Caracterização do Perfil Cognitivo-Linguístico de Escolares com Dificuldades de Leitura e Escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Olga Valéria C. A.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Andrade, Paulo Estêvão, Capellini, Simone Aparecida [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/1678-7153.201427217
http://hdl.handle.net/11449/109536
Resumo: Investigou-se o perfil cognitivo-linguístico de escolares com dificuldades na aquisição da linguagem escrita acrescentando-se testes específicos em um modelo de resposta à intervenção (identificação e intervenção precoces do risco para transtorno de leitura). Participaram 45 escolares do 2º ano, idade média de 7 anos de ambos os gêneros, divididos em grupo controle (sem dificuldades, n = 32) e grupo de risco (com dificuldades, n = 13). Escores mais de 1,65 DP abaixo da média do grupo controle para cada teste foram considerados déficits específicos. Enquanto a análise de grupo apontou os prejuízos fonológicos como único fator de risco, a individual acrescentou a inatenção e a nomeação rápida como fatores causais independentes. Um modelo ampliado de resposta à intervenção que inclui a avaliação cognitiva é proposto.
id UNSP_a7decf59b74e9fd54efab2188d2e380a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/109536
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Caracterização do Perfil Cognitivo-Linguístico de Escolares com Dificuldades de Leitura e EscritaCognitive-Linguistic Profile in Students with Reading and Writing DifficultiesAvaliaçãoaprendizagemcogniçãoleituraescritaAssessmentlearningcognitionreadingwritingInvestigou-se o perfil cognitivo-linguístico de escolares com dificuldades na aquisição da linguagem escrita acrescentando-se testes específicos em um modelo de resposta à intervenção (identificação e intervenção precoces do risco para transtorno de leitura). Participaram 45 escolares do 2º ano, idade média de 7 anos de ambos os gêneros, divididos em grupo controle (sem dificuldades, n = 32) e grupo de risco (com dificuldades, n = 13). Escores mais de 1,65 DP abaixo da média do grupo controle para cada teste foram considerados déficits específicos. Enquanto a análise de grupo apontou os prejuízos fonológicos como único fator de risco, a individual acrescentou a inatenção e a nomeação rápida como fatores causais independentes. Um modelo ampliado de resposta à intervenção que inclui a avaliação cognitiva é proposto.The cognitive-linguistic profile of students with reading difficulties was investigated by adding specific tests to a response to intervention model (early identification and intervention for reading disorders). Forty-five second graders of both sexes and mean age of 7 years were divided into control group (without reading difficulties, n = 32) and at-risk group (with reading difficulties, n = 13). Scores below the mean of the control group (SD > 1.65) for each test were considered as specific deficits. Whereas group analysis showed phonological impairments as the only risk factor, an individual analysis added inattention and rapid naming as independent causal factors. An extended response model to the intervention, which includes cognitive assessment, is proposed.Colégio CriativoUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-Graduação em PsicologiaColégio CriativoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Andrade, Olga Valéria C. A.Andrade, Paulo EstêvãoCapellini, Simone Aparecida [UNESP]2014-09-30T18:18:26Z2014-09-30T18:18:26Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article358-367application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/1678-7153.201427217Psicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, v. 27, n. 2, p. 358-367, 2014.0102-7972http://hdl.handle.net/11449/10953610.1590/1678-7153.201427217S0102-79722014000200358S0102-79722014000200358.pdf9057316530389548SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPsicologia: Reflexão e Crítica0,258info:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-09T17:39:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/109536Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-09T17:39:15Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização do Perfil Cognitivo-Linguístico de Escolares com Dificuldades de Leitura e Escrita
Cognitive-Linguistic Profile in Students with Reading and Writing Difficulties
title Caracterização do Perfil Cognitivo-Linguístico de Escolares com Dificuldades de Leitura e Escrita
spellingShingle Caracterização do Perfil Cognitivo-Linguístico de Escolares com Dificuldades de Leitura e Escrita
Andrade, Olga Valéria C. A.
Avaliação
aprendizagem
cognição
leitura
escrita
Assessment
learning
cognition
reading
writing
title_short Caracterização do Perfil Cognitivo-Linguístico de Escolares com Dificuldades de Leitura e Escrita
title_full Caracterização do Perfil Cognitivo-Linguístico de Escolares com Dificuldades de Leitura e Escrita
title_fullStr Caracterização do Perfil Cognitivo-Linguístico de Escolares com Dificuldades de Leitura e Escrita
title_full_unstemmed Caracterização do Perfil Cognitivo-Linguístico de Escolares com Dificuldades de Leitura e Escrita
title_sort Caracterização do Perfil Cognitivo-Linguístico de Escolares com Dificuldades de Leitura e Escrita
author Andrade, Olga Valéria C. A.
author_facet Andrade, Olga Valéria C. A.
Andrade, Paulo Estêvão
Capellini, Simone Aparecida [UNESP]
author_role author
author2 Andrade, Paulo Estêvão
Capellini, Simone Aparecida [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Colégio Criativo
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Olga Valéria C. A.
Andrade, Paulo Estêvão
Capellini, Simone Aparecida [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
aprendizagem
cognição
leitura
escrita
Assessment
learning
cognition
reading
writing
topic Avaliação
aprendizagem
cognição
leitura
escrita
Assessment
learning
cognition
reading
writing
description Investigou-se o perfil cognitivo-linguístico de escolares com dificuldades na aquisição da linguagem escrita acrescentando-se testes específicos em um modelo de resposta à intervenção (identificação e intervenção precoces do risco para transtorno de leitura). Participaram 45 escolares do 2º ano, idade média de 7 anos de ambos os gêneros, divididos em grupo controle (sem dificuldades, n = 32) e grupo de risco (com dificuldades, n = 13). Escores mais de 1,65 DP abaixo da média do grupo controle para cada teste foram considerados déficits específicos. Enquanto a análise de grupo apontou os prejuízos fonológicos como único fator de risco, a individual acrescentou a inatenção e a nomeação rápida como fatores causais independentes. Um modelo ampliado de resposta à intervenção que inclui a avaliação cognitiva é proposto.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-30T18:18:26Z
2014-09-30T18:18:26Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/1678-7153.201427217
Psicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, v. 27, n. 2, p. 358-367, 2014.
0102-7972
http://hdl.handle.net/11449/109536
10.1590/1678-7153.201427217
S0102-79722014000200358
S0102-79722014000200358.pdf
9057316530389548
url http://dx.doi.org/10.1590/1678-7153.201427217
http://hdl.handle.net/11449/109536
identifier_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, v. 27, n. 2, p. 358-367, 2014.
0102-7972
10.1590/1678-7153.201427217
S0102-79722014000200358
S0102-79722014000200358.pdf
9057316530389548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica
0,258
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 358-367
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-Graduação em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-Graduação em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128141492748288