O ensino de ciências em Guiné-Bissau : história, currículos e práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Alessandra Quadros da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/102691
Resumo: O presente trabalho investiga sobre a situação atual da formação de professores de Ciências Naturais na República da Guiné-Bissau (RGB). Além disso, busca identificar as influências da proposta coordenada por Demétrio Delizoicov Neto e José André Peres Angotti no final da década de 1970, a qual estava fundamentada nas ideias de Paulo Freire, no currículo e nas práticas vigentes. Em um primeiro momento, mostra-se a motivação da viagem a este país durante as férias letivas do verão de 2014, assim como um breve relato sobre o panorama social, histórico e geográfico bem como da sua cultura pluriétnica. Os dados desta pesquisa qualitativa foram compilados e analisados por meio de um Estudo de Caso, sendo constituídos do Projeto Político Pedagógico da Escola Betel-Cacine, de observações da sala de aula, de entrevistas realizadas nesta instituição de ensino e dos documentos oficiais referentes ao ensino de Ciências Naturais da RGB. Desta forma, identificou-se que os documentos oficiais norteadores do ensino de Ciências Naturais contemplam as perspectivas educacionais da proposta analisada. Devido à carência de professores da área, assim como da possibilidade de atuar como docente sem a formação teórica e prática que proporcione ao professor estruturar suas aulas com uma abordagem problematizadora, as rotinas de sala de aula analisadas não correspondem às expectativas da concepção freireana.
id UFRGS-2_bae25a1f2559c0b0f7e735e03ae87a7f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102691
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Costa, Alessandra Quadros daPassos, Camila Greff2014-09-10T02:11:31Z2014http://hdl.handle.net/10183/102691000935534O presente trabalho investiga sobre a situação atual da formação de professores de Ciências Naturais na República da Guiné-Bissau (RGB). Além disso, busca identificar as influências da proposta coordenada por Demétrio Delizoicov Neto e José André Peres Angotti no final da década de 1970, a qual estava fundamentada nas ideias de Paulo Freire, no currículo e nas práticas vigentes. Em um primeiro momento, mostra-se a motivação da viagem a este país durante as férias letivas do verão de 2014, assim como um breve relato sobre o panorama social, histórico e geográfico bem como da sua cultura pluriétnica. Os dados desta pesquisa qualitativa foram compilados e analisados por meio de um Estudo de Caso, sendo constituídos do Projeto Político Pedagógico da Escola Betel-Cacine, de observações da sala de aula, de entrevistas realizadas nesta instituição de ensino e dos documentos oficiais referentes ao ensino de Ciências Naturais da RGB. Desta forma, identificou-se que os documentos oficiais norteadores do ensino de Ciências Naturais contemplam as perspectivas educacionais da proposta analisada. Devido à carência de professores da área, assim como da possibilidade de atuar como docente sem a formação teórica e prática que proporcione ao professor estruturar suas aulas com uma abordagem problematizadora, as rotinas de sala de aula analisadas não correspondem às expectativas da concepção freireana.application/pdfporFormação de professoresEducaçãoEnsinoO ensino de ciências em Guiné-Bissau : história, currículos e práticasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2014Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000935534.pdf000935534.pdfTexto completoapplication/pdf1361415http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102691/1/000935534.pdfc5c7b2880cc47bb92c22c3537f43af22MD51TEXT000935534.pdf.txt000935534.pdf.txtExtracted Texttext/plain146629http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102691/2/000935534.pdf.txtdc1a79c79a293c79ce1d262c047a841cMD52THUMBNAIL000935534.pdf.jpg000935534.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg925http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102691/3/000935534.pdf.jpg4624dee2b2efd920a1e0479f4841e220MD5310183/1026912018-10-23 09:13:37.435oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102691Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:13:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de ciências em Guiné-Bissau : história, currículos e práticas
title O ensino de ciências em Guiné-Bissau : história, currículos e práticas
spellingShingle O ensino de ciências em Guiné-Bissau : história, currículos e práticas
Costa, Alessandra Quadros da
Formação de professores
Educação
Ensino
title_short O ensino de ciências em Guiné-Bissau : história, currículos e práticas
title_full O ensino de ciências em Guiné-Bissau : história, currículos e práticas
title_fullStr O ensino de ciências em Guiné-Bissau : história, currículos e práticas
title_full_unstemmed O ensino de ciências em Guiné-Bissau : história, currículos e práticas
title_sort O ensino de ciências em Guiné-Bissau : história, currículos e práticas
author Costa, Alessandra Quadros da
author_facet Costa, Alessandra Quadros da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Alessandra Quadros da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Passos, Camila Greff
contributor_str_mv Passos, Camila Greff
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Educação
Ensino
topic Formação de professores
Educação
Ensino
description O presente trabalho investiga sobre a situação atual da formação de professores de Ciências Naturais na República da Guiné-Bissau (RGB). Além disso, busca identificar as influências da proposta coordenada por Demétrio Delizoicov Neto e José André Peres Angotti no final da década de 1970, a qual estava fundamentada nas ideias de Paulo Freire, no currículo e nas práticas vigentes. Em um primeiro momento, mostra-se a motivação da viagem a este país durante as férias letivas do verão de 2014, assim como um breve relato sobre o panorama social, histórico e geográfico bem como da sua cultura pluriétnica. Os dados desta pesquisa qualitativa foram compilados e analisados por meio de um Estudo de Caso, sendo constituídos do Projeto Político Pedagógico da Escola Betel-Cacine, de observações da sala de aula, de entrevistas realizadas nesta instituição de ensino e dos documentos oficiais referentes ao ensino de Ciências Naturais da RGB. Desta forma, identificou-se que os documentos oficiais norteadores do ensino de Ciências Naturais contemplam as perspectivas educacionais da proposta analisada. Devido à carência de professores da área, assim como da possibilidade de atuar como docente sem a formação teórica e prática que proporcione ao professor estruturar suas aulas com uma abordagem problematizadora, as rotinas de sala de aula analisadas não correspondem às expectativas da concepção freireana.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-10T02:11:31Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/102691
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000935534
url http://hdl.handle.net/10183/102691
identifier_str_mv 000935534
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102691/1/000935534.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102691/2/000935534.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102691/3/000935534.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c5c7b2880cc47bb92c22c3537f43af22
dc1a79c79a293c79ce1d262c047a841c
4624dee2b2efd920a1e0479f4841e220
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224471212720128