Diferentes olhares sobre políticas afirmativas para as crianças negras no espaço escolar : um estudo sobre um município do Litoral Norte - RS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/254650 |
Resumo: | Este trabalho investigou a existência de políticas públicas afirmativas na rede municipal, em escolas de Ensino Fundamental - Anos Iniciais de Capão da Canoa, Litoral Norte – RS, e analisou a necessidade dessas políticas. A pesquisa foi realizada de forma qualitativa, utilizando-se de entrevistas com perguntas semiestruturadas e de análise de documentos. Como resultado, houve uma identificação da necessidade da implementação de políticas afirmativas para as crianças no espaço escolar, para que, desde cedo, no caso de crianças negras, essas desenvolvam a identidade negra, além do sentimento de pertencimento a uma cultura e história africana que foi agredida, apagada e desvalorizada. E, no caso de crianças não negras, para que o conhecimento e a aprendizagem se tornem ferramentas para formar pessoas antirracistas. Com essas políticas em curso, os futuros cidadãos poderão compor uma sociedade mais igualitária. Nesse sentido, houve, por parte da pesquisa, o reconhecimento de que existe uma preparação dos profissionais para abordagem desse tema, só que ela ocorre de uma forma vagarosa, ainda com oscilações, o que, porém, faz parte do processo. A identificação e divulgação das informações de ações que promovam a igualdade racial para a comunidade escolar como um todo também se faz necessária para que a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) contribua no combate ao racismo. |
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