O ensino de ciências em Guiné-Bissau : história, currículos e práticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/102691 |
Resumo: | O presente trabalho investiga sobre a situação atual da formação de professores de Ciências Naturais na República da Guiné-Bissau (RGB). Além disso, busca identificar as influências da proposta coordenada por Demétrio Delizoicov Neto e José André Peres Angotti no final da década de 1970, a qual estava fundamentada nas ideias de Paulo Freire, no currículo e nas práticas vigentes. Em um primeiro momento, mostra-se a motivação da viagem a este país durante as férias letivas do verão de 2014, assim como um breve relato sobre o panorama social, histórico e geográfico bem como da sua cultura pluriétnica. Os dados desta pesquisa qualitativa foram compilados e analisados por meio de um Estudo de Caso, sendo constituídos do Projeto Político Pedagógico da Escola Betel-Cacine, de observações da sala de aula, de entrevistas realizadas nesta instituição de ensino e dos documentos oficiais referentes ao ensino de Ciências Naturais da RGB. Desta forma, identificou-se que os documentos oficiais norteadores do ensino de Ciências Naturais contemplam as perspectivas educacionais da proposta analisada. Devido à carência de professores da área, assim como da possibilidade de atuar como docente sem a formação teórica e prática que proporcione ao professor estruturar suas aulas com uma abordagem problematizadora, as rotinas de sala de aula analisadas não correspondem às expectativas da concepção freireana. |
id |
UFRGS-2_bae25a1f2559c0b0f7e735e03ae87a7f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102691 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Costa, Alessandra Quadros daPassos, Camila Greff2014-09-10T02:11:31Z2014http://hdl.handle.net/10183/102691000935534O presente trabalho investiga sobre a situação atual da formação de professores de Ciências Naturais na República da Guiné-Bissau (RGB). Além disso, busca identificar as influências da proposta coordenada por Demétrio Delizoicov Neto e José André Peres Angotti no final da década de 1970, a qual estava fundamentada nas ideias de Paulo Freire, no currículo e nas práticas vigentes. Em um primeiro momento, mostra-se a motivação da viagem a este país durante as férias letivas do verão de 2014, assim como um breve relato sobre o panorama social, histórico e geográfico bem como da sua cultura pluriétnica. Os dados desta pesquisa qualitativa foram compilados e analisados por meio de um Estudo de Caso, sendo constituídos do Projeto Político Pedagógico da Escola Betel-Cacine, de observações da sala de aula, de entrevistas realizadas nesta instituição de ensino e dos documentos oficiais referentes ao ensino de Ciências Naturais da RGB. Desta forma, identificou-se que os documentos oficiais norteadores do ensino de Ciências Naturais contemplam as perspectivas educacionais da proposta analisada. Devido à carência de professores da área, assim como da possibilidade de atuar como docente sem a formação teórica e prática que proporcione ao professor estruturar suas aulas com uma abordagem problematizadora, as rotinas de sala de aula analisadas não correspondem às expectativas da concepção freireana.application/pdfporFormação de professoresEducaçãoEnsinoO ensino de ciências em Guiné-Bissau : história, currículos e práticasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2014Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000935534.pdf000935534.pdfTexto completoapplication/pdf1361415http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102691/1/000935534.pdfc5c7b2880cc47bb92c22c3537f43af22MD51TEXT000935534.pdf.txt000935534.pdf.txtExtracted Texttext/plain146629http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102691/2/000935534.pdf.txtdc1a79c79a293c79ce1d262c047a841cMD52THUMBNAIL000935534.pdf.jpg000935534.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg925http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102691/3/000935534.pdf.jpg4624dee2b2efd920a1e0479f4841e220MD5310183/1026912018-10-23 09:13:37.435oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102691Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:13:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino de ciências em Guiné-Bissau : história, currículos e práticas |
title |
O ensino de ciências em Guiné-Bissau : história, currículos e práticas |
spellingShingle |
O ensino de ciências em Guiné-Bissau : história, currículos e práticas Costa, Alessandra Quadros da Formação de professores Educação Ensino |
title_short |
O ensino de ciências em Guiné-Bissau : história, currículos e práticas |
title_full |
O ensino de ciências em Guiné-Bissau : história, currículos e práticas |
title_fullStr |
O ensino de ciências em Guiné-Bissau : história, currículos e práticas |
title_full_unstemmed |
O ensino de ciências em Guiné-Bissau : história, currículos e práticas |
title_sort |
O ensino de ciências em Guiné-Bissau : história, currículos e práticas |
author |
Costa, Alessandra Quadros da |
author_facet |
Costa, Alessandra Quadros da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Alessandra Quadros da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Passos, Camila Greff |
contributor_str_mv |
Passos, Camila Greff |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Educação Ensino |
topic |
Formação de professores Educação Ensino |
description |
O presente trabalho investiga sobre a situação atual da formação de professores de Ciências Naturais na República da Guiné-Bissau (RGB). Além disso, busca identificar as influências da proposta coordenada por Demétrio Delizoicov Neto e José André Peres Angotti no final da década de 1970, a qual estava fundamentada nas ideias de Paulo Freire, no currículo e nas práticas vigentes. Em um primeiro momento, mostra-se a motivação da viagem a este país durante as férias letivas do verão de 2014, assim como um breve relato sobre o panorama social, histórico e geográfico bem como da sua cultura pluriétnica. Os dados desta pesquisa qualitativa foram compilados e analisados por meio de um Estudo de Caso, sendo constituídos do Projeto Político Pedagógico da Escola Betel-Cacine, de observações da sala de aula, de entrevistas realizadas nesta instituição de ensino e dos documentos oficiais referentes ao ensino de Ciências Naturais da RGB. Desta forma, identificou-se que os documentos oficiais norteadores do ensino de Ciências Naturais contemplam as perspectivas educacionais da proposta analisada. Devido à carência de professores da área, assim como da possibilidade de atuar como docente sem a formação teórica e prática que proporcione ao professor estruturar suas aulas com uma abordagem problematizadora, as rotinas de sala de aula analisadas não correspondem às expectativas da concepção freireana. |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-10T02:11:31Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/102691 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000935534 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/102691 |
identifier_str_mv |
000935534 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102691/1/000935534.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102691/2/000935534.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102691/3/000935534.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c5c7b2880cc47bb92c22c3537f43af22 dc1a79c79a293c79ce1d262c047a841c 4624dee2b2efd920a1e0479f4841e220 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224471212720128 |