A comunicação estratégica no contexto da música independente : um olhar para a cena do Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/211946 |
Resumo: | O tema da pesquisa está relacionado à cena da música independente no Rio Grande do Sul e o papel da comunicação estratégica nos projetos artísticos dos artistas nesse cenário. Para tanto, o problema que guia a pesquisa é: como produtores e artistas da cena musical independente do Rio Grande do Sul entendem e executam a comunicação estratégica de seus projetos artísticos? Foram utilizados os métodos de pesquisa bibliográfica e entrevista em profundidade semi-estruturada com quatro profissionais atuantes na comunicação de projetos artísticos da cena musical independente do Rio Grande do Sul. No segundo capítulo, são trazidos apontamentos a respeito do funcionamento indústria fonográfica, aprofundando as mudanças por ela sofridas nas últimas duas décadas – especialmente com base em Herschmann (2011) e Nakano (2010). O terceiro capítulo é destinado a apresentar os conceitos referentes à comunicação estratégica, em primeiro momento passando por suas definições mais gerais, a partir de uma abordagem sob o âmbito das organizações de acordo com Bueno (2005), Carrillo (2014) e Baldissera (2009). Após, estratégias adotadas especificamente no cenário musical são apresentadas conforme Vincente e De Marchi (2014) e Galletta (2011). Os resultados da pesquisa apontam que a comunicação desenvolvida pelos produtores e músico-empreendedores no contexto da cena musical independente do Rio Grande do Sul podem ser considerados estratégicos e tem como seu principal objetivo a promoção das identidades dos projetos artísticos. |
id |
UFRGS-2_b8f112892e326a84b9793556c16147d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211946 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Bruno dos Anjos Soeiro deSgorla, Fabiane2020-07-16T03:38:26Z2019http://hdl.handle.net/10183/211946001116088O tema da pesquisa está relacionado à cena da música independente no Rio Grande do Sul e o papel da comunicação estratégica nos projetos artísticos dos artistas nesse cenário. Para tanto, o problema que guia a pesquisa é: como produtores e artistas da cena musical independente do Rio Grande do Sul entendem e executam a comunicação estratégica de seus projetos artísticos? Foram utilizados os métodos de pesquisa bibliográfica e entrevista em profundidade semi-estruturada com quatro profissionais atuantes na comunicação de projetos artísticos da cena musical independente do Rio Grande do Sul. No segundo capítulo, são trazidos apontamentos a respeito do funcionamento indústria fonográfica, aprofundando as mudanças por ela sofridas nas últimas duas décadas – especialmente com base em Herschmann (2011) e Nakano (2010). O terceiro capítulo é destinado a apresentar os conceitos referentes à comunicação estratégica, em primeiro momento passando por suas definições mais gerais, a partir de uma abordagem sob o âmbito das organizações de acordo com Bueno (2005), Carrillo (2014) e Baldissera (2009). Após, estratégias adotadas especificamente no cenário musical são apresentadas conforme Vincente e De Marchi (2014) e Galletta (2011). Os resultados da pesquisa apontam que a comunicação desenvolvida pelos produtores e músico-empreendedores no contexto da cena musical independente do Rio Grande do Sul podem ser considerados estratégicos e tem como seu principal objetivo a promoção das identidades dos projetos artísticos.The theme of this research is related to the independent music scene in Rio Grande do Sul and the strategic communication role in the artistic projects in this scenario. Therefore, the problem that guides the monography is: How do producers and artists of the independent music scene in Rio Grande do Sul understand and execute the strategic communication of their artistic projects? The utilized methods were bibliographic research and semi-structured in-depth interviews with four professionals, who work in the communication of artistic projects in the independent scene of Rio Grande do Sul. In the second chapter, indicators are presented regarding the phonographic functioning of the industry, deepening the changes it has undergone in the last two decades - especially based on Herschmann (2011) and Nakano (2010). The third chapter aims to present the concepts related to strategic communication, at first going through its more general definitions, from an approach under the organizations scenario according to Bueno (2005), Carrillo (2014) and Baldissera (2009) Afterwards, strategies adopted specifically in the music scene are considered according to Vincente and De Marchi (2014) and Galletta (2011). The research results show that the communications developed by the producers and musician-entrepreneurs in the context of the independent music scene of Rio