O tripé da alfabetização : consciência fonológica, princípio alfabético e letramento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scherer, Ana Paula Rigatti
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/224604
Resumo: O presente artigo trata do tripé da alfabetização: consciência fonológica, explicitação do princípio alfabético e letramento. A pesquisa de Rigatti-Scherer (2008) apresenta evidências quanto aos três eixos norteadores. São elas: desenvolver a consciência fonológica ao longo do período de alfabetização proporciona a aprendizagem da escrita de forma mais eficaz e esta, sendo estabelecida, proporciona melhor desempenho em consciência fonológica; a explicitação do princípio alfabético durante o período de alfabetização facilita a aprendizagem da escrita para estudantes de turmas regulares e de estudantes com necessidades especiais; o letramento possibilita a interação e o uso real das funções da leitura e da escrita. Os três “pés”equilibrados sustentam a alfabetização.
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