Referenciais da pedagogia do esporte e as dimensões dos conteúdos: interfaces teóricas e aplicadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leonardi, Thiago José
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Berger, Artur Goulart, Ginciene, Guy, Barroso, André Luís Ruggiero, Paes, Roberto Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/236802
Resumo: Este ensaio teve como objetivo dialogar acerca das interfaces entre os referenciais da Pedagogia do Esporte e as dimensões dos conteúdos, buscando apresentar a aplicação prática com base em subsídio teórico. Resgatou-se que, embora tenham surgido a partir da escola, os referenciais nasceram de forma específica nas reflexões acerca do esporte e as dimensões advêm da grande área da educação. Destaca-se que referenciais e dimensões dos conteúdos, embora diferentes, são complementares e intrinsecamente interligados, podendo estar presentes em diferentes cenários de atuação, aplicados a diferentes personagens e interligados a diferentes conteúdos, cabendo ao agente pedagógico a escolha assertiva da ênfase a ser dada de acordo com seu planejamento.
id UFRGS-2_c5e18447abfd5bbdc78936bf8e7a3ae7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236802
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Leonardi, Thiago JoséBerger, Artur GoulartGinciene, GuyBarroso, André Luís RuggieroPaes, Roberto Rodrigues2022-04-07T04:49:19Z20211415-4676http://hdl.handle.net/10183/236802001137595Este ensaio teve como objetivo dialogar acerca das interfaces entre os referenciais da Pedagogia do Esporte e as dimensões dos conteúdos, buscando apresentar a aplicação prática com base em subsídio teórico. Resgatou-se que, embora tenham surgido a partir da escola, os referenciais nasceram de forma específica nas reflexões acerca do esporte e as dimensões advêm da grande área da educação. Destaca-se que referenciais e dimensões dos conteúdos, embora diferentes, são complementares e intrinsecamente interligados, podendo estar presentes em diferentes cenários de atuação, aplicados a diferentes personagens e interligados a diferentes conteúdos, cabendo ao agente pedagógico a escolha assertiva da ênfase a ser dada de acordo com seu planejamento.This essay aimed to dialogue about the interfaces between the referential of the Sport Pedagogy and the contents dimensions, seeking to present practical application based on theoretical support. It was rescued that although they emerged from school, the referential were born specifically in the reflections about sport and the dimensions come from the large area of education. It is noteworthy that referential and dimensions of the contents, although different, are complementary and intrinsically interconnected, and may be present in different scenarios of action, applied to different characters and interconnected to different contents, and the pedagogical agent is responsible for the assertive choice of the objective, content and emphasis to be given according to their planning.Este ensayo tuvo como objetivo dialogar sobre las interfaces entre los referenciales de la Pedagogía del Deporte y las dimensiones de los contenidos, buscando presentar una aplicación práctica basada en el apoyo teórico. Se rescató que los referenciales nacieron específicamente en las reflexiones sobre el deporte y las dimensiones provienen de la gran área de la educación. Cabe destacar que los referenciales y dimensiones de los contenidos, aunque diferentes, son complementarias e intrínsecamente interconectadas, y pueden estar presentes en diferentes escenarios, aplicados a diferentes personajes e interconectados a diferentes contenidos, y el agente pedagógico es responsable de la elección asertiva del objetivo, contenido y énfasis que se debe dar de acuerdo a su planeamiento.application/pdfporPensar a prática. Goiânia. Vol. 24, n.1 (2021) p. 1-22EsportesPedagogia do esporteSportSport PedagogyContents dimensionsPedagogía del DeporteDeporteDimensiones de los contenidosReferenciais da pedagogia do esporte e as dimensões dos conteúdos: interfaces teóricas e aplicadasReferential of the sport pedagogy and the contents dimensions: theoretical and applied interfacesReferenciales de la pedagogía del deporte y las dimensiones de los contenidos: interfaces teóricas y aplicadasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001137595.pdf.txt001137595.pdf.txtExtracted Texttext/plain46084http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236802/2/001137595.pdf.txt73e31f59da930a2bd64f79fce60e27b8MD52ORIGINAL001137595.pdfTexto completoapplication/pdf798356http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236802/1/001137595.pdfe52208306a7c1e2847fd7aa5645fe5cdMD5110183/2368022022-07-21 04:57:18.511861oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236802Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-21T07:57:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Referenciais da pedagogia do esporte e as dimensões dos conteúdos: interfaces teóricas e aplicadas
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Referential of the sport pedagogy and the contents dimensions: theoretical and applied interfaces
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Referenciales de la pedagogía del deporte y las dimensiones de los contenidos: interfaces teóricas y aplicadas
title Referenciais da pedagogia do esporte e as dimensões dos conteúdos: interfaces teóricas e aplicadas
spellingShingle Referenciais da pedagogia do esporte e as dimensões dos conteúdos: interfaces teóricas e aplicadas
Leonardi, Thiago José
Esportes
Pedagogia do esporte
Sport
Sport Pedagogy
Contents dimensions
Pedagogía del Deporte
Deporte
Dimensiones de los contenidos
title_short Referenciais da pedagogia do esporte e as dimensões dos conteúdos: interfaces teóricas e aplicadas
title_full Referenciais da pedagogia do esporte e as dimensões dos conteúdos: interfaces teóricas e aplicadas
title_fullStr Referenciais da pedagogia do esporte e as dimensões dos conteúdos: interfaces teóricas e aplicadas
title_full_unstemmed Referenciais da pedagogia do esporte e as dimensões dos conteúdos: interfaces teóricas e aplicadas
title_sort Referenciais da pedagogia do esporte e as dimensões dos conteúdos: interfaces teóricas e aplicadas
author Leonardi, Thiago José
author_facet Leonardi, Thiago José
Berger, Artur Goulart
Ginciene, Guy
Barroso, André Luís Ruggiero
Paes, Roberto Rodrigues
author_role author
author2 Berger, Artur Goulart
Ginciene, Guy
Barroso, André Luís Ruggiero
Paes, Roberto Rodrigues
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leonardi, Thiago José
Berger, Artur Goulart
Ginciene, Guy
Barroso, André Luís Ruggiero
Paes, Roberto Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Esportes
Pedagogia do esporte
topic Esportes
Pedagogia do esporte
Sport
Sport Pedagogy
Contents dimensions
Pedagogía del Deporte
Deporte
Dimensiones de los contenidos
dc.subject.eng.fl_str_mv Sport
Sport Pedagogy
Contents dimensions
dc.subject.spa.fl_str_mv Pedagogía del Deporte
Deporte
Dimensiones de los contenidos
description Este ensaio teve como objetivo dialogar acerca das interfaces entre os referenciais da Pedagogia do Esporte e as dimensões dos conteúdos, buscando apresentar a aplicação prática com base em subsídio teórico. Resgatou-se que, embora tenham surgido a partir da escola, os referenciais nasceram de forma específica nas reflexões acerca do esporte e as dimensões advêm da grande área da educação. Destaca-se que referenciais e dimensões dos conteúdos, embora diferentes, são complementares e intrinsecamente interligados, podendo estar presentes em diferentes cenários de atuação, aplicados a diferentes personagens e interligados a diferentes conteúdos, cabendo ao agente pedagógico a escolha assertiva da ênfase a ser dada de acordo com seu planejamento.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-07T04:49:19Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/236802
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1415-4676
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001137595
identifier_str_mv 1415-4676
001137595
url http://hdl.handle.net/10183/236802
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Pensar a prática. Goiânia. Vol. 24, n.1 (2021) p. 1-22
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236802/2/001137595.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236802/1/001137595.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 73e31f59da930a2bd64f79fce60e27b8
e52208306a7c1e2847fd7aa5645fe5cd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225052919693312