Terra indígena Irapuá-Caçapava do Sul - RS : aproximações da educação indígena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Marcia da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/259479
Resumo: O presente trabalho foi realizado na disciplina de TCC II do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. A pesquisa foi realizada com a comunidade indígena residente do acampamento do Irapuá no município de Caçapava do Sul. A pesquisa tem como objetivo compreender qual é a importância da escola indígena na comunidade, uma vez que a educação é um direito de todos e o Brasil conta com 817.963 mil são indígenas, no entanto é fundamental pensar a educação a partir da reprodução social e cultural de cada povo. A pesquisa é de cunho qualitativo, no qual busca avaliar a dinâmica escolar dos indígenas do Irapuá, demarcações de terras e processos de ensino e de aprendizagem. Através da análise dos dados destacou-se as principais reivindicações Guarani-Mbyá, um breve contexto histórico, ensino como forma de valorização da composição indígena e o território Guarani-Mbyá,no Irapuá e o ensino escolar. Através da reflexão dos dados produzidos pode-se perceber que a comunidade indígena do Irapuá enfrenta um histórico de violência e descaso com sua cultura refletindo no não cumprimento da legislação de dominância do modelo social ocidental capitalista.
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