Construção colaborativa de um workshop on-line para formação de professores à luz da Teoria Sociocultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/238053 |
Resumo: | Diante da pandemia da COVID-19, muitos professores tiveram que enfrentar a abrupta mudança do ensino presencial para o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Logo, utilizaram as Tecnologias de Comunicação Digital (TCD) para mediar os processos de ensino e aprendizagem. Agora, a necessidade de formação para compreender a potencialidade da TCD ficou ainda mais evidente e, mesmo com o retorno das aulas presenciais ou com o ensino híbrido, o ERE pode influenciar para que os professores continuem usando esses recursos e busquem formações para isso. Com base nessa realidade, mediados pelas TCD, foi realizada a construção colaborativa de um workshop on-line para a formação de professores da Educação Básica com o objetivo oferecer momentos que permitam a reflexão sobre uso de ferramentas digitais associado à Teoria Sociocultural (TS). Assim, foi analisado como a interação e a colaboração estavam implicadas no planejamento de tal oficina. Para isso, amparado nos princípios da TS e na técnica eduScrum, este trabalho descreve o planejamento e a construção colaborativa entre os pesquisadores de um workshop on-line voltado à formação de professores. |
id |
UFRGS-2_bb488be3c86967157a394f1003f3ca23 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238053 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ludovico, Francieli MotterMachado, Aline DubalNunes, Mariana BackesWeiand, AugustoSouza, Manuela da Silva Alencar deBarcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa2022-04-29T04:42:27Z20211984-2880http://hdl.handle.net/10183/238053001139388Diante da pandemia da COVID-19, muitos professores tiveram que enfrentar a abrupta mudança do ensino presencial para o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Logo, utilizaram as Tecnologias de Comunicação Digital (TCD) para mediar os processos de ensino e aprendizagem. Agora, a necessidade de formação para compreender a potencialidade da TCD ficou ainda mais evidente e, mesmo com o retorno das aulas presenciais ou com o ensino híbrido, o ERE pode influenciar para que os professores continuem usando esses recursos e busquem formações para isso. Com base nessa realidade, mediados pelas TCD, foi realizada a construção colaborativa de um workshop on-line para a formação de professores da Educação Básica com o objetivo oferecer momentos que permitam a reflexão sobre uso de ferramentas digitais associado à Teoria Sociocultural (TS). Assim, foi analisado como a interação e a colaboração estavam implicadas no planejamento de tal oficina. Para isso, amparado nos princípios da TS e na técnica eduScrum, este trabalho descreve o planejamento e a construção colaborativa entre os pesquisadores de um workshop on-line voltado à formação de professores.Given the COVID-19 pandemic, many teachers had to face the abrupt change from face-to-face education to Emergency Remote Teaching (ERT). Therefore, they used Digital Communication Technologies (DCT) to mediate the teaching and learning processes. Now, the need for training to understand the DCT potential has become even more evident and even with the return of in-person classes or with the hybrid teaching, the ERT can influence teachers to continue using these resources and seek training for this. Based on this reality, mediated by DCT, the collaborative construction of an online workshop for the training of Basic Education teachers was carried out with the aim of offering moments that allow reflection on the use of digital tools associated with Sociocultural Theory (ST). Thus, it was analyzed how interaction and collaboration were involved in the planning of such a workshop. For this, supported by the principles of ST and the eduScrum technique, this paper describes the collaborative planning and construction between researchers of an online workshop aimed at training teachers.application/pdfporCompetência : revista da educação superior do Senac-RS. Porto Alegre, RS. Vol. 14, n. 2 (dez. 2021), [6] p.Formação de professoresTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Informática na educaçãoConstrução colaborativa de um workshop on-line para formação de professores à luz da Teoria SocioculturalCollaborative construction of an online workshop for teacher education in the light of Sociocultural Theory info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001139388.pdf.txt001139388.pdf.txtExtracted Texttext/plain29890http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238053/2/001139388.pdf.txtd3288ec5b5b56d44a45ccc207fb72e67MD52ORIGINAL001139388.pdfTexto completoapplication/pdf380522http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238053/1/001139388.pdf145bf83f71beff931b83d0cac0f1de98MD5110183/2380532022-04-30 04:53:59.252422oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238053Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-30T07:53:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Construção colaborativa de um workshop on-line para formação de professores à luz da Teoria Sociocultural |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Collaborative construction of an online workshop for teacher education in the light of Sociocultural Theory |
title |
Construção colaborativa de um workshop on-line para formação de professores à luz da Teoria Sociocultural |
spellingShingle |
Construção colaborativa de um workshop on-line para formação de professores à luz da Teoria Sociocultural Ludovico, Francieli Motter Formação de professores Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Informática na educação |
title_short |
Construção colaborativa de um workshop on-line para formação de professores à luz da Teoria Sociocultural |
title_full |
Construção colaborativa de um workshop on-line para formação de professores à luz da Teoria Sociocultural |
title_fullStr |
Construção colaborativa de um workshop on-line para formação de professores à luz da Teoria Sociocultural |
title_full_unstemmed |
Construção colaborativa de um workshop on-line para formação de professores à luz da Teoria Sociocultural |
title_sort |
Construção colaborativa de um workshop on-line para formação de professores à luz da Teoria Sociocultural |
author |
Ludovico, Francieli Motter |
author_facet |
Ludovico, Francieli Motter Machado, Aline Dubal Nunes, Mariana Backes Weiand, Augusto Souza, Manuela da Silva Alencar de Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Aline Dubal Nunes, Mariana Backes Weiand, Augusto Souza, Manuela da Silva Alencar de Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ludovico, Francieli Motter Machado, Aline Dubal Nunes, Mariana Backes Weiand, Augusto Souza, Manuela da Silva Alencar de Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Informática na educação |
topic |
Formação de professores Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Informática na educação |
description |
Diante da pandemia da COVID-19, muitos professores tiveram que enfrentar a abrupta mudança do ensino presencial para o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Logo, utilizaram as Tecnologias de Comunicação Digital (TCD) para mediar os processos de ensino e aprendizagem. Agora, a necessidade de formação para compreender a potencialidade da TCD ficou ainda mais evidente e, mesmo com o retorno das aulas presenciais ou com o ensino híbrido, o ERE pode influenciar para que os professores continuem usando esses recursos e busquem formações para isso. Com base nessa realidade, mediados pelas TCD, foi realizada a construção colaborativa de um workshop on-line para a formação de professores da Educação Básica com o objetivo oferecer momentos que permitam a reflexão sobre uso de ferramentas digitais associado à Teoria Sociocultural (TS). Assim, foi analisado como a interação e a colaboração estavam implicadas no planejamento de tal oficina. Para isso, amparado nos princípios da TS e na técnica eduScrum, este trabalho descreve o planejamento e a construção colaborativa entre os pesquisadores de um workshop on-line voltado à formação de professores. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-29T04:42:27Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/238053 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1984-2880 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001139388 |
identifier_str_mv |
1984-2880 001139388 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/238053 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Competência : revista da educação superior do Senac-RS. Porto Alegre, RS. Vol. 14, n. 2 (dez. 2021), [6] p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238053/2/001139388.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238053/1/001139388.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d3288ec5b5b56d44a45ccc207fb72e67 145bf83f71beff931b83d0cac0f1de98 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447790178795520 |