Afetividade : esfera de motivação para a aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/142882 |
Resumo: | O presente estudo intitulado afetividade: esfera de motivação para a aprendizagem apresenta a importância dos aspectos sócio- afetivos para o desenvolvimento e o processo ensino-aprendizagem do indivíduo, analisando a importância das contribuições da relação afetiva entre aluno e professor no processo de ensinoaprendizagem. Para isso, além de uma pesquisa bibliográfica, a qual valeu de teóricos clássicos e contemporâneos que trabalham com a questão da afetividade no processo de aprendizagem, realizou-se também, uma análise qualitativa, efetuada por meio de entrevistas de caráter investigativo, a ex-alunos, a qual objetivou a apreciação da importância da afetividade como recurso motivacional, ou seja, como mola propulsora do processo educativo. |
id |
UFRGS-2_b6ddd286e63dfbeb9b700894865f7293 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142882 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Hainzenreder, Mineide Cardoso MengueAlmeida, Dóris BittencourtCaetano, Márcia2016-06-21T02:10:27Z2010http://hdl.handle.net/10183/142882000993643O presente estudo intitulado afetividade: esfera de motivação para a aprendizagem apresenta a importância dos aspectos sócio- afetivos para o desenvolvimento e o processo ensino-aprendizagem do indivíduo, analisando a importância das contribuições da relação afetiva entre aluno e professor no processo de ensinoaprendizagem. Para isso, além de uma pesquisa bibliográfica, a qual valeu de teóricos clássicos e contemporâneos que trabalham com a questão da afetividade no processo de aprendizagem, realizou-se também, uma análise qualitativa, efetuada por meio de entrevistas de caráter investigativo, a ex-alunos, a qual objetivou a apreciação da importância da afetividade como recurso motivacional, ou seja, como mola propulsora do processo educativo.This study entitled AFFECTIVITY: BALL OF MOTIVATION FOR LEARNING intends to present the importance of the socio-emotional development and the teachinglearning process of the individual, analyzing the importance of the contributions of the emotional relationship between student and teacher in the teaching-learning. Therefore, in addition to a literature search, which drew upon classical and contemporary theorists who work with the issue of emotion in the learning process, there was also a qualitative analysis, conducted through interviews investigative character, the ex-students, which aimed to assess the importance of affection as motivational resource, or as springboard for the educational process.application/pdfporAfetividadeCogniçãoRelação professor-alunoMotivaçãoAprendizagemValue socio-emotionalLearning processCognitionMotivationAfetividade : esfera de motivação para a aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000993643.pdf000993643.pdfTexto completoapplication/pdf3534592http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142882/1/000993643.pdfa2b6e12214ef4f75fedb6f249d825608MD51TEXT000993643.pdf.txt000993643.pdf.txtExtracted Texttext/plain73549http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142882/2/000993643.pdf.txt7c6a25415a8ad248b7e15281d015aa27MD52THUMBNAIL000993643.pdf.jpg000993643.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1110http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142882/3/000993643.pdf.jpg1851183e913ebf427770d425d6f52c6fMD5310183/1428822018-10-26 10:01:32.526oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142882Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:01:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Afetividade : esfera de motivação para a aprendizagem |
title |
Afetividade : esfera de motivação para a aprendizagem |
spellingShingle |
Afetividade : esfera de motivação para a aprendizagem Hainzenreder, Mineide Cardoso Mengue Afetividade Cognição Relação professor-aluno Motivação Aprendizagem Value socio-emotional Learning process Cognition Motivation |
title_short |
Afetividade : esfera de motivação para a aprendizagem |
title_full |
Afetividade : esfera de motivação para a aprendizagem |
title_fullStr |
Afetividade : esfera de motivação para a aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Afetividade : esfera de motivação para a aprendizagem |
title_sort |
Afetividade : esfera de motivação para a aprendizagem |
author |
Hainzenreder, Mineide Cardoso Mengue |
author_facet |
Hainzenreder, Mineide Cardoso Mengue |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hainzenreder, Mineide Cardoso Mengue |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Almeida, Dóris Bittencourt |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Caetano, Márcia |
contributor_str_mv |
Almeida, Dóris Bittencourt Caetano, Márcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Afetividade Cognição Relação professor-aluno Motivação Aprendizagem |
topic |
Afetividade Cognição Relação professor-aluno Motivação Aprendizagem Value socio-emotional Learning process Cognition Motivation |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Value socio-emotional Learning process Cognition Motivation |
description |
O presente estudo intitulado afetividade: esfera de motivação para a aprendizagem apresenta a importância dos aspectos sócio- afetivos para o desenvolvimento e o processo ensino-aprendizagem do indivíduo, analisando a importância das contribuições da relação afetiva entre aluno e professor no processo de ensinoaprendizagem. Para isso, além de uma pesquisa bibliográfica, a qual valeu de teóricos clássicos e contemporâneos que trabalham com a questão da afetividade no processo de aprendizagem, realizou-se também, uma análise qualitativa, efetuada por meio de entrevistas de caráter investigativo, a ex-alunos, a qual objetivou a apreciação da importância da afetividade como recurso motivacional, ou seja, como mola propulsora do processo educativo. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-21T02:10:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/142882 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000993643 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/142882 |
identifier_str_mv |
000993643 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142882/1/000993643.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142882/2/000993643.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142882/3/000993643.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a2b6e12214ef4f75fedb6f249d825608 7c6a25415a8ad248b7e15281d015aa27 1851183e913ebf427770d425d6f52c6f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447176457748480 |