Experiências no ponto de venda : a construção de lojas conceito como diferencial competitivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Janjar, Cláudia
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/27893
Resumo: O objetivo deste trabalho é identificar, através da análise da loja conceito do Magazine Luiza do Shopping Aricanduva na cidade de São Paulo/SP, o potencial das lojas conceito como geradoras de experiências no ponto de venda e como podem tornar-se estratégias diferenciadas para as marcas e organizações. A partir de um levantamento bibliográfico sobre o marketing e a comunicação no ponto de venda, somados ao entendimento do consumidor contemporâneo e às técnicas de merchandising para influenciar na sua tomada de decisão, foi estabelecida uma relação com os acontecimentos observados em campo, a fim de interligar ambos os contextos. O presente estudo relata o marketing experimental e sensorial no ponto de venda; aborda níveis estratégicos e táticos de uma organização e identifica em qual nível a loja conceito do objeto de estudo foi projetada; e apresenta o consumidor como sujeito que quer envolver-se em experiências de compras. Através do estudo de caso da loja conceito do Magazine Luiza, concluiu-se o uso do marketing como gerador de experiências emocionais nos pontos de venda. Identificou-se que as lojas conceito agregam valor à marca e que elas podem ser pensadas em um planejamento de marketing como diferencial competitivo. Constataram-se consumidores participando das experiências de compra, testando, tocando e sentindo produtos. O estudo finaliza com o entendimento de que a loja conceito, como possibilidade de ponto de contato, compreendida dentro de uma Comunicação Integrada de Marketing, operacionaliza a comunicação no contexto do marketing, aproximando marca e consumidor.
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