Uma investigação sobre a atitude de futuros professores de Matemática frente à Estatística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Luis Henrique Pio de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/212613
Resumo: Atualmente, é quase impossível ouvir um noticiário, ler uma revista ou até mesmo um anúncio sem se deparar com estatísticas. A Estatística já se tornou um idioma por si só e necessita ser compreendido. Com o objetivo de medir a atitude de futuros professores de matemática frente à Estatística, este trabalho avaliou os resultados obtidos com a aplicação da escala SATS-28 (Survey of Atitudes Toward Statistics) em uma população de 178 alunos do curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS. Realizou-se a análise descritiva dos quatro componentes da escala: Afetivo, Competência Cognitiva, Valor e Dificuldade, discriminados por gênero, turno, grau de contato, hábito de leitura e etapa no curso. Verificou-se que o componente Dificuldade é o que teve a atitude menos positiva, apresentando a menor média que foi 3,76 pontos (DP = 0,79), enquanto o componente Valor, com média de 5,79 (DP = 0,67), teve a atitude mais positiva em uma escala de 7 pontos. Os alunos com maior grau de contato com a Estatística no ensino básico foram os que apresentaram os maiores escores. Com este trabalho foi possível concluir que os alunos do curso de graduação em Licenciatura em Matemática da UFRGS (Universidade federal do Rio Grande Sul) apresentam, no geral, atitude favorável com relação à importância da estatística e sobre o conhecimento e habilidades intelectuais. Porém, no tocante às atitudes sobre sentimento e dificuldades em relação a Estatística, os alunos se posicionam, em grande parte, de maneira conflitante ou desfavorável.
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