Terra indígena Irapuá-Caçapava do Sul - RS : aproximações da educação indígena
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/259479 |
Resumo: | O presente trabalho foi realizado na disciplina de TCC II do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. A pesquisa foi realizada com a comunidade indígena residente do acampamento do Irapuá no município de Caçapava do Sul. A pesquisa tem como objetivo compreender qual é a importância da escola indígena na comunidade, uma vez que a educação é um direito de todos e o Brasil conta com 817.963 mil são indígenas, no entanto é fundamental pensar a educação a partir da reprodução social e cultural de cada povo. A pesquisa é de cunho qualitativo, no qual busca avaliar a dinâmica escolar dos indígenas do Irapuá, demarcações de terras e processos de ensino e de aprendizagem. Através da análise dos dados destacou-se as principais reivindicações Guarani-Mbyá, um breve contexto histórico, ensino como forma de valorização da composição indígena e o território Guarani-Mbyá,no Irapuá e o ensino escolar. Através da reflexão dos dados produzidos pode-se perceber que a comunidade indígena do Irapuá enfrenta um histórico de violência e descaso com sua cultura refletindo no não cumprimento da legislação de dominância do modelo social ocidental capitalista. |
id |
UFRGS-2_b5a6d5e4128245ef02948c2a078eceba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259479 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Melo, Marcia da SilvaBatista, Sinthia Cristina2023-06-26T03:31:16Z2022http://hdl.handle.net/10183/259479001172103O presente trabalho foi realizado na disciplina de TCC II do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. A pesquisa foi realizada com a comunidade indígena residente do acampamento do Irapuá no município de Caçapava do Sul. A pesquisa tem como objetivo compreender qual é a importância da escola indígena na comunidade, uma vez que a educação é um direito de todos e o Brasil conta com 817.963 mil são indígenas, no entanto é fundamental pensar a educação a partir da reprodução social e cultural de cada povo. A pesquisa é de cunho qualitativo, no qual busca avaliar a dinâmica escolar dos indígenas do Irapuá, demarcações de terras e processos de ensino e de aprendizagem. Através da análise dos dados destacou-se as principais reivindicações Guarani-Mbyá, um breve contexto histórico, ensino como forma de valorização da composição indígena e o território Guarani-Mbyá,no Irapuá e o ensino escolar. Através da reflexão dos dados produzidos pode-se perceber que a comunidade indígena do Irapuá enfrenta um histórico de violência e descaso com sua cultura refletindo no não cumprimento da legislação de dominância do modelo social ocidental capitalista.The present work was carried out in the TCC II discipline of the Degree in Geography at the Federal University of Rio Grande do Sul UFRGS. The research was carried out with an indigenous community residing in the locality of Irapuá in the municipality of Caçapava do Sul. The research aims to understand the importance of the indigenous school in the community in the process of land demarcation and social reproduction of the people, since education is everyone's right and Brazil has 817,963 thousand indigenous people. The research is of a qualitative nature, in which it seeks to evaluate the school dynamics of the indigenous people of Irapuá, land demarcations and teaching and learning processes. Through data analysis, the main Guarani-Mbyá, claims were highlighted, a brief historical context, teaching as a way of valuing the indigenous composition and the Guarani-Mbyá, territory in Irapuá and school education. Through reflection on the data produced, it can be seen that the indigenous community of Irapuá faces a history of violence and disregard for its culture, reflecting on non-compliance with the legislation of dominance of the western capitalist social model.application/pdfporGeografia : EnsinoEducação indígenaEtnoeducaçãoTerritórioMbyá-guaraniCaçapava do Sul (RS)Indigenous educationEthnoeducationalTerritoryTerra indígena Irapuá-Caçapava do Sul - RS : aproximações da educação indígenainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Geografia – Litoral Norte: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172103.pdf.txt001172103.pdf.txtExtracted Texttext/plain104995http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259479/2/001172103.pdf.txt22b2567da27f8ec18cb5144f29ee1a49MD52ORIGINAL001172103.pdfTexto completoapplication/pdf2697945http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259479/1/001172103.pdf07c0f13ff1930e463e3da85143711e2eMD5110183/2594792023-06-27 03:33:04.728446oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259479Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-27T06:33:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Terra indígena Irapuá-Caçapava do Sul - RS : aproximações da educação indígena |
title |
Terra indígena Irapuá-Caçapava do Sul - RS : aproximações da educação indígena |
spellingShingle |
Terra indígena Irapuá-Caçapava do Sul - RS : aproximações da educação indígena Melo, Marcia da Silva Geografia : Ensino Educação indígena Etnoeducação Território Mbyá-guarani Caçapava do Sul (RS) Indigenous education Ethnoeducational Territory |
title_short |
Terra indígena Irapuá-Caçapava do Sul - RS : aproximações da educação indígena |
title_full |
Terra indígena Irapuá-Caçapava do Sul - RS : aproximações da educação indígena |
title_fullStr |
Terra indígena Irapuá-Caçapava do Sul - RS : aproximações da educação indígena |
title_full_unstemmed |
Terra indígena Irapuá-Caçapava do Sul - RS : aproximações da educação indígena |
title_sort |
Terra indígena Irapuá-Caçapava do Sul - RS : aproximações da educação indígena |
author |
Melo, Marcia da Silva |
author_facet |
Melo, Marcia da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Marcia da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Batista, Sinthia Cristina |
contributor_str_mv |
Batista, Sinthia Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia : Ensino Educação indígena Etnoeducação Território Mbyá-guarani Caçapava do Sul (RS) |
topic |
Geografia : Ensino Educação indígena Etnoeducação Território Mbyá-guarani Caçapava do Sul (RS) Indigenous education Ethnoeducational Territory |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Indigenous education Ethnoeducational Territory |
description |
O presente trabalho foi realizado na disciplina de TCC II do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. A pesquisa foi realizada com a comunidade indígena residente do acampamento do Irapuá no município de Caçapava do Sul. A pesquisa tem como objetivo compreender qual é a importância da escola indígena na comunidade, uma vez que a educação é um direito de todos e o Brasil conta com 817.963 mil são indígenas, no entanto é fundamental pensar a educação a partir da reprodução social e cultural de cada povo. A pesquisa é de cunho qualitativo, no qual busca avaliar a dinâmica escolar dos indígenas do Irapuá, demarcações de terras e processos de ensino e de aprendizagem. Através da análise dos dados destacou-se as principais reivindicações Guarani-Mbyá, um breve contexto histórico, ensino como forma de valorização da composição indígena e o território Guarani-Mbyá,no Irapuá e o ensino escolar. Através da reflexão dos dados produzidos pode-se perceber que a comunidade indígena do Irapuá enfrenta um histórico de violência e descaso com sua cultura refletindo no não cumprimento da legislação de dominância do modelo social ocidental capitalista. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-26T03:31:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/259479 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001172103 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/259479 |
identifier_str_mv |
001172103 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259479/2/001172103.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259479/1/001172103.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
22b2567da27f8ec18cb5144f29ee1a49 07c0f13ff1930e463e3da85143711e2e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224662979444736 |