Diferentes olhares sobre políticas afirmativas para as crianças negras no espaço escolar : um estudo sobre um município do Litoral Norte - RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Daniela Sarate
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/254650
Resumo: Este trabalho investigou a existência de políticas públicas afirmativas na rede municipal, em escolas de Ensino Fundamental - Anos Iniciais de Capão da Canoa, Litoral Norte – RS, e analisou a necessidade dessas políticas. A pesquisa foi realizada de forma qualitativa, utilizando-se de entrevistas com perguntas semiestruturadas e de análise de documentos. Como resultado, houve uma identificação da necessidade da implementação de políticas afirmativas para as crianças no espaço escolar, para que, desde cedo, no caso de crianças negras, essas desenvolvam a identidade negra, além do sentimento de pertencimento a uma cultura e história africana que foi agredida, apagada e desvalorizada. E, no caso de crianças não negras, para que o conhecimento e a aprendizagem se tornem ferramentas para formar pessoas antirracistas. Com essas políticas em curso, os futuros cidadãos poderão compor uma sociedade mais igualitária. Nesse sentido, houve, por parte da pesquisa, o reconhecimento de que existe uma preparação dos profissionais para abordagem desse tema, só que ela ocorre de uma forma vagarosa, ainda com oscilações, o que, porém, faz parte do processo. A identificação e divulgação das informações de ações que promovam a igualdade racial para a comunidade escolar como um todo também se faz necessária para que a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) contribua no combate ao racismo.
id UFRGS-2_baf5a5f8e6054bf58e17ab0303897256
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254650
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Soares, Daniela SarateGarcia, Elisete Enir BernardiSilva, Paulo Sergio da2023-02-11T05:05:18Z2022http://hdl.handle.net/10183/254650001162349Este trabalho investigou a existência de políticas públicas afirmativas na rede municipal, em escolas de Ensino Fundamental - Anos Iniciais de Capão da Canoa, Litoral Norte – RS, e analisou a necessidade dessas políticas. A pesquisa foi realizada de forma qualitativa, utilizando-se de entrevistas com perguntas semiestruturadas e de análise de documentos. Como resultado, houve uma identificação da necessidade da implementação de políticas afirmativas para as crianças no espaço escolar, para que, desde cedo, no caso de crianças negras, essas desenvolvam a identidade negra, além do sentimento de pertencimento a uma cultura e história africana que foi agredida, apagada e desvalorizada. E, no caso de crianças não negras, para que o conhecimento e a aprendizagem se tornem ferramentas para formar pessoas antirracistas. Com essas políticas em curso, os futuros cidadãos poderão compor uma sociedade mais igualitária. Nesse sentido, houve, por parte da pesquisa, o reconhecimento de que existe uma preparação dos profissionais para abordagem desse tema, só que ela ocorre de uma forma vagarosa, ainda com oscilações, o que, porém, faz parte do processo. A identificação e divulgação das informações de ações que promovam a igualdade racial para a comunidade escolar como um todo também se faz necessária para que a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) contribua no combate ao racismo.application/pdfporPolíticas afirmativasEducação das Relações Étnicos-Raciais (ERER)Educação antirracistaAmbiente escolarEnsino fundamental : Séries iniciaisDiferentes olhares sobre políticas afirmativas para as crianças negras no espaço escolar : um estudo sobre um município do Litoral Norte - RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162349.pdf.txt001162349.pdf.txtExtracted Texttext/plain92715http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254650/2/001162349.pdf.txt1ace427e1701ac39af52022ba8f22dabMD52ORIGINAL001162349.pdfTexto completoapplication/pdf734110http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254650/1/001162349.pdf5d8d1ae939f12e93a5d43f69db7b7163MD5110183/2546502023-02-12 05:56:19.721364oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254650Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-12T07:56:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Diferentes olhares sobre políticas afirmativas para as crianças negras no espaço escolar : um estudo sobre um município do Litoral Norte - RS
title Diferentes olhares sobre políticas afirmativas para as crianças negras no espaço escolar : um estudo sobre um município do Litoral Norte - RS
spellingShingle Diferentes olhares sobre políticas afirmativas para as crianças negras no espaço escolar : um estudo sobre um município do Litoral Norte - RS
Soares, Daniela Sarate
Políticas afirmativas
Educação das Relações Étnicos-Raciais (ERER)
Educação antirracista
Ambiente escolar
Ensino fundamental : Séries iniciais
title_short Diferentes olhares sobre políticas afirmativas para as crianças negras no espaço escolar : um estudo sobre um município do Litoral Norte - RS
title_full Diferentes olhares sobre políticas afirmativas para as crianças negras no espaço escolar : um estudo sobre um município do Litoral Norte - RS
title_fullStr Diferentes olhares sobre políticas afirmativas para as crianças negras no espaço escolar : um estudo sobre um município do Litoral Norte - RS
title_full_unstemmed Diferentes olhares sobre políticas afirmativas para as crianças negras no espaço escolar : um estudo sobre um município do Litoral Norte - RS
title_sort Diferentes olhares sobre políticas afirmativas para as crianças negras no espaço escolar : um estudo sobre um município do Litoral Norte - RS
author Soares, Daniela Sarate
author_facet Soares, Daniela Sarate
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Daniela Sarate
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Garcia, Elisete Enir Bernardi
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Silva, Paulo Sergio da
contributor_str_mv Garcia, Elisete Enir Bernardi
Silva, Paulo Sergio da
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas afirmativas
Educação das Relações Étnicos-Raciais (ERER)
Educação antirracista
Ambiente escolar
Ensino fundamental : Séries iniciais
topic Políticas afirmativas
Educação das Relações Étnicos-Raciais (ERER)
Educação antirracista
Ambiente escolar
Ensino fundamental : Séries iniciais
description Este trabalho investigou a existência de políticas públicas afirmativas na rede municipal, em escolas de Ensino Fundamental - Anos Iniciais de Capão da Canoa, Litoral Norte – RS, e analisou a necessidade dessas políticas. A pesquisa foi realizada de forma qualitativa, utilizando-se de entrevistas com perguntas semiestruturadas e de análise de documentos. Como resultado, houve uma identificação da necessidade da implementação de políticas afirmativas para as crianças no espaço escolar, para que, desde cedo, no caso de crianças negras, essas desenvolvam a identidade negra, além do sentimento de pertencimento a uma cultura e história africana que foi agredida, apagada e desvalorizada. E, no caso de crianças não negras, para que o conhecimento e a aprendizagem se tornem ferramentas para formar pessoas antirracistas. Com essas políticas em curso, os futuros cidadãos poderão compor uma sociedade mais igualitária. Nesse sentido, houve, por parte da pesquisa, o reconhecimento de que existe uma preparação dos profissionais para abordagem desse tema, só que ela ocorre de uma forma vagarosa, ainda com oscilações, o que, porém, faz parte do processo. A identificação e divulgação das informações de ações que promovam a igualdade racial para a comunidade escolar como um todo também se faz necessária para que a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) contribua no combate ao racismo.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-11T05:05:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/254650
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001162349
url http://hdl.handle.net/10183/254650
identifier_str_mv 001162349
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254650/2/001162349.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254650/1/001162349.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1ace427e1701ac39af52022ba8f22dab
5d8d1ae939f12e93a5d43f69db7b7163
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224651297259520