O uso pedagógico das novas tecnologias na sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/141528 |
Resumo: | A utilização das mídias na educação é, além de um tema bastante atual, por vezes muito controverso, haja vista a grande necessidade de sua inserção no universo ensino-aprendizagem e a razoável resistência de alguns professores no que refere-se à adequação da prática pedagógica à essa inovação tecnológica. Os comportamentos sociais que envolvem as mídias são um grande desafio para a ação da escola na atualidade, pois ela deve viabilizar-se como espaço crítico em relação ao uso e à apropriação dessas tecnologias de comunicação e informação. Além disso, deve reconhecer sua importância e capacidade de interferência no modo de ser e de agir das pessoas e na própria maneira de se comportarem diante do seu grupo social, como cidadãs. O desenvolvimento da consciência crítica, fortalecendo a identidade de cada um, é desafiador para os professores diante de novas sabedorias que circulam a sociedade. O objetivo do presente trabalho monográfico foi Identificar o uso pedagógico das novas tecnologias pelo professor na sala de aula e sua eficácia didática no processo de ensino-aprendizagem e o problema elencado foi de que forma investigar esse referido uso pedagógico das novas tecnologias. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e como aspectos conclusivos pode-se ressaltar que a possibilidade das novas tecnologias e o advento da internet e sua popularização ampliada trouxeram inúmeras inovações ao fazer educativo e pretendem romper com barreiras tradicionais sobre a forma de se ensinar e as possibilidades de novos jeitos de aprender, ou seja, transpor a forma vertical e hierarquizada do fazer pedagógico, propondo uma interatividade cada vez maior e um poder de comunicação cada vez mais abrangente no contexto escolar. As novas tecnologias são capazes de introduzir no seio da sala de aula uma relação horizontal entre o professor, o conteúdo socialmente construído e o aluno. O professor é, nesse contexto, muito mais um organizador e mediador na construção do conhecimento e não mais e tão somente um mero transmissor de conteúdos. |
id |
UFRGS-2_b40a2a8c33c6e5efc1d9f91b81ccd51c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141528 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pereira, Daniele GoulartFlôres, Maria Lucia Pozzatti2016-05-21T02:09:11Z2010http://hdl.handle.net/10183/141528000988459A utilização das mídias na educação é, além de um tema bastante atual, por vezes muito controverso, haja vista a grande necessidade de sua inserção no universo ensino-aprendizagem e a razoável resistência de alguns professores no que refere-se à adequação da prática pedagógica à essa inovação tecnológica. Os comportamentos sociais que envolvem as mídias são um grande desafio para a ação da escola na atualidade, pois ela deve viabilizar-se como espaço crítico em relação ao uso e à apropriação dessas tecnologias de comunicação e informação. Além disso, deve reconhecer sua importância e capacidade de interferência no modo de ser e de agir das pessoas e na própria maneira de se comportarem diante do seu grupo social, como cidadãs. O desenvolvimento da consciência crítica, fortalecendo a identidade de cada um, é desafiador para os professores diante de novas sabedorias que circulam a sociedade. O objetivo do presente trabalho monográfico foi Identificar o uso pedagógico das novas tecnologias pelo professor na sala de aula e sua eficácia didática no processo de ensino-aprendizagem e o problema elencado foi de que forma investigar esse referido uso pedagógico das novas tecnologias. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e como aspectos conclusivos pode-se ressaltar que a possibilidade das novas tecnologias e o advento da internet e sua popularização ampliada trouxeram inúmeras inovações ao fazer educativo e pretendem romper com barreiras tradicionais sobre a forma de se ensinar e as possibilidades de novos jeitos de aprender, ou seja, transpor a forma vertical e hierarquizada do fazer pedagógico, propondo uma interatividade cada vez maior e um poder de comunicação cada vez mais abrangente no contexto escolar. As novas tecnologias são capazes de introduzir no seio da sala de aula uma relação horizontal entre o professor, o conteúdo socialmente construído e o aluno. O professor é, nesse contexto, muito mais um organizador e mediador na construção do conhecimento e não mais e tão somente um mero transmissor de conteúdos.application/pdfporInclusão digitalNovas tecnologiasProfessorO uso pedagógico das novas tecnologias na sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000988459.pdf000988459.pdfTexto completoapplication/pdf101592http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141528/1/000988459.pdf5cdce4b5e4f3358d1657cf230e3feea5MD51TEXT000988459.pdf.txt000988459.pdf.txtExtracted Texttext/plain46270http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141528/2/000988459.pdf.txt4cc2f3548a4a43bc6897debff3b6a89dMD52THUMBNAIL000988459.pdf.jpg000988459.