debe dar de acuerdo a su planeamiento.application/pdfporPensar a prática. Goiânia. Vol. 24, n.1 (2021) p. 1-22EsportesPedagogia do esporteSportSport PedagogyContents dimensionsPedagogía del DeporteDeporteDimensiones de los contenidosReferenciais da pedagogia do esporte e as dimensões dos conteúdos: interfaces teóricas e aplicadasReferential of the sport pedagogy and the contents dimensions: theoretical and applied interfacesReferenciales de la pedagogía del deporte y las dimensiones de los contenidos: interfaces teóricas y aplicadasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001137595.pdf.txt001137595.pdf.txtExtracted Texttext/plain46084http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236802/2/001137595.pdf.txt73e31f59da930a2bd64f79fce60e27b8MD52ORIGINAL001137595.pdfTexto completoapplication/pdf798356http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236802/1/001137595.pdfe52208306a7c1e2847fd7aa5645fe5cdMD5110183/2368022022-07-21 04:57:18.511861oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236802Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-21T07:57:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Referenciais da pedagogia do esporte e as dimensões dos conteúdos: interfaces teóricas e aplicadas |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Referential of the sport pedagogy and the contents dimensions: theoretical and applied interfaces |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Referenciales de la pedagogía del deporte y las dimensiones de los contenidos: interfaces teóricas y aplicadas |
title |
Referenciais da pedagogia do esporte e as dimensões dos conteúdos: interfaces teóricas e aplicadas |
spellingShingle |
Referenciais da pedagogia do esporte e as dimensões dos conteúdos: interfaces teóricas e aplicadas Leonardi, Thiago José Esportes Pedagogia do esporte Sport Sport Pedagogy Contents dimensions Pedagogía del Deporte Deporte Dimensiones de los contenidos |
title_short |
Referenciais da pedagogia do esporte e as dimensões dos conteúdos: interfaces teóricas e aplicadas |
title_full |
Referenciais da pedagogia do esporte e as dimensões dos conteúdos: interfaces teóricas e aplicadas |
title_fullStr |
Referenciais da pedagogia do esporte e as dimensões dos conteúdos: interfaces teóricas e aplicadas |
title_full_unstemmed |
Referenciais da pedagogia do esporte e as dimensões dos conteúdos: interfaces teóricas e aplicadas |
title_sort |
Referenciais da pedagogia do esporte e as dimensões dos conteúdos: interfaces teóricas e aplicadas |
author |
Leonardi, Thiago José |
author_facet |
Leonardi, Thiago José Berger, Artur Goulart Ginciene, Guy Barroso, André Luís Ruggiero Paes, Roberto Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Berger, Artur Goulart Ginciene, Guy Barroso, André Luís Ruggiero Paes, Roberto Rodrigues |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leonardi, Thiago José Berger, Artur Goulart Ginciene, Guy Barroso, André Luís Ruggiero Paes, Roberto Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Esportes Pedagogia do esporte |
topic |
Esportes Pedagogia do esporte Sport Sport Pedagogy Contents dimensions Pedagogía del Deporte Deporte Dimensiones de los contenidos |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Sport Sport Pedagogy Contents dimensions |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Pedagogía del Deporte Deporte Dimensiones de los contenidos |
description |
Este ensaio teve como objetivo dialogar acerca das interfaces entre os referenciais da Pedagogia do Esporte e as dimensões dos conteúdos, buscando apresentar a aplicação prática com base em subsídio teórico. Resgatou-se que, embora tenham surgido a partir da escola, os referenciais nasceram de forma específica nas reflexões acerca do esporte e as dimensões advêm da grande área da educação. Destaca-se que referenciais e dimensões dos conteúdos, embora diferentes, são complementares e intrinsecamente interligados, podendo estar presentes em diferentes cenários de atuação, aplicados a diferentes personagens e interligados a diferentes conteúdos, cabendo ao agente pedagógico a escolha assertiva da ênfase a ser dada de acordo com seu planejamento. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-07T04:49:19Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/236802 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1415-4676 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001137595 |
identifier_str_mv |
1415-4676 001137595 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/236802 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Pensar a prática. Goiânia. Vol. 24, n.1 (2021) p. 1-22 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236802/2/001137595.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236802/1/001137595.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
73e31f59da930a2bd64f79fce60e27b8 e52208306a7c1e2847fd7aa5645fe5cd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225052919693312 |