O tripé da alfabetização : consciência fonológica, princípio alfabético e letramento
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/224604 |
Resumo: | O presente artigo trata do tripé da alfabetização: consciência fonológica, explicitação do princípio alfabético e letramento. A pesquisa de Rigatti-Scherer (2008) apresenta evidências quanto aos três eixos norteadores. São elas: desenvolver a consciência fonológica ao longo do período de alfabetização proporciona a aprendizagem da escrita de forma mais eficaz e esta, sendo estabelecida, proporciona melhor desempenho em consciência fonológica; a explicitação do princípio alfabético durante o período de alfabetização facilita a aprendizagem da escrita para estudantes de turmas regulares e de estudantes com necessidades especiais; o letramento possibilita a interação e o uso real das funções da leitura e da escrita. Os três “pés”equilibrados sustentam a alfabetização. |
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Scherer, Ana Paula Rigatti2021-07-28T04:38:40Z20201646-6195http://hdl.handle.net/10183/224604001120482O presente artigo trata do tripé da alfabetização: consciência fonológica, explicitação do princípio alfabético e letramento. A pesquisa de Rigatti-Scherer (2008) apresenta evidências quanto aos três eixos norteadores. São elas: desenvolver a consciência fonológica ao longo do período de alfabetização proporciona a aprendizagem da escrita de forma mais eficaz e esta, sendo estabelecida, proporciona melhor desempenho em consciência fonológica; a explicitação do princípio alfabético durante o período de alfabetização facilita a aprendizagem da escrita para estudantes de turmas regulares e de estudantes com necessidades especiais; o letramento possibilita a interação e o uso real das funções da leitura e da escrita. Os três “pés”equilibrados sustentam a alfabetização.This article deals with the teaching reading and writing tripod: phonological awareness, explanation of the alphabetical principle and literacy. Rigatti-Scherer’s research (2008) presents evidence regarding the three guiding axes. Are they: developing phonological awareness throughout the literacy period provides the learning of writing more effectively and that, being established, provides better performance in phonological awareness; the explanation of the alphabetical principle during the teaching reading and writing period facilitates the learning of writing for students of regular classes and students with special needs; literacy enables interaction and the real use of reading and writing functions. The balanced three “feet” support teaching reading and writing.application/pdfporLinguística : revista de estudos linguísticos da Universidade do Porto. Vol. 15, n. esp (2020), p. 33-43AlfabetizaçãoFonoaudiologiaLiteracySpeech, Language and Hearing SciencesO tripé da alfabetização : consciência fonológica, princípio alfabético e letramentoEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001120482.pdf.txt001120482.pdf.txtExtracted Texttext/plain25079http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224604/2/001120482.pdf.txt5166ceea687816ea5879f5a9e286e310MD52ORIGINAL001120482.pdfTexto completoapplication/pdf144873http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224604/1/001120482.pdf47313bc42a9e1afddc7774a6060ff9a7MD5110183/2246042021-08-18 04:28:38.067796oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224604Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:28:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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