Uma discussão sobre como as ferramentas de avaliação atuais impactam no subdiagnóstico de autismo em meninas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/236486 |
Resumo: | O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma desordem do neurodesenvolvimento de alta prevalência, conhecida por ser mais comum em meninos. Porém, é marcadamente subdiagnosticado (ou diagnosticado muito tardiamente) em meninas, sendo a capacidade de camuflagem das dificuldades sociais considerada uma das principais características do fenótipo feminino do TEA. Este trabalho tem como objetivo fazer uma revisão narrativa da literatura atual sobre como os critérios diagnósticos atuais impactam no subdiagnóstico de meninas no espectro. Evidenciou-se que há um viés importante, tanto por profissionais-chave, perpetuando estereótipos de gênero, quanto pelos próprios critérios, criados e testados majoritariamente em meninos por muito tempo. Ferramentas como o CAT-Q (Camouflaging Autistic Traits Questionnaire), ou Questionário de Camuflagem de Traços Autistas, numa tradução livre, que avaliam estratégias utilizadas pelas meninas, representam uma opção de solução, mas não deve ser a única. Ademais, há uma necessidade real de mais pesquisas para investigar melhor o fenótipo feminino do TEA, afim de aumentar nossa compreensão e conhecimento, para que essas pacientes recebam o apoio que precisam, no momento certo. |
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Viana, Joana Thaynara TorresRiesgo, Rudimar dos Santos2022-04-02T05:03:26Z2022http://hdl.handle.net/10183/236486001139147O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma desordem do neurodesenvolvimento de alta prevalência, conhecida por ser mais comum em meninos. Porém, é marcadamente subdiagnosticado (ou diagnosticado muito tardiamente) em meninas, sendo a capacidade de camuflagem das dificuldades sociais considerada uma das principais características do fenótipo feminino do TEA. Este trabalho tem como objetivo fazer uma revisão narrativa da literatura atual sobre como os critérios diagnósticos atuais impactam no subdiagnóstico de meninas no espectro. Evidenciou-se que há um viés importante, tanto por profissionais-chave, perpetuando estereótipos de gênero, quanto pelos próprios critérios, criados e testados majoritariamente em meninos por muito tempo. Ferramentas como o CAT-Q (Camouflaging Autistic Traits Questionnaire), ou Questionário de Camuflagem de Traços Autistas, numa tradução livre, que avaliam estratégias utilizadas pelas meninas, representam uma opção de solução, mas não deve ser a única. Ademais, há uma necessidade real de mais pesquisas para investigar melhor o fenótipo feminino do TEA, afim de aumentar nossa compreensão e conhecimento, para que essas pacientes recebam o apoio que precisam, no momento certo.Autism Spectrum Disorder (ASD) is a highly prevalent neurodevelopmental disorder known to be more common in boys. However, it is markedly underdiagnosed (or diagnosed very late) in girls, and the ability to camouflage social difficulties is considered one of the main features of the female ASD phenotype. This paper aims to provide a narrative review of the current literature on how current diagnostic criteria impact the underdiagnosis of girls on the spectrum. It was evident that there is an important bias, both by key professionals, perpetuating gender stereotypes, and by the criteria themselves, created and tested mostly in boys for a long time. Tools such as the CAT-Q (Camouflaging Autistic Traits Questionnaire), which assess strategies used by girls, represent a solution option, but it should not be the only one. Furthermore, there is a real need for more research to further investigate the female ASD phenotype in order to increase our understanding and knowledge so that these patients receive the support they need at the right time.application/pdfporTranstorno do espectro autistaDiagnósticoCriançaFemininoAutism spectrum disorderFemaleDiagnosisUma discussão sobre como as ferramentas de avaliação atuais impactam no subdiagnóstico de autismo em meninasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisHospital de Clínicas de Porto AlegrePorto Alegre, BR-RS2022especializaçãoPrograma de Residência Médica em Neurologia Pediátricainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001139147.pdf.txt001139147.pdf.txtExtracted Texttext/plain21158http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236486/2/001139147.pdf.txt72ec7a88907388d4af7a7451ec8a405eMD52ORIGINAL001139147.pdfTexto completoapplication/pdf225085http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236486/1/001139147.pdfc8cdcead4f3249e02204d3d2f72ba652MD5110183/2364862022-04-05 04:41:00.524467oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236486Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-05T07:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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