Afetividade : esfera de motivação para a aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hainzenreder, Mineide Cardoso Mengue
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/142882
Resumo: O presente estudo intitulado afetividade: esfera de motivação para a aprendizagem apresenta a importância dos aspectos sócio- afetivos para o desenvolvimento e o processo ensino-aprendizagem do indivíduo, analisando a importância das contribuições da relação afetiva entre aluno e professor no processo de ensinoaprendizagem. Para isso, além de uma pesquisa bibliográfica, a qual valeu de teóricos clássicos e contemporâneos que trabalham com a questão da afetividade no processo de aprendizagem, realizou-se também, uma análise qualitativa, efetuada por meio de entrevistas de caráter investigativo, a ex-alunos, a qual objetivou a apreciação da importância da afetividade como recurso motivacional, ou seja, como mola propulsora do processo educativo.
id UFRGS-2_b6ddd286e63dfbeb9b700894865f7293
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142882
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Hainzenreder, Mineide Cardoso MengueAlmeida, Dóris BittencourtCaetano, Márcia2016-06-21T02:10:27Z2010http://hdl.handle.net/10183/142882000993643O presente estudo intitulado afetividade: esfera de motivação para a aprendizagem apresenta a importância dos aspectos sócio- afetivos para o desenvolvimento e o processo ensino-aprendizagem do indivíduo, analisando a importância das contribuições da relação afetiva entre aluno e professor no processo de ensinoaprendizagem. Para isso, além de uma pesquisa bibliográfica, a qual valeu de teóricos clássicos e contemporâneos que trabalham com a questão da afetividade no processo de aprendizagem, realizou-se também, uma análise qualitativa, efetuada por meio de entrevistas de caráter investigativo, a ex-alunos, a qual objetivou a apreciação da importância da afetividade como recurso motivacional, ou seja, como mola propulsora do processo educativo.This study entitled AFFECTIVITY: BALL OF MOTIVATION FOR LEARNING intends to present the importance of the socio-emotional development and the teachinglearning process of the individual, analyzing the importance of the contributions of the emotional relationship between student and teacher in the teaching-learning. Therefore, in addition to a literature search, which drew upon classical and contemporary theorists who work with the issue of emotion in the learning process, there was also a qualitative analysis, conducted through interviews investigative character, the ex-students, which aimed to assess the importance of affection as motivational resource, or as springboard for the educational process.application/pdfporAfetividadeCogniçãoRelação professor-alunoMotivaçãoAprendizagemValue socio-emotionalLearning processCognitionMotivationAfetividade : esfera de motivação para a aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000993643.pdf000993643.pdfTexto completoapplication/pdf3534592http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142882/1/000993643.pdfa2b6e12214ef4f75fedb6f249d825608MD51TEXT000993643.pdf.txt000993643.pdf.txtExtracted Texttext/plain73549http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142882/2/000993643.pdf.txt7c6a25415a8ad248b7e15281d015aa27MD52THUMBNAIL000993643.pdf.jpg000993643.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1110http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142882/3/000993643.pdf.jpg1851183e913ebf427770d425d6f52c6fMD5310183/1428822018-10-26 10:01:32.526oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142882Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:01:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Afetividade : esfera de motivação para a aprendizagem
title Afetividade : esfera de motivação para a aprendizagem
spellingShingle Afetividade : esfera de motivação para a aprendizagem
Hainzenreder, Mineide Cardoso Mengue
Afetividade
Cognição
Relação professor-aluno
Motivação
Aprendizagem
Value socio-emotional
Learning process
Cognition
Motivation
title_short Afetividade : esfera de motivação para a aprendizagem
title_full Afetividade : esfera de motivação para a aprendizagem
title_fullStr Afetividade : esfera de motivação para a aprendizagem
title_full_unstemmed Afetividade : esfera de motivação para a aprendizagem
title_sort Afetividade : esfera de motivação para a aprendizagem
author Hainzenreder, Mineide Cardoso Mengue
author_facet Hainzenreder, Mineide Cardoso Mengue
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hainzenreder, Mineide Cardoso Mengue
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida, Dóris Bittencourt
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Caetano, Márcia
contributor_str_mv Almeida, Dóris Bittencourt
Caetano, Márcia
dc.subject.por.fl_str_mv Afetividade
Cognição
Relação professor-aluno
Motivação
Aprendizagem
topic Afetividade
Cognição
Relação professor-aluno
Motivação
Aprendizagem
Value socio-emotional
Learning process
Cognition
Motivation
dc.subject.eng.fl_str_mv Value socio-emotional
Learning process
Cognition
Motivation
description O presente estudo intitulado afetividade: esfera de motivação para a aprendizagem apresenta a importância dos aspectos sócio- afetivos para o desenvolvimento e o processo ensino-aprendizagem do indivíduo, analisando a importância das contribuições da relação afetiva entre aluno e professor no processo de ensinoaprendizagem. Para isso, além de uma pesquisa bibliográfica, a qual valeu de teóricos clássicos e contemporâneos que trabalham com a questão da afetividade no processo de aprendizagem, realizou-se também, uma análise qualitativa, efetuada por meio de entrevistas de caráter investigativo, a ex-alunos, a qual objetivou a apreciação da importância da afetividade como recurso motivacional, ou seja, como mola propulsora do processo educativo.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-21T02:10:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/142882
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000993643
url http://hdl.handle.net/10183/142882
identifier_str_mv 000993643
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142882/1/000993643.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142882/2/000993643.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142882/3/000993643.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a2b6e12214ef4f75fedb6f249d825608
7c6a25415a8ad248b7e15281d015aa27
1851183e913ebf427770d425d6f52c6f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447176457748480