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1005http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141528/3/000988459.pdf.jpg8512020f653a9b786c398f1f041220e1MD5310183/1415282018-10-25 10:06:07.653oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141528Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:06:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso pedagógico das novas tecnologias na sala de aula |
title |
O uso pedagógico das novas tecnologias na sala de aula |
spellingShingle |
O uso pedagógico das novas tecnologias na sala de aula Pereira, Daniele Goulart Inclusão digital Novas tecnologias Professor |
title_short |
O uso pedagógico das novas tecnologias na sala de aula |
title_full |
O uso pedagógico das novas tecnologias na sala de aula |
title_fullStr |
O uso pedagógico das novas tecnologias na sala de aula |
title_full_unstemmed |
O uso pedagógico das novas tecnologias na sala de aula |
title_sort |
O uso pedagógico das novas tecnologias na sala de aula |
author |
Pereira, Daniele Goulart |
author_facet |
Pereira, Daniele Goulart |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Daniele Goulart |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Flôres, Maria Lucia Pozzatti |
contributor_str_mv |
Flôres, Maria Lucia Pozzatti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão digital Novas tecnologias Professor |
topic |
Inclusão digital Novas tecnologias Professor |
description |
A utilização das mídias na educação é, além de um tema bastante atual, por vezes muito controverso, haja vista a grande necessidade de sua inserção no universo ensino-aprendizagem e a razoável resistência de alguns professores no que refere-se à adequação da prática pedagógica à essa inovação tecnológica. Os comportamentos sociais que envolvem as mídias são um grande desafio para a ação da escola na atualidade, pois ela deve viabilizar-se como espaço crítico em relação ao uso e à apropriação dessas tecnologias de comunicação e informação. Além disso, deve reconhecer sua importância e capacidade de interferência no modo de ser e de agir das pessoas e na própria maneira de se comportarem diante do seu grupo social, como cidadãs. O desenvolvimento da consciência crítica, fortalecendo a identidade de cada um, é desafiador para os professores diante de novas sabedorias que circulam a sociedade. O objetivo do presente trabalho monográfico foi Identificar o uso pedagógico das novas tecnologias pelo professor na sala de aula e sua eficácia didática no processo de ensino-aprendizagem e o problema elencado foi de que forma investigar esse referido uso pedagógico das novas tecnologias. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e como aspectos conclusivos pode-se ressaltar que a possibilidade das novas tecnologias e o advento da internet e sua popularização ampliada trouxeram inúmeras inovações ao fazer educativo e pretendem romper com barreiras tradicionais sobre a forma de se ensinar e as possibilidades de novos jeitos de aprender, ou seja, transpor a forma vertical e hierarquizada do fazer pedagógico, propondo uma interatividade cada vez maior e um poder de comunicação cada vez mais abrangente no contexto escolar. As novas tecnologias são capazes de introduzir no seio da sala de aula uma relação horizontal entre o professor, o conteúdo socialmente construído e o aluno. O professor é, nesse contexto, muito mais um organizador e mediador na construção do conhecimento e não mais e tão somente um mero transmissor de conteúdos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-21T02:09:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/141528 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000988459 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/141528 |
identifier_str_mv |
000988459 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141528/1/000988459.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141528/2/000988459.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141528/3/000988459.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5cdce4b5e4f3358d1657cf230e3feea5 4cc2f3548a4a43bc6897debff3b6a89d 8512020f653a9b786c398f1f041220e1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224509985914880 |