Grande do Sul can be considered strategic and its main objective is to promote the identities of the artistic projects.application/pdfporEstratégia de comunicaçãoMúsica independenteIndependent MusicIndependent Music SceneStrategic CommunicationPlanningA comunicação estratégica no contexto da música independente : um olhar para a cena do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001116088.pdf.txt001116088.pdf.txtExtracted Texttext/plain168558http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211946/2/001116088.pdf.txt66956c3f8a0745f70f2e101f7c1b8af7MD52ORIGINAL001116088.pdfTexto completoapplication/pdf718570http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211946/1/001116088.pdf89a83474d19717b7f06f2bd2f15217fdMD5110183/2119462021-03-09 04:30:51.826994oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211946Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-09T07:30:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A comunicação estratégica no contexto da música independente : um olhar para a cena do Rio Grande do Sul |
title |
A comunicação estratégica no contexto da música independente : um olhar para a cena do Rio Grande do Sul |
spellingShingle |
A comunicação estratégica no contexto da música independente : um olhar para a cena do Rio Grande do Sul Souza, Bruno dos Anjos Soeiro de Estratégia de comunicação Música independente Independent Music Independent Music Scene Strategic Communication Planning |
title_short |
A comunicação estratégica no contexto da música independente : um olhar para a cena do Rio Grande do Sul |
title_full |
A comunicação estratégica no contexto da música independente : um olhar para a cena do Rio Grande do Sul |
title_fullStr |
A comunicação estratégica no contexto da música independente : um olhar para a cena do Rio Grande do Sul |
title_full_unstemmed |
A comunicação estratégica no contexto da música independente : um olhar para a cena do Rio Grande do Sul |
title_sort |
A comunicação estratégica no contexto da música independente : um olhar para a cena do Rio Grande do Sul |
author |
Souza, Bruno dos Anjos Soeiro de |
author_facet |
Souza, Bruno dos Anjos Soeiro de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Bruno dos Anjos Soeiro de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sgorla, Fabiane |
contributor_str_mv |
Sgorla, Fabiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégia de comunicação Música independente |
topic |
Estratégia de comunicação Música independente Independent Music Independent Music Scene Strategic Communication Planning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Independent Music Independent Music Scene Strategic Communication Planning |
description |
O tema da pesquisa está relacionado à cena da música independente no Rio Grande do Sul e o papel da comunicação estratégica nos projetos artísticos dos artistas nesse cenário. Para tanto, o problema que guia a pesquisa é: como produtores e artistas da cena musical independente do Rio Grande do Sul entendem e executam a comunicação estratégica de seus projetos artísticos? Foram utilizados os métodos de pesquisa bibliográfica e entrevista em profundidade semi-estruturada com quatro profissionais atuantes na comunicação de projetos artísticos da cena musical independente do Rio Grande do Sul. No segundo capítulo, são trazidos apontamentos a respeito do funcionamento indústria fonográfica, aprofundando as mudanças por ela sofridas nas últimas duas décadas – especialmente com base em Herschmann (2011) e Nakano (2010). O terceiro capítulo é destinado a apresentar os conceitos referentes à comunicação estratégica, em primeiro momento passando por suas definições mais gerais, a partir de uma abordagem sob o âmbito das organizações de acordo com Bueno (2005), Carrillo (2014) e Baldissera (2009). Após, estratégias adotadas especificamente no cenário musical são apresentadas conforme Vincente e De Marchi (2014) e Galletta (2011). Os resultados da pesquisa apontam que a comunicação desenvolvida pelos produtores e músico-empreendedores no contexto da cena musical independente do Rio Grande do Sul podem ser considerados estratégicos e tem como seu principal objetivo a promoção das identidades dos projetos artísticos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-07-16T03:38:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/211946 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001116088 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/211946 |
identifier_str_mv |
001116088 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211946/2/001116088.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211946/1/001116088.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
66956c3f8a0745f70f2e101f7c1b8af7 89a83474d19717b7f06f2bd2f15217fd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224596538523648 |