Reposicionamento estratégico de comunicação : o caso das Lojas Pompéia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Dominique Pimentel
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/125867
Resumo: Este estudo tem como tema o reposicionamento estratégico de comunicação, a partir do planejamento estratégico da organização, tendo como objetivo a construção de uma imagem positiva. O objetivo geral é analisar o reposicionamento estratégico de comunicação das Lojas Pompéia com os seus clientes, no processo de legitimação de uma nova imagem. A pesquisa é de vertente qualitativa. Como métodos foram utilizados a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. Através da pesquisa bibliográfica são apresentados os conceitos de identidade, imagem e comunicação; comunicação estratégica em ambientes de reposicionamento; stakeholders e reputação. O estudo de caso teve como foco as Lojas Pompéia, situadas no Estado do Rio Grande do Sul. Como técnicas de coleta de dados durante o estudo, foram utilizadas a pesquisa documental, a partir de arquivos internos da Pompéia e campanhas de comunicação, e as entrevistas semiestruturadas com os clientes e a gestão de marketing da organização. Também se utilizou da observação direta. Os principais resultados indicam que, o reposicionamento das Lojas Pompéia se deu a partir da comunicação, que foi estratégica neste processo. Foram incorporadas novas associações à marca, buscando legitimar uma imagem-conceito, apesar disso, este é um processo em andamento, que necessita de melhorias no composto de marketing.
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