Percepção de funcionários das melhores empresas para se trabalhar sobre o papel do employer branding nas estratégias de atração e retenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teichinkovski, Andréia Leal
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/232910
Resumo: A marca/brand, um dos principais ativos de uma empresa, é atualmente considerada um diferencial competitivo não só para a tomada de decisão dos clientes externos (consumidores), mas dos próprios clientes internos e futuros colaboradores dessas organizações. Dessa forma, ciente de que a marca, com seus diversos atributos, tem um valor preponderante e estratégico capaz de influenciar de forma positiva - ou negativa - nos mais diversos âmbitos das organizações, o presente trabalho apresenta uma análise sobre o papel do employer branding ou marca empregadora, na atração e retenção de colaboradores. Este trabalho explora a percepção de funcionários de diversos níveis hierárquicos que na época desse estudo faziam parte do quadro de colaboradores de empresas reconhecidas como um excelente lugar para trabalhar de acordo com o ranking do Great Place to Work no Rio Grande do Sul em 2019. Trata-se de uma pesquisa descritiva, elaborada através de metodologia qualitativa, realizada através de questionário online com 100 respostas elegíveis. Destacou-se o fato de que estes profissionais consideram fatores como a proximidade com a liderança, a oportunidade de “ser você mesmo” e a reputação da marca como fatores relevantes para seu interesse em ingressar e permanecer na organização. Por fim, constatou-se que apesar de questões voltadas a reputação e imagem da marca serem fatores importantes, de acordo com a maior parte dos entrevistados o alinhamento entre RH e Marketing é uma temática que ainda necessita de avanços.
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