Caracterização do Perfil Cognitivo-Linguístico de Escolares com Dificuldades de Leitura e Escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/1678-7153.201427217 http://hdl.handle.net/11449/109536 |
Resumo: | Investigou-se o perfil cognitivo-linguístico de escolares com dificuldades na aquisição da linguagem escrita acrescentando-se testes específicos em um modelo de resposta à intervenção (identificação e intervenção precoces do risco para transtorno de leitura). Participaram 45 escolares do 2º ano, idade média de 7 anos de ambos os gêneros, divididos em grupo controle (sem dificuldades, n = 32) e grupo de risco (com dificuldades, n = 13). Escores mais de 1,65 DP abaixo da média do grupo controle para cada teste foram considerados déficits específicos. Enquanto a análise de grupo apontou os prejuízos fonológicos como único fator de risco, a individual acrescentou a inatenção e a nomeação rápida como fatores causais independentes. Um modelo ampliado de resposta à intervenção que inclui a avaliação cognitiva é proposto. |
id |
UNSP_a7decf59b74e9fd54efab2188d2e380a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/109536 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Caracterização do Perfil Cognitivo-Linguístico de Escolares com Dificuldades de Leitura e EscritaCognitive-Linguistic Profile in Students with Reading and Writing DifficultiesAvaliaçãoaprendizagemcogniçãoleituraescritaAssessmentlearningcognitionreadingwritingInvestigou-se o perfil cognitivo-linguístico de escolares com dificuldades na aquisição da linguagem escrita acrescentando-se testes específicos em um modelo de resposta à intervenção (identificação e intervenção precoces do risco para transtorno de leitura). Participaram 45 escolares do 2º ano, idade média de 7 anos de ambos os gêneros, divididos em grupo controle (sem dificuldades, n = 32) e grupo de risco (com dificuldades, n = 13). Escores mais de 1,65 DP abaixo da média do grupo controle para cada teste foram considerados déficits específicos. Enquanto a análise de grupo apontou os prejuízos fonológicos como único fator de risco, a individual acrescentou a inatenção e a nomeação rápida como fatores causais independentes. Um modelo ampliado de resposta à intervenção que inclui a avaliação cognitiva é proposto.The cognitive-linguistic profile of students with reading difficulties was investigated by adding specific tests to a response to intervention model (early identification and intervention for reading disorders). Forty-five second graders of both sexes and mean age of 7 years were divided into control group (without reading difficulties, n = 32) and at-risk group (with reading difficulties, n = 13). Scores below the mean of the control group (SD > 1.65) for each test were considered as specific deficits. Whereas group analysis showed phonological impairments as the only risk factor, an individual analysis added inattention and rapid naming as independent causal factors. An extended response model to the intervention, which includes cognitive assessment, is proposed.Colégio CriativoUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-Graduação em PsicologiaColégio CriativoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Andrade, Olga Valéria C. A.Andrade, Paulo EstêvãoCapellini, Simone Aparecida [UNESP]2014-09-30T18:18:26Z2014-09-30T18:18:26Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article358-367application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/1678-7153.201427217Psicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, v. 27, n. 2, p. 358-367, 2014.0102-7972http://hdl.handle.net/11449/10953610.1590/1678-7153.201427217S0102-79722014000200358S0102-79722014000200358.pdf9057316530389548SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPsicologia: Reflexão e Crítica0,258info:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-09T17:39:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/109536Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-09T17:39:15Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Caracterização do Perfil Cognitivo-Linguístico de Escolares com Dificuldades de Leitura e Escrita Cognitive-Linguistic Profile in Students with Reading and Writing Difficulties |
title |
Caracterização do Perfil Cognitivo-Linguístico de Escolares com Dificuldades de Leitura e Escrita |
spellingShingle |
Caracterização do Perfil Cognitivo-Linguístico de Escolares com Dificuldades de Leitura e Escrita Andrade, Olga Valéria C. A. Avaliação aprendizagem cognição leitura escrita Assessment learning cognition reading writing |
title_short |
Caracterização do Perfil Cognitivo-Linguístico de Escolares com Dificuldades de Leitura e Escrita |
title_full |
Caracterização do Perfil Cognitivo-Linguístico de Escolares com Dificuldades de Leitura e Escrita |
title_fullStr |
Caracterização do Perfil Cognitivo-Linguístico de Escolares com Dificuldades de Leitura e Escrita |
title_full_unstemmed |
Caracterização do Perfil Cognitivo-Linguístico de Escolares com Dificuldades de Leitura e Escrita |
title_sort |
Caracterização do Perfil Cognitivo-Linguístico de Escolares com Dificuldades de Leitura e Escrita |
author |
Andrade, Olga Valéria C. A. |
author_facet |
Andrade, Olga Valéria C. A. Andrade, Paulo Estêvão Capellini, Simone Aparecida [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Paulo Estêvão Capellini, Simone Aparecida [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Colégio Criativo Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Olga Valéria C. A. Andrade, Paulo Estêvão Capellini, Simone Aparecida [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação aprendizagem cognição leitura escrita Assessment learning cognition reading writing |
topic |
Avaliação aprendizagem cognição leitura escrita Assessment learning cognition reading writing |
description |
Investigou-se o perfil cognitivo-linguístico de escolares com dificuldades na aquisição da linguagem escrita acrescentando-se testes específicos em um modelo de resposta à intervenção (identificação e intervenção precoces do risco para transtorno de leitura). Participaram 45 escolares do 2º ano, idade média de 7 anos de ambos os gêneros, divididos em grupo controle (sem dificuldades, n = 32) e grupo de risco (com dificuldades, n = 13). Escores mais de 1,65 DP abaixo da média do grupo controle para cada teste foram considerados déficits específicos. Enquanto a análise de grupo apontou os prejuízos fonológicos como único fator de risco, a individual acrescentou a inatenção e a nomeação rápida como fatores causais independentes. Um modelo ampliado de resposta à intervenção que inclui a avaliação cognitiva é proposto. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-30T18:18:26Z 2014-09-30T18:18:26Z 2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/1678-7153.201427217 Psicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, v. 27, n. 2, p. 358-367, 2014. 0102-7972 http://hdl.handle.net/11449/109536 10.1590/1678-7153.201427217 S0102-79722014000200358 S0102-79722014000200358.pdf 9057316530389548 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/1678-7153.201427217 http://hdl.handle.net/11449/109536 |
identifier_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, v. 27, n. 2, p. 358-367, 2014. 0102-7972 10.1590/1678-7153.201427217 S0102-79722014000200358 S0102-79722014000200358.pdf 9057316530389548 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica 0,258 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
358-367 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-Graduação em Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-Graduação em Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128141492748288 |